Marketing accountability e excelência na escola pública portuguesa: A construção da imagem social da escola através da performatividade académica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Leonor Lima
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Palhares, José Augusto, Afonso, Almerindo Janela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/56259
Resumo: Os autores procuram refletir sobre a relação entre os resultados obtidos pelos alunos nos exames estandardizados, a excelência académica e a forma correspondente de accountability. Partimos do pressuposto de que os testes estandardizados e a excelência académica sustentam não só um managerial model of accountability mas igualmente um modelo de (quasi) market accountability em educação, que providencia estratégias de marketing escolar. Do ponto de vista metodológico, este estudo é apoiado por um trabalho de campo de longa duração desenvolvido em várias escolas públicas portuguesas, onde se analisaram documentos, observaram os rituais públicos de distinção académica e se entrevistaram diretores escolares, professores e estudantes. Os resultados mostram que os rituais públicos de distinção académica dos melhores alunos constituem uma estratégia de marketing usada para promover a imagem social da escola, essencial para induzir a escolha da escola pelas famílias e para reforçar as decisões da liderança do diretor.
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