INÍCIO DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: alegria e sobrevivência no curso de Letras-Inglês da UESPI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Renata Cristina
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/7558
Resumo: O início da docência é uma etapa única e fundamental no processo de aprendizagem da profissão, recorte da tese concluída na Universidade Federal de São Carlos com o objetivo geral de conhecer e analisar as narrativas autobiográficas dos professores do curso de Letras-Inglês da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), iniciantes no magistério superior, acerca das experiências formadoras vivenciadas antes do exercício da profissão docente e no início da carreira. No caso específico desse artigo, buscou-se caracterizar e analisar as experiências formadoras dos professores do curso de Letras-Inglês que se tornaram recordações-referência e fontes de aprendizagem profissional no início da carreira no Ensino Superior. Optou-se pela pesquisa autobiográfica de cunho narrativo-interpretativo como princípio metodológico-epistemológico, fundamentado em autores como Clandinin e Connelly (2011), Delory-Momberger (2006, 2008, 2009), Chené (2008), Josso (2004, 201), entre outros. Os protagonistas da pesquisa foram três professores, graduados em Letras-Inglês, iniciantes na carreira no Ensino Superior e que, durante a pesquisa, estavam no efetivo exercício da docência na UESPI, campus de Parnaíba (PI). As narrativas orais e escritas foram produzidas durante o ano de 2012, com a elaboração dos memoriais de formação, a escrita das cartas narrativas e realização dos encontros interativos. As análises e as interpretações das narrativas revelaram que o processo formativo de um deles está diretamente relacionado à sua trajetória de vida, orientado pelas aprendizagens adquiridas e as práticas desenvolvidas ao longo de suas vidas. São as experiências formadoras que cada um traz consigo, portanto, que singularizam a vida dos três colaboradores da pesquisa
id UEPG-31_c147b30156ac74df9e55882a8840cbce
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/7558
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling INÍCIO DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: alegria e sobrevivência no curso de Letras-Inglês da UESPIProfessores de Língua Inglesa. Início na carreira profissional. Ensino Superior. Aprendizagem da docência. Narrativas autobiográficas.EducaçãoO início da docência é uma etapa única e fundamental no processo de aprendizagem da profissão, recorte da tese concluída na Universidade Federal de São Carlos com o objetivo geral de conhecer e analisar as narrativas autobiográficas dos professores do curso de Letras-Inglês da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), iniciantes no magistério superior, acerca das experiências formadoras vivenciadas antes do exercício da profissão docente e no início da carreira. No caso específico desse artigo, buscou-se caracterizar e analisar as experiências formadoras dos professores do curso de Letras-Inglês que se tornaram recordações-referência e fontes de aprendizagem profissional no início da carreira no Ensino Superior. Optou-se pela pesquisa autobiográfica de cunho narrativo-interpretativo como princípio metodológico-epistemológico, fundamentado em autores como Clandinin e Connelly (2011), Delory-Momberger (2006, 2008, 2009), Chené (2008), Josso (2004, 201), entre outros. Os protagonistas da pesquisa foram três professores, graduados em Letras-Inglês, iniciantes na carreira no Ensino Superior e que, durante a pesquisa, estavam no efetivo exercício da docência na UESPI, campus de Parnaíba (PI). As narrativas orais e escritas foram produzidas durante o ano de 2012, com a elaboração dos memoriais de formação, a escrita das cartas narrativas e realização dos encontros interativos. As análises e as interpretações das narrativas revelaram que o processo formativo de um deles está diretamente relacionado à sua trajetória de vida, orientado pelas aprendizagens adquiridas e as práticas desenvolvidas ao longo de suas vidas. São as experiências formadoras que cada um traz consigo, portanto, que singularizam a vida dos três colaboradores da pesquisaEditora UEPG2018-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa autobiográficaapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/755810.5212/OlharProfr.v.18i2.0002Olhar de Professor; Bd. 18 Nr. 2 (2015); 184-205Olhar de Professor; Vol. 18 No. 2 (2015); 184-205Olhar de Professor; Vol. 18 Núm. 2 (2015); 184-205Olhar de Professor; Vol. 18 No. 2 (2015); 184-205Olhar de Professor; v. 18 n. 2 (2015); 184-2051984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/7558/209209209736Cunha, Renata Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-25T19:07:53Zoai:uepg.br:article/7558Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-25T19:07:53Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv INÍCIO DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: alegria e sobrevivência no curso de Letras-Inglês da UESPI
title INÍCIO DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: alegria e sobrevivência no curso de Letras-Inglês da UESPI
spellingShingle INÍCIO DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: alegria e sobrevivência no curso de Letras-Inglês da UESPI
Cunha, Renata Cristina
Professores de Língua Inglesa. Início na carreira profissional. Ensino Superior. Aprendizagem da docência. Narrativas autobiográficas.
Educação
title_short INÍCIO DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: alegria e sobrevivência no curso de Letras-Inglês da UESPI
title_full INÍCIO DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: alegria e sobrevivência no curso de Letras-Inglês da UESPI
title_fullStr INÍCIO DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: alegria e sobrevivência no curso de Letras-Inglês da UESPI
title_full_unstemmed INÍCIO DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: alegria e sobrevivência no curso de Letras-Inglês da UESPI
title_sort INÍCIO DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: alegria e sobrevivência no curso de Letras-Inglês da UESPI
author Cunha, Renata Cristina
author_facet Cunha, Renata Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Renata Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Professores de Língua Inglesa. Início na carreira profissional. Ensino Superior. Aprendizagem da docência. Narrativas autobiográficas.
Educação
topic Professores de Língua Inglesa. Início na carreira profissional. Ensino Superior. Aprendizagem da docência. Narrativas autobiográficas.
Educação
description O início da docência é uma etapa única e fundamental no processo de aprendizagem da profissão, recorte da tese concluída na Universidade Federal de São Carlos com o objetivo geral de conhecer e analisar as narrativas autobiográficas dos professores do curso de Letras-Inglês da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), iniciantes no magistério superior, acerca das experiências formadoras vivenciadas antes do exercício da profissão docente e no início da carreira. No caso específico desse artigo, buscou-se caracterizar e analisar as experiências formadoras dos professores do curso de Letras-Inglês que se tornaram recordações-referência e fontes de aprendizagem profissional no início da carreira no Ensino Superior. Optou-se pela pesquisa autobiográfica de cunho narrativo-interpretativo como princípio metodológico-epistemológico, fundamentado em autores como Clandinin e Connelly (2011), Delory-Momberger (2006, 2008, 2009), Chené (2008), Josso (2004, 201), entre outros. Os protagonistas da pesquisa foram três professores, graduados em Letras-Inglês, iniciantes na carreira no Ensino Superior e que, durante a pesquisa, estavam no efetivo exercício da docência na UESPI, campus de Parnaíba (PI). As narrativas orais e escritas foram produzidas durante o ano de 2012, com a elaboração dos memoriais de formação, a escrita das cartas narrativas e realização dos encontros interativos. As análises e as interpretações das narrativas revelaram que o processo formativo de um deles está diretamente relacionado à sua trajetória de vida, orientado pelas aprendizagens adquiridas e as práticas desenvolvidas ao longo de suas vidas. São as experiências formadoras que cada um traz consigo, portanto, que singularizam a vida dos três colaboradores da pesquisa
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
pesquisa autobiográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/7558
10.5212/OlharProfr.v.18i2.0002
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/7558
identifier_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.18i2.0002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/7558/209209209736
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 18 Nr. 2 (2015); 184-205
Olhar de Professor; Vol. 18 No. 2 (2015); 184-205
Olhar de Professor; Vol. 18 Núm. 2 (2015); 184-205
Olhar de Professor; Vol. 18 No. 2 (2015); 184-205
Olhar de Professor; v. 18 n. 2 (2015); 184-205
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053496292278272