História recente da formação de professores no Brasil: algumas ações instrumentais e estratégicas da política educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Orth, Miguel Alfredo
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Pauly, Evaldo Luis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Roteiro (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/658
Resumo: O presente artigo analisa a legislação brasileira que fornece a base legal das políticas de formação de professores a partir da teoria do mundo sistêmico de Habermas. Demonstra como essa legislação é fruto de tramas, interesses e acordos normativos, e como se encontra permeada de contradições. Assim, é possível inferir como os diferentes cursos de licenciatura buscam colocar em prática tal legislação. Por outro lado, há de se ter a consciência de que, para transformar esses dispositivos legais em metas para alcançar fins concretos, faz-se necessário imbuir os currículos e programas dos diferentes cursos de formação dos próprios dispositivos legais.Palavras-chave: Política de formação de educadores. Políticas públicas. Mundo sistêmico.
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