Marketing accountability e excelência na escola pública portuguesa: A construção da imagem social da escola através da performatividade académica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/56259 |
Resumo: | Os autores procuram refletir sobre a relação entre os resultados obtidos pelos alunos nos exames estandardizados, a excelência académica e a forma correspondente de accountability. Partimos do pressuposto de que os testes estandardizados e a excelência académica sustentam não só um managerial model of accountability mas igualmente um modelo de (quasi) market accountability em educação, que providencia estratégias de marketing escolar. Do ponto de vista metodológico, este estudo é apoiado por um trabalho de campo de longa duração desenvolvido em várias escolas públicas portuguesas, onde se analisaram documentos, observaram os rituais públicos de distinção académica e se entrevistaram diretores escolares, professores e estudantes. Os resultados mostram que os rituais públicos de distinção académica dos melhores alunos constituem uma estratégia de marketing usada para promover a imagem social da escola, essencial para induzir a escolha da escola pelas famílias e para reforçar as decisões da liderança do diretor. |
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Marketing accountability e excelência na escola pública portuguesa: A construção da imagem social da escola através da performatividade académicaMarketing accountabilityexcelência escolarrituais de distinção académicaescola meritocráticaMeritocratic schoolRituals of academic distinctionSchool excellenceCiências Sociais::Ciências da EducaçãoCiências Sociais::SociologiaOs autores procuram refletir sobre a relação entre os resultados obtidos pelos alunos nos exames estandardizados, a excelência académica e a forma correspondente de accountability. Partimos do pressuposto de que os testes estandardizados e a excelência académica sustentam não só um managerial model of accountability mas igualmente um modelo de (quasi) market accountability em educação, que providencia estratégias de marketing escolar. Do ponto de vista metodológico, este estudo é apoiado por um trabalho de campo de longa duração desenvolvido em várias escolas públicas portuguesas, onde se analisaram documentos, observaram os rituais públicos de distinção académica e se entrevistaram diretores escolares, professores e estudantes. Os resultados mostram que os rituais públicos de distinção académica dos melhores alunos constituem uma estratégia de marketing usada para promover a imagem social da escola, essencial para induzir a escolha da escola pelas famílias e para reforçar as decisões da liderança do diretor.The authors seek to establish a relationship between the results of standardised tests, the academic excellence and the corresponding form of accountability. This relationship adopts the idea that standardised tests and academic excellence sustain not only a model of managerial accountability, but a (quasi) market model of accountability in education as well, providing school marketing schemes. This study is supported by a long-term fieldwork developed in several Portuguese state schools, where we analysed main documents, observed the public rituals of academic distinction, interviewed the principals and teachers and surveyed students. The results show us that these public rituals are part of a marketing strategy that helps to build a good school image, essential to induce the school choice by families and to reinforce the decisions of the principal’s leadership.Los autores buscan reflexionar sobre la relación entre los resultados obtenidos por los alumnos en los exámenes estandardizados, la excelencia académica y la forma correspondiente de accountability. Partimos del supuesto de que las pruebas estandarizadas y la excelencia académica sostienen no sólo un managerial model of accountability, sino también un modelo de (quasi) market accountability en educación, que proporciona estrategias de marketing escolar. Desde un punto de vista metodológico, este estudio se apoya en un trabajo de campo de longa duración en varias escuelas públicas portuguesas, donde se examinaron documentos, observaron rituales públicos de distinción académica y entrevistaron los directores escolares, los maestros y los estudiantes. Los resultados muestran que los rituales públicos de distinción académica de los mejores alumnos constituyen una estrategia de marketing usada para promover la imagen social de la escuela, esencial para inducir la elección de la escuela por las familias y para reforzar las decisiones del liderazgo del director.Este texto, tributário daquele projeto, é também financiado pelo CIEd - Centro de Investigação em Educação, projetos UID/CED/1661/2013 e UID/CED/1661/2016, Instituto de Educação, Universidade do Minho, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT.info:eu-repo/semantics/publishedVersionArizona State UniversityUniversidade do MinhoTorres, Leonor LimaPalhares, José AugustoAfonso, Almerindo Janela2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/56259porTorres, Leonor L., Palhares, José A., & Afonso, Almerindo J. (2018). Marketing accountability e excelência na escola pública portuguesa: A construção da imagem social da escola através da performatividade académica. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 26(134). http://dx.doi.org/10.14507/epaa.26.37161068-234110.14507/epaa.26.3716https://epaa.asu.edu/ojs/article/view/3716info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:09:53Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/56259Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:01:26.296670Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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