História recente da formação de professores no Brasil: algumas ações instrumentais e estratégicas da política educacional
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Roteiro (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/658 |
Resumo: | O presente artigo analisa a legislação brasileira que fornece a base legal das políticas de formação de professores a partir da teoria do mundo sistêmico de Habermas. Demonstra como essa legislação é fruto de tramas, interesses e acordos normativos, e como se encontra permeada de contradições. Assim, é possível inferir como os diferentes cursos de licenciatura buscam colocar em prática tal legislação. Por outro lado, há de se ter a consciência de que, para transformar esses dispositivos legais em metas para alcançar fins concretos, faz-se necessário imbuir os currículos e programas dos diferentes cursos de formação dos próprios dispositivos legais.Palavras-chave: Política de formação de educadores. Políticas públicas. Mundo sistêmico. |
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História recente da formação de professores no Brasil: algumas ações instrumentais e estratégicas da política educacionalO presente artigo analisa a legislação brasileira que fornece a base legal das políticas de formação de professores a partir da teoria do mundo sistêmico de Habermas. Demonstra como essa legislação é fruto de tramas, interesses e acordos normativos, e como se encontra permeada de contradições. Assim, é possível inferir como os diferentes cursos de licenciatura buscam colocar em prática tal legislação. Por outro lado, há de se ter a consciência de que, para transformar esses dispositivos legais em metas para alcançar fins concretos, faz-se necessário imbuir os currículos e programas dos diferentes cursos de formação dos próprios dispositivos legais.Palavras-chave: Política de formação de educadores. Políticas públicas. Mundo sistêmico.Universidade do Oeste de Santa Catarina2011-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/658Roteiro; Vol. 36 No. 1 (2011): Roteiro; 147-166Roteiro; Vol. 36 Núm. 1 (2011): Roteiro; 147-166Roteiro; Vol. 36 No. 1 (2011): Roteiro; 147-166Roteiro; v. 36 n. 1 (2011): Roteiro; 147-166Roteiro; Vol. 36 N.º 1 (2011): Roteiro; 147-1662177-60590104-4311reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/658/pdf_121Orth, Miguel AlfredoPauly, Evaldo Luisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-28T20:16:10Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/658Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-02-28T20:16:10Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
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