DIÁLOGOS AUTOBIOGRÁFICOS: POSSIBILIDADES FORMATIVAS DO CONHECIMENTO DE SI NO INÍCIO DA DOCÊNCIA SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Cunha, Renata Cristina
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Moraes Anunciato de Oliveira, Rosa Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Roteiro (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/8871
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar as reflexões potencializadas pela produção e discussão de narrativas orais e escritas. Essas reflexões revelaram as experiências formadoras vivenciadas pelos professores universitários ao longo de sua trajetória de vida e durante a realização do estudo de natureza autobiográfica, fundamentado em Delory-Momberger (2008), Josso (2004) e outros. As narrativas foram produzidas por três professores, graduados em Letras-Inglês, iniciantes na carreira docente na Uespi, em Parnaíba, no ano de 2012. Os diálogos autobiográficos realizados tornaram-se formativos quando os professores assumiram a responsabilidade pela própria formação por meio da escrita e do diálogo, (re)significando e reconfigurando espaços, tempos e experiências vivenciadas, reconhecendo-se como parte integrante e basilar da história.Palavras-chave: Narrativas autobiográficas. Professores de Língua Inglesa. Aprendizagem da docência. Início da carreira docente.
id UNOESC-3_aed6a4b13442a61c1c1b7f550fa94dc5
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/8871
network_acronym_str UNOESC-3
network_name_str Roteiro (Joaçaba. Online)
repository_id_str
spelling DIÁLOGOS AUTOBIOGRÁFICOS: POSSIBILIDADES FORMATIVAS DO CONHECIMENTO DE SI NO INÍCIO DA DOCÊNCIA SUPERIORO objetivo deste artigo é analisar as reflexões potencializadas pela produção e discussão de narrativas orais e escritas. Essas reflexões revelaram as experiências formadoras vivenciadas pelos professores universitários ao longo de sua trajetória de vida e durante a realização do estudo de natureza autobiográfica, fundamentado em Delory-Momberger (2008), Josso (2004) e outros. As narrativas foram produzidas por três professores, graduados em Letras-Inglês, iniciantes na carreira docente na Uespi, em Parnaíba, no ano de 2012. Os diálogos autobiográficos realizados tornaram-se formativos quando os professores assumiram a responsabilidade pela própria formação por meio da escrita e do diálogo, (re)significando e reconfigurando espaços, tempos e experiências vivenciadas, reconhecendo-se como parte integrante e basilar da história.Palavras-chave: Narrativas autobiográficas. Professores de Língua Inglesa. Aprendizagem da docência. Início da carreira docente.Universidade do Oeste de Santa Catarina2016-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/887110.18593/r.v41i1.8871Roteiro; Vol. 41 No. 1 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 1, JAN./ABR. 2016; 259-284Roteiro; Vol. 41 Núm. 1 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 1, JAN./ABR. 2016; 259-284Roteiro; Vol. 41 No. 1 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 1, JAN./ABR. 2016; 259-284Roteiro; v. 41 n. 1 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 1, JAN./ABR. 2016; 259-284Roteiro; Vol. 41 N.º 1 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 1, JAN./ABR. 2016; 259-2842177-60590104-431110.18593/r.v41i1reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/8871/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/8871/13764Copyright (c) 2016 Roteiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Cunha, Renata CristinaMoraes Anunciato de Oliveira, Rosa Maria2019-11-19T22:42:35Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/8871Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-11-19T22:42:35Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv DIÁLOGOS AUTOBIOGRÁFICOS: POSSIBILIDADES FORMATIVAS DO CONHECIMENTO DE SI NO INÍCIO DA DOCÊNCIA SUPERIOR
title DIÁLOGOS AUTOBIOGRÁFICOS: POSSIBILIDADES FORMATIVAS DO CONHECIMENTO DE SI NO INÍCIO DA DOCÊNCIA SUPERIOR
spellingShingle DIÁLOGOS AUTOBIOGRÁFICOS: POSSIBILIDADES FORMATIVAS DO CONHECIMENTO DE SI NO INÍCIO DA DOCÊNCIA SUPERIOR
da Cunha, Renata Cristina
title_short DIÁLOGOS AUTOBIOGRÁFICOS: POSSIBILIDADES FORMATIVAS DO CONHECIMENTO DE SI NO INÍCIO DA DOCÊNCIA SUPERIOR
title_full DIÁLOGOS AUTOBIOGRÁFICOS: POSSIBILIDADES FORMATIVAS DO CONHECIMENTO DE SI NO INÍCIO DA DOCÊNCIA SUPERIOR
title_fullStr DIÁLOGOS AUTOBIOGRÁFICOS: POSSIBILIDADES FORMATIVAS DO CONHECIMENTO DE SI NO INÍCIO DA DOCÊNCIA SUPERIOR
title_full_unstemmed DIÁLOGOS AUTOBIOGRÁFICOS: POSSIBILIDADES FORMATIVAS DO CONHECIMENTO DE SI NO INÍCIO DA DOCÊNCIA SUPERIOR
title_sort DIÁLOGOS AUTOBIOGRÁFICOS: POSSIBILIDADES FORMATIVAS DO CONHECIMENTO DE SI NO INÍCIO DA DOCÊNCIA SUPERIOR
author da Cunha, Renata Cristina
author_facet da Cunha, Renata Cristina
Moraes Anunciato de Oliveira, Rosa Maria
author_role author
author2 Moraes Anunciato de Oliveira, Rosa Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Cunha, Renata Cristina
Moraes Anunciato de Oliveira, Rosa Maria
description O objetivo deste artigo é analisar as reflexões potencializadas pela produção e discussão de narrativas orais e escritas. Essas reflexões revelaram as experiências formadoras vivenciadas pelos professores universitários ao longo de sua trajetória de vida e durante a realização do estudo de natureza autobiográfica, fundamentado em Delory-Momberger (2008), Josso (2004) e outros. As narrativas foram produzidas por três professores, graduados em Letras-Inglês, iniciantes na carreira docente na Uespi, em Parnaíba, no ano de 2012. Os diálogos autobiográficos realizados tornaram-se formativos quando os professores assumiram a responsabilidade pela própria formação por meio da escrita e do diálogo, (re)significando e reconfigurando espaços, tempos e experiências vivenciadas, reconhecendo-se como parte integrante e basilar da história.Palavras-chave: Narrativas autobiográficas. Professores de Língua Inglesa. Aprendizagem da docência. Início da carreira docente.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/8871
10.18593/r.v41i1.8871
url https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/8871
identifier_str_mv 10.18593/r.v41i1.8871
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/8871/pdf
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/8871/13764
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Roteiro
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Roteiro
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Roteiro; Vol. 41 No. 1 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 1, JAN./ABR. 2016; 259-284
Roteiro; Vol. 41 Núm. 1 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 1, JAN./ABR. 2016; 259-284
Roteiro; Vol. 41 No. 1 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 1, JAN./ABR. 2016; 259-284
Roteiro; v. 41 n. 1 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 1, JAN./ABR. 2016; 259-284
Roteiro; Vol. 41 N.º 1 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 1, JAN./ABR. 2016; 259-284
2177-6059
0104-4311
10.18593/r.v41i1
reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str Roteiro (Joaçaba. Online)
collection Roteiro (Joaçaba. Online)
repository.name.fl_str_mv Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br
_version_ 1800220529755422720