DISCIPLINA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: MÉTODOS E TÉCNICAS COMO AÇÕES TEÓRICAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Roteiro (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2342 |
Resumo: | Resumo: Este texto traz uma discussão sobre o conteúdo da disciplina Pesquisa em Educação - disciplina que tem por objetivo ensinar a atividade investigativa no campo do conhecimento em educação. Com a preocupação em discutir o significado desta disciplina e sua importância na formação do pesquisador, o argumento central deste trabalho é que a escolha metodológica e a construção dos instrumentos de pesquisa são ações orientadas pela perspectiva epistemológica. Considerando o pressuposto de que a opção por um determinado método de pesquisa e a definição dos procedimentos para o trabalho empírico são ações sustentadas por determinada forma de entendimento epistemológico, serão apresentados os argumentos que destacam a importância da orientação epistemológica sobre o processo investigativo.Palavras-chave: Pesquisa em Educação. Métodos e técnicas. Pressupostos epistemológicos. Construção teórica. |
id |
UNOESC-3_73706a8a1b5eb2e99b283e4ffc8838ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/2342 |
network_acronym_str |
UNOESC-3 |
network_name_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DISCIPLINA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: MÉTODOS E TÉCNICAS COMO AÇÕES TEÓRICASResumo: Este texto traz uma discussão sobre o conteúdo da disciplina Pesquisa em Educação - disciplina que tem por objetivo ensinar a atividade investigativa no campo do conhecimento em educação. Com a preocupação em discutir o significado desta disciplina e sua importância na formação do pesquisador, o argumento central deste trabalho é que a escolha metodológica e a construção dos instrumentos de pesquisa são ações orientadas pela perspectiva epistemológica. Considerando o pressuposto de que a opção por um determinado método de pesquisa e a definição dos procedimentos para o trabalho empírico são ações sustentadas por determinada forma de entendimento epistemológico, serão apresentados os argumentos que destacam a importância da orientação epistemológica sobre o processo investigativo.Palavras-chave: Pesquisa em Educação. Métodos e técnicas. Pressupostos epistemológicos. Construção teórica.Universidade do Oeste de Santa Catarina2013-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2342Roteiro; Vol. 38 No. 2 (2013): ROTEIRO; 273-288Roteiro; Vol. 38 Núm. 2 (2013): ROTEIRO; 273-288Roteiro; Vol. 38 No. 2 (2013): ROTEIRO; 273-288Roteiro; v. 38 n. 2 (2013): ROTEIRO; 273-288Roteiro; Vol. 38 N.º 2 (2013): ROTEIRO; 273-2882177-60590104-4311reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2342/pdf_6de Almeida, Natália ReginaLeite, Siomara Borbainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-28T20:10:30Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/2342Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-02-28T20:10:30Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DISCIPLINA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: MÉTODOS E TÉCNICAS COMO AÇÕES TEÓRICAS |
title |
DISCIPLINA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: MÉTODOS E TÉCNICAS COMO AÇÕES TEÓRICAS |
spellingShingle |
DISCIPLINA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: MÉTODOS E TÉCNICAS COMO AÇÕES TEÓRICAS de Almeida, Natália Regina |
title_short |
DISCIPLINA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: MÉTODOS E TÉCNICAS COMO AÇÕES TEÓRICAS |
title_full |
DISCIPLINA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: MÉTODOS E TÉCNICAS COMO AÇÕES TEÓRICAS |
title_fullStr |
DISCIPLINA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: MÉTODOS E TÉCNICAS COMO AÇÕES TEÓRICAS |
title_full_unstemmed |
DISCIPLINA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: MÉTODOS E TÉCNICAS COMO AÇÕES TEÓRICAS |
title_sort |
DISCIPLINA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: MÉTODOS E TÉCNICAS COMO AÇÕES TEÓRICAS |
author |
de Almeida, Natália Regina |
author_facet |
de Almeida, Natália Regina Leite, Siomara Borba |
author_role |
author |
author2 |
Leite, Siomara Borba |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Almeida, Natália Regina Leite, Siomara Borba |
description |
Resumo: Este texto traz uma discussão sobre o conteúdo da disciplina Pesquisa em Educação - disciplina que tem por objetivo ensinar a atividade investigativa no campo do conhecimento em educação. Com a preocupação em discutir o significado desta disciplina e sua importância na formação do pesquisador, o argumento central deste trabalho é que a escolha metodológica e a construção dos instrumentos de pesquisa são ações orientadas pela perspectiva epistemológica. Considerando o pressuposto de que a opção por um determinado método de pesquisa e a definição dos procedimentos para o trabalho empírico são ações sustentadas por determinada forma de entendimento epistemológico, serão apresentados os argumentos que destacam a importância da orientação epistemológica sobre o processo investigativo.Palavras-chave: Pesquisa em Educação. Métodos e técnicas. Pressupostos epistemológicos. Construção teórica. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2342 |
url |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2342 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2342/pdf_6 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Roteiro; Vol. 38 No. 2 (2013): ROTEIRO; 273-288 Roteiro; Vol. 38 Núm. 2 (2013): ROTEIRO; 273-288 Roteiro; Vol. 38 No. 2 (2013): ROTEIRO; 273-288 Roteiro; v. 38 n. 2 (2013): ROTEIRO; 273-288 Roteiro; Vol. 38 N.º 2 (2013): ROTEIRO; 273-288 2177-6059 0104-4311 reponame:Roteiro (Joaçaba. Online) instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) instacron:UNOESC |
instname_str |
Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
instacron_str |
UNOESC |
institution |
UNOESC |
reponame_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
collection |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br |
_version_ |
1800220529313972224 |