PROFESSORES E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR: TENDÊNCIAS DE USO E IMPLICAÇÕES PARA A SUBJETIVIDADE DE PROFESSORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Roteiro (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2517 |
Resumo: | Resumo: Este artigo trata do trabalho de professores universitários no contexto da vida digital. O objetivo é compreender como as tecnologias digitais são entendidas e apropriadas pelos docentes em seu trabalho e o que disso decorre para o delineamento de sua subjetividade. De abordagem qualitativa, a investigação se baseou em entrevistas com professores do Ensino Superior em Uberaba, MG. O material foi analisado segundo orientações da Análise Temática de Conteúdo. As tecnologias digitais são utilizadas como ferramenta e não se mostram indispensáveis para o desenvolvimento das atividades docentes. Em razão do uso delas, a secundarização do professor no processo ensino-aprendizagem é temida por alguns. Os docentes demonstraram ter compreensões próprias sobre a influência das tecnologias digitais em suas vidas. Mas, apesar de a internet e o computador estarem presentes no cotidiano da maioria dos professores, sua apropriação pedagógica ainda é insuficiente.Palavras-chave: Subjetividade. Tecnologia. Professores. Trabalho docente. |
id |
UNOESC-3_01d00106eb8502970ee65285151627a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/2517 |
network_acronym_str |
UNOESC-3 |
network_name_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PROFESSORES E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR: TENDÊNCIAS DE USO E IMPLICAÇÕES PARA A SUBJETIVIDADE DE PROFESSORESResumo: Este artigo trata do trabalho de professores universitários no contexto da vida digital. O objetivo é compreender como as tecnologias digitais são entendidas e apropriadas pelos docentes em seu trabalho e o que disso decorre para o delineamento de sua subjetividade. De abordagem qualitativa, a investigação se baseou em entrevistas com professores do Ensino Superior em Uberaba, MG. O material foi analisado segundo orientações da Análise Temática de Conteúdo. As tecnologias digitais são utilizadas como ferramenta e não se mostram indispensáveis para o desenvolvimento das atividades docentes. Em razão do uso delas, a secundarização do professor no processo ensino-aprendizagem é temida por alguns. Os docentes demonstraram ter compreensões próprias sobre a influência das tecnologias digitais em suas vidas. Mas, apesar de a internet e o computador estarem presentes no cotidiano da maioria dos professores, sua apropriação pedagógica ainda é insuficiente.Palavras-chave: Subjetividade. Tecnologia. Professores. Trabalho docente.Universidade do Oeste de Santa Catarina2013-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2517Roteiro; Vol. 38 No. 2 (2013): ROTEIRO; 337-364Roteiro; Vol. 38 Núm. 2 (2013): ROTEIRO; 337-364Roteiro; Vol. 38 No. 2 (2013): ROTEIRO; 337-364Roteiro; v. 38 n. 2 (2013): ROTEIRO; 337-364Roteiro; Vol. 38 N.º 2 (2013): ROTEIRO; 337-3642177-60590104-4311reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2517/pdf_9Cecílio, SáluaAraújo, Denise Olivieira Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-28T20:10:46Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/2517Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-02-28T20:10:46Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROFESSORES E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR: TENDÊNCIAS DE USO E IMPLICAÇÕES PARA A SUBJETIVIDADE DE PROFESSORES |
title |
PROFESSORES E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR: TENDÊNCIAS DE USO E IMPLICAÇÕES PARA A SUBJETIVIDADE DE PROFESSORES |
spellingShingle |
PROFESSORES E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR: TENDÊNCIAS DE USO E IMPLICAÇÕES PARA A SUBJETIVIDADE DE PROFESSORES Cecílio, Sálua |
title_short |
PROFESSORES E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR: TENDÊNCIAS DE USO E IMPLICAÇÕES PARA A SUBJETIVIDADE DE PROFESSORES |
title_full |
PROFESSORES E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR: TENDÊNCIAS DE USO E IMPLICAÇÕES PARA A SUBJETIVIDADE DE PROFESSORES |
title_fullStr |
PROFESSORES E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR: TENDÊNCIAS DE USO E IMPLICAÇÕES PARA A SUBJETIVIDADE DE PROFESSORES |
title_full_unstemmed |
PROFESSORES E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR: TENDÊNCIAS DE USO E IMPLICAÇÕES PARA A SUBJETIVIDADE DE PROFESSORES |
title_sort |
PROFESSORES E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR: TENDÊNCIAS DE USO E IMPLICAÇÕES PARA A SUBJETIVIDADE DE PROFESSORES |
author |
Cecílio, Sálua |
author_facet |
Cecílio, Sálua Araújo, Denise Olivieira Silva |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Denise Olivieira Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cecílio, Sálua Araújo, Denise Olivieira Silva |
description |
Resumo: Este artigo trata do trabalho de professores universitários no contexto da vida digital. O objetivo é compreender como as tecnologias digitais são entendidas e apropriadas pelos docentes em seu trabalho e o que disso decorre para o delineamento de sua subjetividade. De abordagem qualitativa, a investigação se baseou em entrevistas com professores do Ensino Superior em Uberaba, MG. O material foi analisado segundo orientações da Análise Temática de Conteúdo. As tecnologias digitais são utilizadas como ferramenta e não se mostram indispensáveis para o desenvolvimento das atividades docentes. Em razão do uso delas, a secundarização do professor no processo ensino-aprendizagem é temida por alguns. Os docentes demonstraram ter compreensões próprias sobre a influência das tecnologias digitais em suas vidas. Mas, apesar de a internet e o computador estarem presentes no cotidiano da maioria dos professores, sua apropriação pedagógica ainda é insuficiente.Palavras-chave: Subjetividade. Tecnologia. Professores. Trabalho docente. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2517 |
url |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2517 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2517/pdf_9 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Roteiro; Vol. 38 No. 2 (2013): ROTEIRO; 337-364 Roteiro; Vol. 38 Núm. 2 (2013): ROTEIRO; 337-364 Roteiro; Vol. 38 No. 2 (2013): ROTEIRO; 337-364 Roteiro; v. 38 n. 2 (2013): ROTEIRO; 337-364 Roteiro; Vol. 38 N.º 2 (2013): ROTEIRO; 337-364 2177-6059 0104-4311 reponame:Roteiro (Joaçaba. Online) instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) instacron:UNOESC |
instname_str |
Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
instacron_str |
UNOESC |
institution |
UNOESC |
reponame_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
collection |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br |
_version_ |
1800220529337040897 |