PROFESSORES E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR: TENDÊNCIAS DE USO E IMPLICAÇÕES PARA A SUBJETIVIDADE DE PROFESSORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cecílio, Sálua
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Araújo, Denise Olivieira Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Roteiro (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2517
Resumo: Resumo: Este artigo trata do trabalho de professores universitários no contexto da vida digital. O objetivo é compreender como as tecnologias digitais são entendidas e apropriadas pelos docentes em seu trabalho e o que disso decorre para o delineamento de sua subjetividade. De abordagem qualitativa, a investigação se baseou em entrevistas com professores do Ensino Superior em Uberaba, MG. O material foi analisado segundo orientações da Análise Temática de Conteúdo. As tecnologias digitais são utilizadas como ferramenta e não se mostram indispensáveis para o desenvolvimento das atividades docentes. Em razão do uso delas, a secundarização do professor no processo ensino-aprendizagem é temida por alguns. Os docentes demonstraram ter compreensões próprias sobre a influência das tecnologias digitais em suas vidas. Mas, apesar de a internet e o computador estarem presentes no cotidiano da maioria dos professores, sua apropriação pedagógica ainda é insuficiente.Palavras-chave: Subjetividade. Tecnologia. Professores. Trabalho docente.
id UNOESC-3_01d00106eb8502970ee65285151627a5
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/2517
network_acronym_str UNOESC-3
network_name_str Roteiro (Joaçaba. Online)
repository_id_str
spelling PROFESSORES E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR: TENDÊNCIAS DE USO E IMPLICAÇÕES PARA A SUBJETIVIDADE DE PROFESSORESResumo: Este artigo trata do trabalho de professores universitários no contexto da vida digital. O objetivo é compreender como as tecnologias digitais são entendidas e apropriadas pelos docentes em seu trabalho e o que disso decorre para o delineamento de sua subjetividade. De abordagem qualitativa, a investigação se baseou em entrevistas com professores do Ensino Superior em Uberaba, MG. O material foi analisado segundo orientações da Análise Temática de Conteúdo. As tecnologias digitais são utilizadas como ferramenta e não se mostram indispensáveis para o desenvolvimento das atividades docentes. Em razão do uso delas, a secundarização do professor no processo ensino-aprendizagem é temida por alguns. Os docentes demonstraram ter compreensões próprias sobre a influência das tecnologias digitais em suas vidas. Mas, apesar de a internet e o computador estarem presentes no cotidiano da maioria dos professores, sua apropriação pedagógica ainda é insuficiente.Palavras-chave: Subjetividade. Tecnologia. Professores. Trabalho docente.Universidade do Oeste de Santa Catarina2013-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2517Roteiro; Vol. 38 No. 2 (2013): ROTEIRO; 337-364Roteiro; Vol. 38 Núm. 2 (2013): ROTEIRO; 337-364Roteiro; Vol. 38 No. 2 (2013): ROTEIRO; 337-364Roteiro; v. 38 n. 2 (2013): ROTEIRO; 337-364Roteiro; Vol. 38 N.º 2 (2013): ROTEIRO; 337-3642177-60590104-4311reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2517/pdf_9Cecílio, SáluaAraújo, Denise Olivieira Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-28T20:10:46Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/2517Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-02-28T20:10:46Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv PROFESSORES E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR: TENDÊNCIAS DE USO E IMPLICAÇÕES PARA A SUBJETIVIDADE DE PROFESSORES
title PROFESSORES E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR: TENDÊNCIAS DE USO E IMPLICAÇÕES PARA A SUBJETIVIDADE DE PROFESSORES
spellingShingle PROFESSORES E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR: TENDÊNCIAS DE USO E IMPLICAÇÕES PARA A SUBJETIVIDADE DE PROFESSORES
Cecílio, Sálua
title_short PROFESSORES E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR: TENDÊNCIAS DE USO E IMPLICAÇÕES PARA A SUBJETIVIDADE DE PROFESSORES
title_full PROFESSORES E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR: TENDÊNCIAS DE USO E IMPLICAÇÕES PARA A SUBJETIVIDADE DE PROFESSORES
title_fullStr PROFESSORES E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR: TENDÊNCIAS DE USO E IMPLICAÇÕES PARA A SUBJETIVIDADE DE PROFESSORES
title_full_unstemmed PROFESSORES E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR: TENDÊNCIAS DE USO E IMPLICAÇÕES PARA A SUBJETIVIDADE DE PROFESSORES
title_sort PROFESSORES E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR: TENDÊNCIAS DE USO E IMPLICAÇÕES PARA A SUBJETIVIDADE DE PROFESSORES
author Cecílio, Sálua
author_facet Cecílio, Sálua
Araújo, Denise Olivieira Silva
author_role author
author2 Araújo, Denise Olivieira Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cecílio, Sálua
Araújo, Denise Olivieira Silva
description Resumo: Este artigo trata do trabalho de professores universitários no contexto da vida digital. O objetivo é compreender como as tecnologias digitais são entendidas e apropriadas pelos docentes em seu trabalho e o que disso decorre para o delineamento de sua subjetividade. De abordagem qualitativa, a investigação se baseou em entrevistas com professores do Ensino Superior em Uberaba, MG. O material foi analisado segundo orientações da Análise Temática de Conteúdo. As tecnologias digitais são utilizadas como ferramenta e não se mostram indispensáveis para o desenvolvimento das atividades docentes. Em razão do uso delas, a secundarização do professor no processo ensino-aprendizagem é temida por alguns. Os docentes demonstraram ter compreensões próprias sobre a influência das tecnologias digitais em suas vidas. Mas, apesar de a internet e o computador estarem presentes no cotidiano da maioria dos professores, sua apropriação pedagógica ainda é insuficiente.Palavras-chave: Subjetividade. Tecnologia. Professores. Trabalho docente.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2517
url https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2517
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2517/pdf_9
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Roteiro; Vol. 38 No. 2 (2013): ROTEIRO; 337-364
Roteiro; Vol. 38 Núm. 2 (2013): ROTEIRO; 337-364
Roteiro; Vol. 38 No. 2 (2013): ROTEIRO; 337-364
Roteiro; v. 38 n. 2 (2013): ROTEIRO; 337-364
Roteiro; Vol. 38 N.º 2 (2013): ROTEIRO; 337-364
2177-6059
0104-4311
reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str Roteiro (Joaçaba. Online)
collection Roteiro (Joaçaba. Online)
repository.name.fl_str_mv Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br
_version_ 1800220529337040897