INÍCIO DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: alegria e sobrevivência no curso de Letras-Inglês da UESPI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/7558 |
Resumo: | O início da docência é uma etapa única e fundamental no processo de aprendizagem da profissão, recorte da tese concluída na Universidade Federal de São Carlos com o objetivo geral de conhecer e analisar as narrativas autobiográficas dos professores do curso de Letras-Inglês da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), iniciantes no magistério superior, acerca das experiências formadoras vivenciadas antes do exercício da profissão docente e no início da carreira. No caso específico desse artigo, buscou-se caracterizar e analisar as experiências formadoras dos professores do curso de Letras-Inglês que se tornaram recordações-referência e fontes de aprendizagem profissional no início da carreira no Ensino Superior. Optou-se pela pesquisa autobiográfica de cunho narrativo-interpretativo como princípio metodológico-epistemológico, fundamentado em autores como Clandinin e Connelly (2011), Delory-Momberger (2006, 2008, 2009), Chené (2008), Josso (2004, 201), entre outros. Os protagonistas da pesquisa foram três professores, graduados em Letras-Inglês, iniciantes na carreira no Ensino Superior e que, durante a pesquisa, estavam no efetivo exercício da docência na UESPI, campus de Parnaíba (PI). As narrativas orais e escritas foram produzidas durante o ano de 2012, com a elaboração dos memoriais de formação, a escrita das cartas narrativas e realização dos encontros interativos. As análises e as interpretações das narrativas revelaram que o processo formativo de um deles está diretamente relacionado à sua trajetória de vida, orientado pelas aprendizagens adquiridas e as práticas desenvolvidas ao longo de suas vidas. São as experiências formadoras que cada um traz consigo, portanto, que singularizam a vida dos três colaboradores da pesquisa |
id |
UEPG-31_c147b30156ac74df9e55882a8840cbce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/7558 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
INÍCIO DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: alegria e sobrevivência no curso de Letras-Inglês da UESPIProfessores de Língua Inglesa. Início na carreira profissional. Ensino Superior. Aprendizagem da docência. Narrativas autobiográficas.EducaçãoO início da docência é uma etapa única e fundamental no processo de aprendizagem da profissão, recorte da tese concluída na Universidade Federal de São Carlos com o objetivo geral de conhecer e analisar as narrativas autobiográficas dos professores do curso de Letras-Inglês da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), iniciantes no magistério superior, acerca das experiências formadoras vivenciadas antes do exercício da profissão docente e no início da carreira. No caso específico desse artigo, buscou-se caracterizar e analisar as experiências formadoras dos professores do curso de Letras-Inglês que se tornaram recordações-referência e fontes de aprendizagem profissional no início da carreira no Ensino Superior. Optou-se pela pesquisa autobiográfica de cunho narrativo-interpretativo como princípio metodológico-epistemológico, fundamentado em autores como Clandinin e Connelly (2011), Delory-Momberger (2006, 2008, 2009), Chené (2008), Josso (2004, 201), entre outros. Os protagonistas da pesquisa foram três professores, graduados em Letras-Inglês, iniciantes na carreira no Ensino Superior e que, durante a pesquisa, estavam no efetivo exercício da docência na UESPI, campus de Parnaíba (PI). As narrativas orais e escritas foram produzidas durante o ano de 2012, com a elaboração dos memoriais de formação, a escrita das cartas narrativas e realização dos encontros interativos. As análises e as interpretações das narrativas revelaram que o processo formativo de um deles está diretamente relacionado à sua trajetória de vida, orientado pelas aprendizagens adquiridas e as práticas desenvolvidas ao longo de suas vidas. São as experiências formadoras que cada um traz consigo, portanto, que singularizam a vida dos três colaboradores da pesquisaEditora UEPG2018-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa autobiográficaapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/755810.5212/OlharProfr.v.18i2.0002Olhar de Professor; Bd. 18 Nr. 2 (2015); 184-205Olhar de Professor; Vol. 18 No. 2 (2015); 184-205Olhar de Professor; Vol. 18 Núm. 2 (2015); 184-205Olhar de Professor; Vol. 18 No. 2 (2015); 184-205Olhar de Professor; v. 18 n. 2 (2015); 184-2051984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/7558/209209209736Cunha, Renata Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-25T19:07:53Zoai:uepg.br:article/7558Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-25T19:07:53Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INÍCIO DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: alegria e sobrevivência no curso de Letras-Inglês da UESPI |
title |
INÍCIO DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: alegria e sobrevivência no curso de Letras-Inglês da UESPI |
spellingShingle |
INÍCIO DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: alegria e sobrevivência no curso de Letras-Inglês da UESPI Cunha, Renata Cristina Professores de Língua Inglesa. Início na carreira profissional. Ensino Superior. Aprendizagem da docência. Narrativas autobiográficas. Educação |
title_short |
INÍCIO DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: alegria e sobrevivência no curso de Letras-Inglês da UESPI |
title_full |
INÍCIO DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: alegria e sobrevivência no curso de Letras-Inglês da UESPI |
title_fullStr |
INÍCIO DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: alegria e sobrevivência no curso de Letras-Inglês da UESPI |
title_full_unstemmed |
INÍCIO DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: alegria e sobrevivência no curso de Letras-Inglês da UESPI |
title_sort |
INÍCIO DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: alegria e sobrevivência no curso de Letras-Inglês da UESPI |
author |
Cunha, Renata Cristina |
author_facet |
Cunha, Renata Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Renata Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores de Língua Inglesa. Início na carreira profissional. Ensino Superior. Aprendizagem da docência. Narrativas autobiográficas. Educação |
topic |
Professores de Língua Inglesa. Início na carreira profissional. Ensino Superior. Aprendizagem da docência. Narrativas autobiográficas. Educação |
description |
O início da docência é uma etapa única e fundamental no processo de aprendizagem da profissão, recorte da tese concluída na Universidade Federal de São Carlos com o objetivo geral de conhecer e analisar as narrativas autobiográficas dos professores do curso de Letras-Inglês da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), iniciantes no magistério superior, acerca das experiências formadoras vivenciadas antes do exercício da profissão docente e no início da carreira. No caso específico desse artigo, buscou-se caracterizar e analisar as experiências formadoras dos professores do curso de Letras-Inglês que se tornaram recordações-referência e fontes de aprendizagem profissional no início da carreira no Ensino Superior. Optou-se pela pesquisa autobiográfica de cunho narrativo-interpretativo como princípio metodológico-epistemológico, fundamentado em autores como Clandinin e Connelly (2011), Delory-Momberger (2006, 2008, 2009), Chené (2008), Josso (2004, 201), entre outros. Os protagonistas da pesquisa foram três professores, graduados em Letras-Inglês, iniciantes na carreira no Ensino Superior e que, durante a pesquisa, estavam no efetivo exercício da docência na UESPI, campus de Parnaíba (PI). As narrativas orais e escritas foram produzidas durante o ano de 2012, com a elaboração dos memoriais de formação, a escrita das cartas narrativas e realização dos encontros interativos. As análises e as interpretações das narrativas revelaram que o processo formativo de um deles está diretamente relacionado à sua trajetória de vida, orientado pelas aprendizagens adquiridas e as práticas desenvolvidas ao longo de suas vidas. São as experiências formadoras que cada um traz consigo, portanto, que singularizam a vida dos três colaboradores da pesquisa |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion pesquisa autobiográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/7558 10.5212/OlharProfr.v.18i2.0002 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/7558 |
identifier_str_mv |
10.5212/OlharProfr.v.18i2.0002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/7558/209209209736 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 18 Nr. 2 (2015); 184-205 Olhar de Professor; Vol. 18 No. 2 (2015); 184-205 Olhar de Professor; Vol. 18 Núm. 2 (2015); 184-205 Olhar de Professor; Vol. 18 No. 2 (2015); 184-205 Olhar de Professor; v. 18 n. 2 (2015); 184-205 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053496292278272 |