O PROFESSOR DA ESCOLA INDÍGENA CONTEMPORÂNEA: reflexões sobre processos formativos e pesquisas no estado de Santa Catarina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4868 |
Resumo: | O presente trabalho tem como foco a Formação do Professor Indígena imbricada com as demandas contemporâneas da Educação Escolar Indígena, cuja presença nas comunidades constitui uma possibilidade para o diálogo acerca da interculturalidade, saberes diversos e práticas educativas. Nosso objetivo é tensionar a sua concretização a partir do protagonismo dos professores indígenas, colocando em pauta os processos formativos desses profissionais, referenciando os cursos de formação específicos e as pesquisas desenvolvidas nas universidades do estado de Santa Catarina, Brasil. Se hoje há o desejo e o amparo legal para construir uma escola indígena diferenciada, faz-se necessário criar mecanismos eficientes para que o Estado e a sociedade tornem isso possível. |
id |
UNOCHAPO-1_e1c37fd2041ae14ecbf0aa7b7cb95674 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4868 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O PROFESSOR DA ESCOLA INDÍGENA CONTEMPORÂNEA: reflexões sobre processos formativos e pesquisas no estado de Santa CatarinaO PROFESSOR DA ESCOLA INDÍGENA CONTEMPORÂNEA: reflexões sobre processos formativos e pesquisas no estado de Santa CatarinaProfessorEscola indígenaProcessos formativosO presente trabalho tem como foco a Formação do Professor Indígena imbricada com as demandas contemporâneas da Educação Escolar Indígena, cuja presença nas comunidades constitui uma possibilidade para o diálogo acerca da interculturalidade, saberes diversos e práticas educativas. Nosso objetivo é tensionar a sua concretização a partir do protagonismo dos professores indígenas, colocando em pauta os processos formativos desses profissionais, referenciando os cursos de formação específicos e as pesquisas desenvolvidas nas universidades do estado de Santa Catarina, Brasil. Se hoje há o desejo e o amparo legal para construir uma escola indígena diferenciada, faz-se necessário criar mecanismos eficientes para que o Estado e a sociedade tornem isso possível.O presente trabalho tem como foco a Formação do Professor Indígena imbricada com as demandas contemporâneas da Educação Escolar Indígena, cuja presença nas comunidades constitui uma possibilidade para o diálogo acerca da interculturalidade, saberes diversos e práticas educativas. Nosso objetivo é tensionar a sua concretização a partir do protagonismo dos professores indígenas, colocando em pauta os processos formativos desses profissionais, referenciando os cursos de formação específicos e as pesquisas desenvolvidas nas universidades do estado de Santa Catarina, Brasil. Se hoje há o desejo e o amparo legal para construir uma escola indígena diferenciada, faz-se necessário criar mecanismos eficientes para que o Estado e a sociedade tornem isso possível.Unochapecó2020-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/486810.22196/rp.v22i0.4868Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-19Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-191984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4868/3209Bernardi, Luci dos SantosDelizoicov, Nadir CastilhosCecco, Bruna Larissainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-29T20:52:38Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4868Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2020-07-29T20:52:38Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PROFESSOR DA ESCOLA INDÍGENA CONTEMPORÂNEA: reflexões sobre processos formativos e pesquisas no estado de Santa Catarina O PROFESSOR DA ESCOLA INDÍGENA CONTEMPORÂNEA: reflexões sobre processos formativos e pesquisas no estado de Santa Catarina |
title |
O PROFESSOR DA ESCOLA INDÍGENA CONTEMPORÂNEA: reflexões sobre processos formativos e pesquisas no estado de Santa Catarina |
spellingShingle |
O PROFESSOR DA ESCOLA INDÍGENA CONTEMPORÂNEA: reflexões sobre processos formativos e pesquisas no estado de Santa Catarina Bernardi, Luci dos Santos Professor Escola indígena Processos formativos |
title_short |
O PROFESSOR DA ESCOLA INDÍGENA CONTEMPORÂNEA: reflexões sobre processos formativos e pesquisas no estado de Santa Catarina |
title_full |
O PROFESSOR DA ESCOLA INDÍGENA CONTEMPORÂNEA: reflexões sobre processos formativos e pesquisas no estado de Santa Catarina |
title_fullStr |
O PROFESSOR DA ESCOLA INDÍGENA CONTEMPORÂNEA: reflexões sobre processos formativos e pesquisas no estado de Santa Catarina |
title_full_unstemmed |
O PROFESSOR DA ESCOLA INDÍGENA CONTEMPORÂNEA: reflexões sobre processos formativos e pesquisas no estado de Santa Catarina |
title_sort |
O PROFESSOR DA ESCOLA INDÍGENA CONTEMPORÂNEA: reflexões sobre processos formativos e pesquisas no estado de Santa Catarina |
author |
Bernardi, Luci dos Santos |
author_facet |
Bernardi, Luci dos Santos Delizoicov, Nadir Castilhos Cecco, Bruna Larissa |
author_role |
author |
author2 |
Delizoicov, Nadir Castilhos Cecco, Bruna Larissa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bernardi, Luci dos Santos Delizoicov, Nadir Castilhos Cecco, Bruna Larissa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Escola indígena Processos formativos |
topic |
Professor Escola indígena Processos formativos |
description |
O presente trabalho tem como foco a Formação do Professor Indígena imbricada com as demandas contemporâneas da Educação Escolar Indígena, cuja presença nas comunidades constitui uma possibilidade para o diálogo acerca da interculturalidade, saberes diversos e práticas educativas. Nosso objetivo é tensionar a sua concretização a partir do protagonismo dos professores indígenas, colocando em pauta os processos formativos desses profissionais, referenciando os cursos de formação específicos e as pesquisas desenvolvidas nas universidades do estado de Santa Catarina, Brasil. Se hoje há o desejo e o amparo legal para construir uma escola indígena diferenciada, faz-se necessário criar mecanismos eficientes para que o Estado e a sociedade tornem isso possível. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4868 10.22196/rp.v22i0.4868 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4868 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v22i0.4868 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4868/3209 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-19 Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-19 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320995534110720 |