A excelência escolar na escola pública portuguesa: actores, experiências e transições

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Leonor Lima
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Palhares, José Augusto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Roteiro (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/925
Resumo: Integrada em um trabalho de investigação mais vasto sobre as dimensões culturais e simbólicas das organizações educativas, este artigo pretende explorar algumas vertentes da excelência escolar, tomando o sucesso académico como um indicador de partida. A partir de um estudo de caso em curso em uma escola secundária do norte de Portugal, caracteriza-se, num primeiro momento, o universo dos estudantes que nos últimos sete anos têm figurado no quadro de excelência desta escola, cuja média dos resultados escolares se tem situado em valores iguais ou superiores a 18 valores, em uma escala de 0 a 20 valores. Após a caracterização do perfil sociográfico de cerca de 350 “alunos excelentes”, a abordagem evolui para a análise das trajectórias escolares por via da localização destes estudantes no par instituição/curso do ensino superior. Por fim, dá-se conta dos resultados obtidos pela administração de um inquérito por questionário ao universo dos alunos laureados desde o ano lectivo de 2003-2004, com o propósito de explorar o percurso e a experiência de excelência escolar, construída na escola e para além dela, mobilizando para o efeito o capital teórico da sociologia da educação e os contributos das abordagens culturais da escola.Palavras-chave: Excelência académica. Percurso escolar. Cultura escolar. Educação não formal.
id UNOESC-3_56026ef267522b226c1b0e8336d17394
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/925
network_acronym_str UNOESC-3
network_name_str Roteiro (Joaçaba. Online)
repository_id_str
spelling A excelência escolar na escola pública portuguesa: actores, experiências e transiçõesIntegrada em um trabalho de investigação mais vasto sobre as dimensões culturais e simbólicas das organizações educativas, este artigo pretende explorar algumas vertentes da excelência escolar, tomando o sucesso académico como um indicador de partida. A partir de um estudo de caso em curso em uma escola secundária do norte de Portugal, caracteriza-se, num primeiro momento, o universo dos estudantes que nos últimos sete anos têm figurado no quadro de excelência desta escola, cuja média dos resultados escolares se tem situado em valores iguais ou superiores a 18 valores, em uma escala de 0 a 20 valores. Após a caracterização do perfil sociográfico de cerca de 350 “alunos excelentes”, a abordagem evolui para a análise das trajectórias escolares por via da localização destes estudantes no par instituição/curso do ensino superior. Por fim, dá-se conta dos resultados obtidos pela administração de um inquérito por questionário ao universo dos alunos laureados desde o ano lectivo de 2003-2004, com o propósito de explorar o percurso e a experiência de excelência escolar, construída na escola e para além dela, mobilizando para o efeito o capital teórico da sociologia da educação e os contributos das abordagens culturais da escola.Palavras-chave: Excelência académica. Percurso escolar. Cultura escolar. Educação não formal.Universidade do Oeste de Santa Catarina2011-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/925Roteiro; Vol. 36 No. 2 (2011): Roteiro; 225-246Roteiro; Vol. 36 Núm. 2 (2011): Roteiro; 225-246Roteiro; Vol. 36 No. 2 (2011): Roteiro; 225-246Roteiro; v. 36 n. 2 (2011): Roteiro; 225-246Roteiro; Vol. 36 N.º 2 (2011): Roteiro; 225-2462177-60590104-4311reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/925/pdf_173Torres, Leonor LimaPalhares, José Augustoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-28T20:15:53Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/925Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-02-28T20:15:53Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv A excelência escolar na escola pública portuguesa: actores, experiências e transições
title A excelência escolar na escola pública portuguesa: actores, experiências e transições
spellingShingle A excelência escolar na escola pública portuguesa: actores, experiências e transições
Torres, Leonor Lima
title_short A excelência escolar na escola pública portuguesa: actores, experiências e transições
title_full A excelência escolar na escola pública portuguesa: actores, experiências e transições
title_fullStr A excelência escolar na escola pública portuguesa: actores, experiências e transições
title_full_unstemmed A excelência escolar na escola pública portuguesa: actores, experiências e transições
title_sort A excelência escolar na escola pública portuguesa: actores, experiências e transições
author Torres, Leonor Lima
author_facet Torres, Leonor Lima
Palhares, José Augusto
author_role author
author2 Palhares, José Augusto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Leonor Lima
Palhares, José Augusto
description Integrada em um trabalho de investigação mais vasto sobre as dimensões culturais e simbólicas das organizações educativas, este artigo pretende explorar algumas vertentes da excelência escolar, tomando o sucesso académico como um indicador de partida. A partir de um estudo de caso em curso em uma escola secundária do norte de Portugal, caracteriza-se, num primeiro momento, o universo dos estudantes que nos últimos sete anos têm figurado no quadro de excelência desta escola, cuja média dos resultados escolares se tem situado em valores iguais ou superiores a 18 valores, em uma escala de 0 a 20 valores. Após a caracterização do perfil sociográfico de cerca de 350 “alunos excelentes”, a abordagem evolui para a análise das trajectórias escolares por via da localização destes estudantes no par instituição/curso do ensino superior. Por fim, dá-se conta dos resultados obtidos pela administração de um inquérito por questionário ao universo dos alunos laureados desde o ano lectivo de 2003-2004, com o propósito de explorar o percurso e a experiência de excelência escolar, construída na escola e para além dela, mobilizando para o efeito o capital teórico da sociologia da educação e os contributos das abordagens culturais da escola.Palavras-chave: Excelência académica. Percurso escolar. Cultura escolar. Educação não formal.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/925
url https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/925
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/925/pdf_173
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Roteiro; Vol. 36 No. 2 (2011): Roteiro; 225-246
Roteiro; Vol. 36 Núm. 2 (2011): Roteiro; 225-246
Roteiro; Vol. 36 No. 2 (2011): Roteiro; 225-246
Roteiro; v. 36 n. 2 (2011): Roteiro; 225-246
Roteiro; Vol. 36 N.º 2 (2011): Roteiro; 225-246
2177-6059
0104-4311
reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str Roteiro (Joaçaba. Online)
collection Roteiro (Joaçaba. Online)
repository.name.fl_str_mv Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br
_version_ 1800220528960602112