O empreendedorismo social como bem público

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Manuel Belo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Grifos (Chapecó. Online)
Texto Completo: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/3950
Resumo: Nesta comunicação, aborda-se o empreendedorismo social como uma forma de levar à prática funções empresariais econômica e socialmente necessárias que, pela sua natureza, são incapazes de atrair o empreendedorismo capitalista. Entende-se o empreendedorismo social como o empreendedorismo que é levado a cabo pelas instituições da economia social. Assim, o empreendedorismo social surge como oportunidade única de levar a cabo funções empresariais econômica e socialmente consideradas como necessárias, cabendo, portanto, em um conceito alargado de bem público. Isto é, o exercício dessas funções empresariais necessárias passa obrigatoriamente pela ação de instituições capazes de pôr em prática uma forma de empreendedorismo, necessariamente inovador, voltado para o bem-estar sócio econômico, que o empresário individual capitalista não está em condições de realizar. A partir deste pano de fundo conceitual procura-se, através de exemplos concretos, ilustrar como uma abordagem desse tipo pode ser interessante para o desenvolvimento econômico em geral e até vital para a dinamização econômica e social das zonas mais desfavorecidas onde a anomia empresarial é mais evidente.
id UNOCHAPO-2_219146b1580bc27483867988802e63b9
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3950
network_acronym_str UNOCHAPO-2
network_name_str Grifos (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling O empreendedorismo social como bem públicoEducação não formalaprendizagemeducador socialNesta comunicação, aborda-se o empreendedorismo social como uma forma de levar à prática funções empresariais econômica e socialmente necessárias que, pela sua natureza, são incapazes de atrair o empreendedorismo capitalista. Entende-se o empreendedorismo social como o empreendedorismo que é levado a cabo pelas instituições da economia social. Assim, o empreendedorismo social surge como oportunidade única de levar a cabo funções empresariais econômica e socialmente consideradas como necessárias, cabendo, portanto, em um conceito alargado de bem público. Isto é, o exercício dessas funções empresariais necessárias passa obrigatoriamente pela ação de instituições capazes de pôr em prática uma forma de empreendedorismo, necessariamente inovador, voltado para o bem-estar sócio econômico, que o empresário individual capitalista não está em condições de realizar. A partir deste pano de fundo conceitual procura-se, através de exemplos concretos, ilustrar como uma abordagem desse tipo pode ser interessante para o desenvolvimento econômico em geral e até vital para a dinamização econômica e social das zonas mais desfavorecidas onde a anomia empresarial é mais evidente.Unochapecó2017-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/395010.22295/grifos.v26i42.3950Revista Grifos; v. 26 n. 42 (2017): Temática Livre; 110-1292175-015710.22295/grifos.v26i42reponame:Grifos (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttp://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/3950/2263Copyright (c) 2017 Revista Grifosinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Manuel Belo2017-09-18T22:55:15Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3950Revistahttp://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/indexPUBhttp://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/oaij.fossa@unochapeco.edu.br||rosana@unochapeco.edu.br||2175-01571414-0268opendoar:2017-09-18T22:55:15Grifos (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv O empreendedorismo social como bem público
title O empreendedorismo social como bem público
spellingShingle O empreendedorismo social como bem público
Moreira, Manuel Belo
Educação não formal
aprendizagem
educador social
title_short O empreendedorismo social como bem público
title_full O empreendedorismo social como bem público
title_fullStr O empreendedorismo social como bem público
title_full_unstemmed O empreendedorismo social como bem público
title_sort O empreendedorismo social como bem público
author Moreira, Manuel Belo
author_facet Moreira, Manuel Belo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Manuel Belo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação não formal
aprendizagem
educador social
topic Educação não formal
aprendizagem
educador social
description Nesta comunicação, aborda-se o empreendedorismo social como uma forma de levar à prática funções empresariais econômica e socialmente necessárias que, pela sua natureza, são incapazes de atrair o empreendedorismo capitalista. Entende-se o empreendedorismo social como o empreendedorismo que é levado a cabo pelas instituições da economia social. Assim, o empreendedorismo social surge como oportunidade única de levar a cabo funções empresariais econômica e socialmente consideradas como necessárias, cabendo, portanto, em um conceito alargado de bem público. Isto é, o exercício dessas funções empresariais necessárias passa obrigatoriamente pela ação de instituições capazes de pôr em prática uma forma de empreendedorismo, necessariamente inovador, voltado para o bem-estar sócio econômico, que o empresário individual capitalista não está em condições de realizar. A partir deste pano de fundo conceitual procura-se, através de exemplos concretos, ilustrar como uma abordagem desse tipo pode ser interessante para o desenvolvimento econômico em geral e até vital para a dinamização econômica e social das zonas mais desfavorecidas onde a anomia empresarial é mais evidente.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/3950
10.22295/grifos.v26i42.3950
url http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/3950
identifier_str_mv 10.22295/grifos.v26i42.3950
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/3950/2263
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Grifos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Grifos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Grifos; v. 26 n. 42 (2017): Temática Livre; 110-129
2175-0157
10.22295/grifos.v26i42
reponame:Grifos (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Grifos (Chapecó. Online)
collection Grifos (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Grifos (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv j.fossa@unochapeco.edu.br||rosana@unochapeco.edu.br||
_version_ 1797067367379894272