OS IMPACTOS DA AVALIAÇÃO EXTERNA SOBRE O TRABALHO DE PROFESSORES NA REDE ESTADUAL PAULISTA / The impacts of the external evaluation in the work of teachers in the network of public education of São Paulo state

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novaes, Luiz Carlos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Roteiro (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/4283
Resumo:  Este artigo teve por objetivo discutir a percepção de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental da rede estadual paulista acerca da avaliação externa no âmbito do Plano de Qualidade da Escola, apresentado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE/SP). Investigou, por meio de entrevistas semiestruturadas e análise documental, como as professoras se referem às políticas de avaliação em larga escala e aos impactos desse tipo de avaliação sobre o trabalho docente. Concluiu que o discurso das professoras a respeito da avaliação em larga escala está profundamente impactado pela política de bonificação por resultados empreendida pela SEE/SP, o que afeta o exercício profissional e forja novas subjetividades e modos de se relacionarem com a profissão.Palavras-chave: Avaliação externa. Trabalho docente. Política de bonificação. Escola pública paulista.
id UNOESC-3_6b20b615cc193073bc632a19cdc2547b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/4283
network_acronym_str UNOESC-3
network_name_str Roteiro (Joaçaba. Online)
repository_id_str
spelling OS IMPACTOS DA AVALIAÇÃO EXTERNA SOBRE O TRABALHO DE PROFESSORES NA REDE ESTADUAL PAULISTA / The impacts of the external evaluation in the work of teachers in the network of public education of São Paulo state Este artigo teve por objetivo discutir a percepção de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental da rede estadual paulista acerca da avaliação externa no âmbito do Plano de Qualidade da Escola, apresentado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE/SP). Investigou, por meio de entrevistas semiestruturadas e análise documental, como as professoras se referem às políticas de avaliação em larga escala e aos impactos desse tipo de avaliação sobre o trabalho docente. Concluiu que o discurso das professoras a respeito da avaliação em larga escala está profundamente impactado pela política de bonificação por resultados empreendida pela SEE/SP, o que afeta o exercício profissional e forja novas subjetividades e modos de se relacionarem com a profissão.Palavras-chave: Avaliação externa. Trabalho docente. Política de bonificação. Escola pública paulista.Universidade do Oeste de Santa Catarina2014-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/4283Roteiro; Vol. 39 No. 2 (2014): Roteiro; 283-310Roteiro; Vol. 39 Núm. 2 (2014): Roteiro; 283-310Roteiro; Vol. 39 No. 2 (2014): Roteiro; 283-310Roteiro; v. 39 n. 2 (2014): Roteiro; 283-310Roteiro; Vol. 39 N.º 2 (2014): Roteiro; 283-3102177-60590104-4311reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/4283/pdf_33https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/4283/xml_18Novaes, Luiz Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-28T20:08:16Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/4283Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-02-28T20:08:16Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv OS IMPACTOS DA AVALIAÇÃO EXTERNA SOBRE O TRABALHO DE PROFESSORES NA REDE ESTADUAL PAULISTA / The impacts of the external evaluation in the work of teachers in the network of public education of São Paulo state
title OS IMPACTOS DA AVALIAÇÃO EXTERNA SOBRE O TRABALHO DE PROFESSORES NA REDE ESTADUAL PAULISTA / The impacts of the external evaluation in the work of teachers in the network of public education of São Paulo state
spellingShingle OS IMPACTOS DA AVALIAÇÃO EXTERNA SOBRE O TRABALHO DE PROFESSORES NA REDE ESTADUAL PAULISTA / The impacts of the external evaluation in the work of teachers in the network of public education of São Paulo state
Novaes, Luiz Carlos
title_short OS IMPACTOS DA AVALIAÇÃO EXTERNA SOBRE O TRABALHO DE PROFESSORES NA REDE ESTADUAL PAULISTA / The impacts of the external evaluation in the work of teachers in the network of public education of São Paulo state
title_full OS IMPACTOS DA AVALIAÇÃO EXTERNA SOBRE O TRABALHO DE PROFESSORES NA REDE ESTADUAL PAULISTA / The impacts of the external evaluation in the work of teachers in the network of public education of São Paulo state
title_fullStr OS IMPACTOS DA AVALIAÇÃO EXTERNA SOBRE O TRABALHO DE PROFESSORES NA REDE ESTADUAL PAULISTA / The impacts of the external evaluation in the work of teachers in the network of public education of São Paulo state
title_full_unstemmed OS IMPACTOS DA AVALIAÇÃO EXTERNA SOBRE O TRABALHO DE PROFESSORES NA REDE ESTADUAL PAULISTA / The impacts of the external evaluation in the work of teachers in the network of public education of São Paulo state
title_sort OS IMPACTOS DA AVALIAÇÃO EXTERNA SOBRE O TRABALHO DE PROFESSORES NA REDE ESTADUAL PAULISTA / The impacts of the external evaluation in the work of teachers in the network of public education of São Paulo state
author Novaes, Luiz Carlos
author_facet Novaes, Luiz Carlos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Novaes, Luiz Carlos
description  Este artigo teve por objetivo discutir a percepção de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental da rede estadual paulista acerca da avaliação externa no âmbito do Plano de Qualidade da Escola, apresentado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE/SP). Investigou, por meio de entrevistas semiestruturadas e análise documental, como as professoras se referem às políticas de avaliação em larga escala e aos impactos desse tipo de avaliação sobre o trabalho docente. Concluiu que o discurso das professoras a respeito da avaliação em larga escala está profundamente impactado pela política de bonificação por resultados empreendida pela SEE/SP, o que afeta o exercício profissional e forja novas subjetividades e modos de se relacionarem com a profissão.Palavras-chave: Avaliação externa. Trabalho docente. Política de bonificação. Escola pública paulista.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/4283
url https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/4283
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/4283/pdf_33
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/4283/xml_18
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Roteiro; Vol. 39 No. 2 (2014): Roteiro; 283-310
Roteiro; Vol. 39 Núm. 2 (2014): Roteiro; 283-310
Roteiro; Vol. 39 No. 2 (2014): Roteiro; 283-310
Roteiro; v. 39 n. 2 (2014): Roteiro; 283-310
Roteiro; Vol. 39 N.º 2 (2014): Roteiro; 283-310
2177-6059
0104-4311
reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str Roteiro (Joaçaba. Online)
collection Roteiro (Joaçaba. Online)
repository.name.fl_str_mv Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br
_version_ 1800220529630642176