EDUCAÇÃO POPULAR E FEMINISMOS: tensões, rupturas e afirmações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira de Souza, Micheli
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ribeiro, Silvana, Pereira, Thiago Ingrassia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6507
Resumo: A invisibilidade da produção científica de mulheres no campo da Educação Popular é o tema deste artigo. Compreende-se que o conhecimento popular e o acadêmico se encontram em espaços institucionais que possuem legitimidade na construção de tradições de apreensão e intervenção em realidades sociais. Dentro da tradição freireana, a palavra tem lugar político como elemento de afirmação ou opressão, sendo importante a busca pela coerência entre o discurso (falado e escrito) e a prática libertadora da Educação Popular. Nesse sentido, este trabalho realiza discussão teórica sobre feminismos a partir de texto crítico sobre a presença de mulheres no Grupo de Trabalho (GT) Educação Popular da ANPEd. Além disso, faz um exercício de estado do conhecimento dos anais do Fórum Paulo Freire do Rio Grande do Sul (2018 e 2019), objetivando problematizar a presença dos estudos de gênero e feministas nestes espaços, bem como a autoria de mulheres. Caracterizadas na fronteira entre o campo acadêmico e a militância, as pesquisas e práticas em Educação Popular parecem não fugir dos desdobramentos da sociedade patriarcal e machista, ainda que esse quadro esteja em permanente tensão nos últimos anos. O estudo realizado permite a denúncia das opressões e invisibilidades das mulheres mesmo em espaços acadêmicos de natureza progressista, assim como o anúncio da afirmação histórica do protagonismo feminino, ponto estratégico para a construção de novos saberes e sociabilidades.      
id UNOCHAPO-1_e51985bcf5a34668c07d41738b57c5f5
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6507
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO POPULAR E FEMINISMOS: tensões, rupturas e afirmaçõesEducação Popular.FeminismosInvisibilidade das mulheresA invisibilidade da produção científica de mulheres no campo da Educação Popular é o tema deste artigo. Compreende-se que o conhecimento popular e o acadêmico se encontram em espaços institucionais que possuem legitimidade na construção de tradições de apreensão e intervenção em realidades sociais. Dentro da tradição freireana, a palavra tem lugar político como elemento de afirmação ou opressão, sendo importante a busca pela coerência entre o discurso (falado e escrito) e a prática libertadora da Educação Popular. Nesse sentido, este trabalho realiza discussão teórica sobre feminismos a partir de texto crítico sobre a presença de mulheres no Grupo de Trabalho (GT) Educação Popular da ANPEd. Além disso, faz um exercício de estado do conhecimento dos anais do Fórum Paulo Freire do Rio Grande do Sul (2018 e 2019), objetivando problematizar a presença dos estudos de gênero e feministas nestes espaços, bem como a autoria de mulheres. Caracterizadas na fronteira entre o campo acadêmico e a militância, as pesquisas e práticas em Educação Popular parecem não fugir dos desdobramentos da sociedade patriarcal e machista, ainda que esse quadro esteja em permanente tensão nos últimos anos. O estudo realizado permite a denúncia das opressões e invisibilidades das mulheres mesmo em espaços acadêmicos de natureza progressista, assim como o anúncio da afirmação histórica do protagonismo feminino, ponto estratégico para a construção de novos saberes e sociabilidades.      Unochapecó2021-10-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/650710.22196/rp.v22i0.6507Revista Pedagógica; Vol. 23 (2021); 1-28Revista Pedagógica; v. 23 (2021); 1-281984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6507/3543Copyright (c) 2021 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilveira de Souza, MicheliRibeiro, SilvanaPereira, Thiago Ingrassia2021-07-28T00:53:38Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6507Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2021-07-28T00:53:38Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO POPULAR E FEMINISMOS: tensões, rupturas e afirmações
title EDUCAÇÃO POPULAR E FEMINISMOS: tensões, rupturas e afirmações
spellingShingle EDUCAÇÃO POPULAR E FEMINISMOS: tensões, rupturas e afirmações
Silveira de Souza, Micheli
Educação Popular.
Feminismos
Invisibilidade das mulheres
title_short EDUCAÇÃO POPULAR E FEMINISMOS: tensões, rupturas e afirmações
title_full EDUCAÇÃO POPULAR E FEMINISMOS: tensões, rupturas e afirmações
title_fullStr EDUCAÇÃO POPULAR E FEMINISMOS: tensões, rupturas e afirmações
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO POPULAR E FEMINISMOS: tensões, rupturas e afirmações
title_sort EDUCAÇÃO POPULAR E FEMINISMOS: tensões, rupturas e afirmações
author Silveira de Souza, Micheli
author_facet Silveira de Souza, Micheli
Ribeiro, Silvana
Pereira, Thiago Ingrassia
author_role author
author2 Ribeiro, Silvana
Pereira, Thiago Ingrassia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira de Souza, Micheli
Ribeiro, Silvana
Pereira, Thiago Ingrassia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Popular.
Feminismos
Invisibilidade das mulheres
topic Educação Popular.
Feminismos
Invisibilidade das mulheres
description A invisibilidade da produção científica de mulheres no campo da Educação Popular é o tema deste artigo. Compreende-se que o conhecimento popular e o acadêmico se encontram em espaços institucionais que possuem legitimidade na construção de tradições de apreensão e intervenção em realidades sociais. Dentro da tradição freireana, a palavra tem lugar político como elemento de afirmação ou opressão, sendo importante a busca pela coerência entre o discurso (falado e escrito) e a prática libertadora da Educação Popular. Nesse sentido, este trabalho realiza discussão teórica sobre feminismos a partir de texto crítico sobre a presença de mulheres no Grupo de Trabalho (GT) Educação Popular da ANPEd. Além disso, faz um exercício de estado do conhecimento dos anais do Fórum Paulo Freire do Rio Grande do Sul (2018 e 2019), objetivando problematizar a presença dos estudos de gênero e feministas nestes espaços, bem como a autoria de mulheres. Caracterizadas na fronteira entre o campo acadêmico e a militância, as pesquisas e práticas em Educação Popular parecem não fugir dos desdobramentos da sociedade patriarcal e machista, ainda que esse quadro esteja em permanente tensão nos últimos anos. O estudo realizado permite a denúncia das opressões e invisibilidades das mulheres mesmo em espaços acadêmicos de natureza progressista, assim como o anúncio da afirmação histórica do protagonismo feminino, ponto estratégico para a construção de novos saberes e sociabilidades.      
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6507
10.22196/rp.v22i0.6507
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6507
identifier_str_mv 10.22196/rp.v22i0.6507
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6507/3543
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 23 (2021); 1-28
Revista Pedagógica; v. 23 (2021); 1-28
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320996167450624