FORMAÇÃO NA LICENCIATURA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Roteiro (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6493 |
Resumo: | As representações sociais de formação na licenciatura construídas por estudantes de uma instituição pública federal são o objeto de discussão deste artigo, resulta de uma pesquisa qualitativa desenvolvida com estudantes de cursos de licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife. Realizamos dois grupos focais, dos quais participaram estudantes das áreas de Ciências Humanas, Exatas e Saúde. Os resultados apontaram representações sociais centradas em alguns pontos, a saber: descoberta do aluno como sujeito de saber e lugar da aprendizagem técnica ou transposição do conteúdo específico, instrumentalização do docente. Admitimos que as representações sociais evidenciadas neste artigo possam contribuir para se (re)pensar o processo formativo dos futuros professores da educação básica.Palavras-chave: Representações sociais. Estudantes. Licenciaturas. |
id |
UNOESC-3_3c77b25609476b13f1f6fe84f89e8500 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/6493 |
network_acronym_str |
UNOESC-3 |
network_name_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO NA LICENCIATURA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTESAs representações sociais de formação na licenciatura construídas por estudantes de uma instituição pública federal são o objeto de discussão deste artigo, resulta de uma pesquisa qualitativa desenvolvida com estudantes de cursos de licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife. Realizamos dois grupos focais, dos quais participaram estudantes das áreas de Ciências Humanas, Exatas e Saúde. Os resultados apontaram representações sociais centradas em alguns pontos, a saber: descoberta do aluno como sujeito de saber e lugar da aprendizagem técnica ou transposição do conteúdo específico, instrumentalização do docente. Admitimos que as representações sociais evidenciadas neste artigo possam contribuir para se (re)pensar o processo formativo dos futuros professores da educação básica.Palavras-chave: Representações sociais. Estudantes. Licenciaturas. Universidade do Oeste de Santa Catarina2015-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/649310.18593/r.v40i1.6493Roteiro; Vol. 40 No. 1 (2015): Roteiro; 51-78Roteiro; Vol. 40 Núm. 1 (2015): Roteiro; 51-78Roteiro; Vol. 40 No. 1 (2015): Roteiro; 51-78Roteiro; v. 40 n. 1 (2015): Roteiro; 51-78Roteiro; Vol. 40 N.º 1 (2015): Roteiro; 51-782177-60590104-431110.18593/r.v40i1reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6493/3873https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6493/13838Machado, Laeda BezerraCordeiro Gomes, Vivianeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-20T20:18:04Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/6493Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-11-20T20:18:04Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO NA LICENCIATURA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES |
title |
FORMAÇÃO NA LICENCIATURA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES |
spellingShingle |
FORMAÇÃO NA LICENCIATURA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES Machado, Laeda Bezerra |
title_short |
FORMAÇÃO NA LICENCIATURA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES |
title_full |
FORMAÇÃO NA LICENCIATURA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES |
title_fullStr |
FORMAÇÃO NA LICENCIATURA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO NA LICENCIATURA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES |
title_sort |
FORMAÇÃO NA LICENCIATURA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES |
author |
Machado, Laeda Bezerra |
author_facet |
Machado, Laeda Bezerra Cordeiro Gomes, Viviane |
author_role |
author |
author2 |
Cordeiro Gomes, Viviane |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Laeda Bezerra Cordeiro Gomes, Viviane |
description |
As representações sociais de formação na licenciatura construídas por estudantes de uma instituição pública federal são o objeto de discussão deste artigo, resulta de uma pesquisa qualitativa desenvolvida com estudantes de cursos de licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife. Realizamos dois grupos focais, dos quais participaram estudantes das áreas de Ciências Humanas, Exatas e Saúde. Os resultados apontaram representações sociais centradas em alguns pontos, a saber: descoberta do aluno como sujeito de saber e lugar da aprendizagem técnica ou transposição do conteúdo específico, instrumentalização do docente. Admitimos que as representações sociais evidenciadas neste artigo possam contribuir para se (re)pensar o processo formativo dos futuros professores da educação básica.Palavras-chave: Representações sociais. Estudantes. Licenciaturas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6493 10.18593/r.v40i1.6493 |
url |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6493 |
identifier_str_mv |
10.18593/r.v40i1.6493 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6493/3873 https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6493/13838 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Roteiro; Vol. 40 No. 1 (2015): Roteiro; 51-78 Roteiro; Vol. 40 Núm. 1 (2015): Roteiro; 51-78 Roteiro; Vol. 40 No. 1 (2015): Roteiro; 51-78 Roteiro; v. 40 n. 1 (2015): Roteiro; 51-78 Roteiro; Vol. 40 N.º 1 (2015): Roteiro; 51-78 2177-6059 0104-4311 10.18593/r.v40i1 reponame:Roteiro (Joaçaba. Online) instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) instacron:UNOESC |
instname_str |
Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
instacron_str |
UNOESC |
institution |
UNOESC |
reponame_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
collection |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br |
_version_ |
1800220529677828096 |