ESTUDO DA CADEIA PRODUTIVA DO VINHO EM SANTA CATARINA: CARACTERÍSTICAS E ESTÁGIO ATUAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Vilmar Nogueira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Evidência - Ciência e Biotecnologia - Interdisciplinar
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/evidencia/article/view/2472
Resumo: O presente artigo teve como objetivo estudar a cadeia produtiva do vinho em Santa Catarina, mostrando suas principais características e estágio atual de desenvolvimento. O trabalho foi realizado com base num estudo descritivo e exploratório, com ênfase à análise qualitativa. Os resultados mostram que a produção de uva e vinho do Estado pode ser classificada em três regiões produtoras, Tradicional, Nova e Super Nova. Revelam que tanto o segmento de produção de uva como o de industrialização (vinificação) é composto por um conjunto de empreendimentos de pequeno e médio porte espalhados por todas as regiões produtoras do Estado, e que as cantinas mais estruturadas dispõem de tecnologia de última geração, enquanto que as demais ainda fazem uso de processos tradicionais de produção. O estudo mostra ainda que o segmento varejista é composto por uma rede de estabelecimentos comerciais que abrange desde bares, mercearias, restaurantes e lanchonetes até grandes redes de super e hipermercados. Mostra também que o consumo estadual per capita de vinho é considerado baixo quando comparado com países produtores tradicionais, 1,7 litros/hab./ano. Por fim, conclui que a cadeia produtiva do vinho no Estado vem evoluindo em todos os segmentos, principalmente no que se refere às técnicas de produção de uva e vinho e à comercialização.
id UNOESC-2_d7ed270f9820b059d5df3c37e19bd931
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/2472
network_acronym_str UNOESC-2
network_name_str Evidência - Ciência e Biotecnologia - Interdisciplinar
repository_id_str
spelling ESTUDO DA CADEIA PRODUTIVA DO VINHO EM SANTA CATARINA: CARACTERÍSTICAS E ESTÁGIO ATUAL O presente artigo teve como objetivo estudar a cadeia produtiva do vinho em Santa Catarina, mostrando suas principais características e estágio atual de desenvolvimento. O trabalho foi realizado com base num estudo descritivo e exploratório, com ênfase à análise qualitativa. Os resultados mostram que a produção de uva e vinho do Estado pode ser classificada em três regiões produtoras, Tradicional, Nova e Super Nova. Revelam que tanto o segmento de produção de uva como o de industrialização (vinificação) é composto por um conjunto de empreendimentos de pequeno e médio porte espalhados por todas as regiões produtoras do Estado, e que as cantinas mais estruturadas dispõem de tecnologia de última geração, enquanto que as demais ainda fazem uso de processos tradicionais de produção. O estudo mostra ainda que o segmento varejista é composto por uma rede de estabelecimentos comerciais que abrange desde bares, mercearias, restaurantes e lanchonetes até grandes redes de super e hipermercados. Mostra também que o consumo estadual per capita de vinho é considerado baixo quando comparado com países produtores tradicionais, 1,7 litros/hab./ano. Por fim, conclui que a cadeia produtiva do vinho no Estado vem evoluindo em todos os segmentos, principalmente no que se refere às técnicas de produção de uva e vinho e à comercialização. Universidade do Oeste de Santa Catarina2013-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/evidencia/article/view/2472Evidence; Vol. 13 No. 1 (2013): Interdisciplinar - Biotecnologia e Alimentos; 41-56Evidência; v. 13 n. 1 (2013): Interdisciplinar - Biotecnologia e Alimentos; 41-562236-60591519-5287reponame:Evidência - Ciência e Biotecnologia - Interdisciplinarinstname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/evidencia/article/view/2472/pdfDuarte, Vilmar Nogueirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-16T21:31:33Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/2472Revistahttp://editora.unoesc.edu.br/index.php/evidenciaPUBhttp://editora.unoesc.edu.br/index.php/evidencia/oaieditora@unoesc.edu.br||evidencia@unoesc.edu.br||jane.gelinski@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2236-60591519-5287opendoar:2020-10-16T21:31:33Evidência - Ciência e Biotecnologia - Interdisciplinar - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDO DA CADEIA PRODUTIVA DO VINHO EM SANTA CATARINA: CARACTERÍSTICAS E ESTÁGIO ATUAL
title ESTUDO DA CADEIA PRODUTIVA DO VINHO EM SANTA CATARINA: CARACTERÍSTICAS E ESTÁGIO ATUAL
spellingShingle ESTUDO DA CADEIA PRODUTIVA DO VINHO EM SANTA CATARINA: CARACTERÍSTICAS E ESTÁGIO ATUAL
Duarte, Vilmar Nogueira
title_short ESTUDO DA CADEIA PRODUTIVA DO VINHO EM SANTA CATARINA: CARACTERÍSTICAS E ESTÁGIO ATUAL
title_full ESTUDO DA CADEIA PRODUTIVA DO VINHO EM SANTA CATARINA: CARACTERÍSTICAS E ESTÁGIO ATUAL
title_fullStr ESTUDO DA CADEIA PRODUTIVA DO VINHO EM SANTA CATARINA: CARACTERÍSTICAS E ESTÁGIO ATUAL
title_full_unstemmed ESTUDO DA CADEIA PRODUTIVA DO VINHO EM SANTA CATARINA: CARACTERÍSTICAS E ESTÁGIO ATUAL
title_sort ESTUDO DA CADEIA PRODUTIVA DO VINHO EM SANTA CATARINA: CARACTERÍSTICAS E ESTÁGIO ATUAL
author Duarte, Vilmar Nogueira
author_facet Duarte, Vilmar Nogueira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Vilmar Nogueira
description O presente artigo teve como objetivo estudar a cadeia produtiva do vinho em Santa Catarina, mostrando suas principais características e estágio atual de desenvolvimento. O trabalho foi realizado com base num estudo descritivo e exploratório, com ênfase à análise qualitativa. Os resultados mostram que a produção de uva e vinho do Estado pode ser classificada em três regiões produtoras, Tradicional, Nova e Super Nova. Revelam que tanto o segmento de produção de uva como o de industrialização (vinificação) é composto por um conjunto de empreendimentos de pequeno e médio porte espalhados por todas as regiões produtoras do Estado, e que as cantinas mais estruturadas dispõem de tecnologia de última geração, enquanto que as demais ainda fazem uso de processos tradicionais de produção. O estudo mostra ainda que o segmento varejista é composto por uma rede de estabelecimentos comerciais que abrange desde bares, mercearias, restaurantes e lanchonetes até grandes redes de super e hipermercados. Mostra também que o consumo estadual per capita de vinho é considerado baixo quando comparado com países produtores tradicionais, 1,7 litros/hab./ano. Por fim, conclui que a cadeia produtiva do vinho no Estado vem evoluindo em todos os segmentos, principalmente no que se refere às técnicas de produção de uva e vinho e à comercialização.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/evidencia/article/view/2472
url https://periodicos.unoesc.edu.br/evidencia/article/view/2472
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/evidencia/article/view/2472/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Evidence; Vol. 13 No. 1 (2013): Interdisciplinar - Biotecnologia e Alimentos; 41-56
Evidência; v. 13 n. 1 (2013): Interdisciplinar - Biotecnologia e Alimentos; 41-56
2236-6059
1519-5287
reponame:Evidência - Ciência e Biotecnologia - Interdisciplinar
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str Evidência - Ciência e Biotecnologia - Interdisciplinar
collection Evidência - Ciência e Biotecnologia - Interdisciplinar
repository.name.fl_str_mv Evidência - Ciência e Biotecnologia - Interdisciplinar - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv editora@unoesc.edu.br||evidencia@unoesc.edu.br||jane.gelinski@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br
_version_ 1800221116142190593