A excelência escolar na escola pública portuguesa: actores, experiências e transições
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Roteiro (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/925 |
Resumo: | Integrada em um trabalho de investigação mais vasto sobre as dimensões culturais e simbólicas das organizações educativas, este artigo pretende explorar algumas vertentes da excelência escolar, tomando o sucesso académico como um indicador de partida. A partir de um estudo de caso em curso em uma escola secundária do norte de Portugal, caracteriza-se, num primeiro momento, o universo dos estudantes que nos últimos sete anos têm figurado no quadro de excelência desta escola, cuja média dos resultados escolares se tem situado em valores iguais ou superiores a 18 valores, em uma escala de 0 a 20 valores. Após a caracterização do perfil sociográfico de cerca de 350 “alunos excelentes”, a abordagem evolui para a análise das trajectórias escolares por via da localização destes estudantes no par instituição/curso do ensino superior. Por fim, dá-se conta dos resultados obtidos pela administração de um inquérito por questionário ao universo dos alunos laureados desde o ano lectivo de 2003-2004, com o propósito de explorar o percurso e a experiência de excelência escolar, construída na escola e para além dela, mobilizando para o efeito o capital teórico da sociologia da educação e os contributos das abordagens culturais da escola.Palavras-chave: Excelência académica. Percurso escolar. Cultura escolar. Educação não formal. |
id |
UNOESC-3_56026ef267522b226c1b0e8336d17394 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/925 |
network_acronym_str |
UNOESC-3 |
network_name_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A excelência escolar na escola pública portuguesa: actores, experiências e transiçõesIntegrada em um trabalho de investigação mais vasto sobre as dimensões culturais e simbólicas das organizações educativas, este artigo pretende explorar algumas vertentes da excelência escolar, tomando o sucesso académico como um indicador de partida. A partir de um estudo de caso em curso em uma escola secundária do norte de Portugal, caracteriza-se, num primeiro momento, o universo dos estudantes que nos últimos sete anos têm figurado no quadro de excelência desta escola, cuja média dos resultados escolares se tem situado em valores iguais ou superiores a 18 valores, em uma escala de 0 a 20 valores. Após a caracterização do perfil sociográfico de cerca de 350 “alunos excelentes”, a abordagem evolui para a análise das trajectórias escolares por via da localização destes estudantes no par instituição/curso do ensino superior. Por fim, dá-se conta dos resultados obtidos pela administração de um inquérito por questionário ao universo dos alunos laureados desde o ano lectivo de 2003-2004, com o propósito de explorar o percurso e a experiência de excelência escolar, construída na escola e para além dela, mobilizando para o efeito o capital teórico da sociologia da educação e os contributos das abordagens culturais da escola.Palavras-chave: Excelência académica. Percurso escolar. Cultura escolar. Educação não formal.Universidade do Oeste de Santa Catarina2011-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/925Roteiro; Vol. 36 No. 2 (2011): Roteiro; 225-246Roteiro; Vol. 36 Núm. 2 (2011): Roteiro; 225-246Roteiro; Vol. 36 No. 2 (2011): Roteiro; 225-246Roteiro; v. 36 n. 2 (2011): Roteiro; 225-246Roteiro; Vol. 36 N.º 2 (2011): Roteiro; 225-2462177-60590104-4311reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/925/pdf_173Torres, Leonor LimaPalhares, José Augustoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-28T20:15:53Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/925Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-02-28T20:15:53Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A excelência escolar na escola pública portuguesa: actores, experiências e transições |
title |
A excelência escolar na escola pública portuguesa: actores, experiências e transições |
spellingShingle |
A excelência escolar na escola pública portuguesa: actores, experiências e transições Torres, Leonor Lima |
title_short |
A excelência escolar na escola pública portuguesa: actores, experiências e transições |
title_full |
A excelência escolar na escola pública portuguesa: actores, experiências e transições |
title_fullStr |
A excelência escolar na escola pública portuguesa: actores, experiências e transições |
title_full_unstemmed |
A excelência escolar na escola pública portuguesa: actores, experiências e transições |
title_sort |
A excelência escolar na escola pública portuguesa: actores, experiências e transições |
author |
Torres, Leonor Lima |
author_facet |
Torres, Leonor Lima Palhares, José Augusto |
author_role |
author |
author2 |
Palhares, José Augusto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Torres, Leonor Lima Palhares, José Augusto |
description |
Integrada em um trabalho de investigação mais vasto sobre as dimensões culturais e simbólicas das organizações educativas, este artigo pretende explorar algumas vertentes da excelência escolar, tomando o sucesso académico como um indicador de partida. A partir de um estudo de caso em curso em uma escola secundária do norte de Portugal, caracteriza-se, num primeiro momento, o universo dos estudantes que nos últimos sete anos têm figurado no quadro de excelência desta escola, cuja média dos resultados escolares se tem situado em valores iguais ou superiores a 18 valores, em uma escala de 0 a 20 valores. Após a caracterização do perfil sociográfico de cerca de 350 “alunos excelentes”, a abordagem evolui para a análise das trajectórias escolares por via da localização destes estudantes no par instituição/curso do ensino superior. Por fim, dá-se conta dos resultados obtidos pela administração de um inquérito por questionário ao universo dos alunos laureados desde o ano lectivo de 2003-2004, com o propósito de explorar o percurso e a experiência de excelência escolar, construída na escola e para além dela, mobilizando para o efeito o capital teórico da sociologia da educação e os contributos das abordagens culturais da escola.Palavras-chave: Excelência académica. Percurso escolar. Cultura escolar. Educação não formal. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/925 |
url |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/925 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/925/pdf_173 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Roteiro; Vol. 36 No. 2 (2011): Roteiro; 225-246 Roteiro; Vol. 36 Núm. 2 (2011): Roteiro; 225-246 Roteiro; Vol. 36 No. 2 (2011): Roteiro; 225-246 Roteiro; v. 36 n. 2 (2011): Roteiro; 225-246 Roteiro; Vol. 36 N.º 2 (2011): Roteiro; 225-246 2177-6059 0104-4311 reponame:Roteiro (Joaçaba. Online) instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) instacron:UNOESC |
instname_str |
Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
instacron_str |
UNOESC |
institution |
UNOESC |
reponame_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
collection |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br |
_version_ |
1800220528960602112 |