DISCIPLINA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: MÉTODOS E TÉCNICAS COMO AÇÕES TEÓRICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Almeida, Natália Regina
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Leite, Siomara Borba
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Roteiro (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2342
Resumo: Resumo: Este texto traz uma discussão sobre o conteúdo da disciplina Pesquisa em Educação - disciplina que tem por objetivo ensinar a atividade investigativa no campo do conhecimento em educação. Com a preocupação em discutir o significado desta disciplina e sua importância na formação do pesquisador, o argumento central deste trabalho é que a escolha metodológica e a construção dos instrumentos de pesquisa são ações orientadas pela perspectiva epistemológica. Considerando o pressuposto de que a opção por um determinado método de pesquisa e a definição dos procedimentos para o trabalho empírico são ações sustentadas por determinada forma de entendimento epistemológico, serão apresentados os argumentos que destacam a importância da orientação epistemológica sobre o processo investigativo.Palavras-chave: Pesquisa em Educação. Métodos e técnicas. Pressupostos epistemológicos. Construção teórica.
id UNOESC-3_73706a8a1b5eb2e99b283e4ffc8838ec
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/2342
network_acronym_str UNOESC-3
network_name_str Roteiro (Joaçaba. Online)
repository_id_str
spelling DISCIPLINA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: MÉTODOS E TÉCNICAS COMO AÇÕES TEÓRICASResumo: Este texto traz uma discussão sobre o conteúdo da disciplina Pesquisa em Educação - disciplina que tem por objetivo ensinar a atividade investigativa no campo do conhecimento em educação. Com a preocupação em discutir o significado desta disciplina e sua importância na formação do pesquisador, o argumento central deste trabalho é que a escolha metodológica e a construção dos instrumentos de pesquisa são ações orientadas pela perspectiva epistemológica. Considerando o pressuposto de que a opção por um determinado método de pesquisa e a definição dos procedimentos para o trabalho empírico são ações sustentadas por determinada forma de entendimento epistemológico, serão apresentados os argumentos que destacam a importância da orientação epistemológica sobre o processo investigativo.Palavras-chave: Pesquisa em Educação. Métodos e técnicas. Pressupostos epistemológicos. Construção teórica.Universidade do Oeste de Santa Catarina2013-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2342Roteiro; Vol. 38 No. 2 (2013): ROTEIRO; 273-288Roteiro; Vol. 38 Núm. 2 (2013): ROTEIRO; 273-288Roteiro; Vol. 38 No. 2 (2013): ROTEIRO; 273-288Roteiro; v. 38 n. 2 (2013): ROTEIRO; 273-288Roteiro; Vol. 38 N.º 2 (2013): ROTEIRO; 273-2882177-60590104-4311reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2342/pdf_6de Almeida, Natália ReginaLeite, Siomara Borbainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-28T20:10:30Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/2342Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-02-28T20:10:30Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv DISCIPLINA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: MÉTODOS E TÉCNICAS COMO AÇÕES TEÓRICAS
title DISCIPLINA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: MÉTODOS E TÉCNICAS COMO AÇÕES TEÓRICAS
spellingShingle DISCIPLINA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: MÉTODOS E TÉCNICAS COMO AÇÕES TEÓRICAS
de Almeida, Natália Regina
title_short DISCIPLINA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: MÉTODOS E TÉCNICAS COMO AÇÕES TEÓRICAS
title_full DISCIPLINA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: MÉTODOS E TÉCNICAS COMO AÇÕES TEÓRICAS
title_fullStr DISCIPLINA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: MÉTODOS E TÉCNICAS COMO AÇÕES TEÓRICAS
title_full_unstemmed DISCIPLINA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: MÉTODOS E TÉCNICAS COMO AÇÕES TEÓRICAS
title_sort DISCIPLINA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: MÉTODOS E TÉCNICAS COMO AÇÕES TEÓRICAS
author de Almeida, Natália Regina
author_facet de Almeida, Natália Regina
Leite, Siomara Borba
author_role author
author2 Leite, Siomara Borba
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Almeida, Natália Regina
Leite, Siomara Borba
description Resumo: Este texto traz uma discussão sobre o conteúdo da disciplina Pesquisa em Educação - disciplina que tem por objetivo ensinar a atividade investigativa no campo do conhecimento em educação. Com a preocupação em discutir o significado desta disciplina e sua importância na formação do pesquisador, o argumento central deste trabalho é que a escolha metodológica e a construção dos instrumentos de pesquisa são ações orientadas pela perspectiva epistemológica. Considerando o pressuposto de que a opção por um determinado método de pesquisa e a definição dos procedimentos para o trabalho empírico são ações sustentadas por determinada forma de entendimento epistemológico, serão apresentados os argumentos que destacam a importância da orientação epistemológica sobre o processo investigativo.Palavras-chave: Pesquisa em Educação. Métodos e técnicas. Pressupostos epistemológicos. Construção teórica.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2342
url https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2342
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2342/pdf_6
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Roteiro; Vol. 38 No. 2 (2013): ROTEIRO; 273-288
Roteiro; Vol. 38 Núm. 2 (2013): ROTEIRO; 273-288
Roteiro; Vol. 38 No. 2 (2013): ROTEIRO; 273-288
Roteiro; v. 38 n. 2 (2013): ROTEIRO; 273-288
Roteiro; Vol. 38 N.º 2 (2013): ROTEIRO; 273-288
2177-6059
0104-4311
reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str Roteiro (Joaçaba. Online)
collection Roteiro (Joaçaba. Online)
repository.name.fl_str_mv Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br
_version_ 1800220529313972224