Políticas Públicas, Educação inclusiva e Mundo imperial: um intervir possível sobre a produção do conhecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Roteiro (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/265 |
Resumo: | O presente artigo, resultado de pesquisa bibliográfica, quer problematizar as inter-relações possíveis entre as políticas públicas voltadas à educação inclusiva e o Mundo Imperial emergente, os quais se encontram mergulhados no mal-estar e desassossego do processo de globalização da sociedade que Hardt e Negri desvelam. Pretende trazer (re)significações para uma ação/reflexão/ação pedagógica de maneira a oportunizar formas de autoconhecimento no espaço escolar inclusivo, (re)pensando novas intervenções frente a todos os alunos, ou seja, onde a representação do professor, a escola como espaço de acolhimento à diversidade e o currículo sejam conjecturados a partir da legislação vigente. Enfim, a educação inclusiva compõe um novo paradigma embasado nos direitos humanos, que une igualdade e diferença como valores indissociáveis, progredindo quanto à equidade formal; (re)conhecendo que as dificuldades experienciadas nos sistemas de ensino ratificam a necessidade de confrontar as práticas segregacionistas, criando alternativas para superá-las por meio de políticas públicas promotoras de uma educação de qualidade para todos. Palavras chave: Mundo imperial. Educação inclusiva. Professor/aluno. Políticas públicas. |
id |
UNOESC-3_eb806cb3fdbcc1058ad64fcf48055ae1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/265 |
network_acronym_str |
UNOESC-3 |
network_name_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Políticas Públicas, Educação inclusiva e Mundo imperial: um intervir possível sobre a produção do conhecimento O presente artigo, resultado de pesquisa bibliográfica, quer problematizar as inter-relações possíveis entre as políticas públicas voltadas à educação inclusiva e o Mundo Imperial emergente, os quais se encontram mergulhados no mal-estar e desassossego do processo de globalização da sociedade que Hardt e Negri desvelam. Pretende trazer (re)significações para uma ação/reflexão/ação pedagógica de maneira a oportunizar formas de autoconhecimento no espaço escolar inclusivo, (re)pensando novas intervenções frente a todos os alunos, ou seja, onde a representação do professor, a escola como espaço de acolhimento à diversidade e o currículo sejam conjecturados a partir da legislação vigente. Enfim, a educação inclusiva compõe um novo paradigma embasado nos direitos humanos, que une igualdade e diferença como valores indissociáveis, progredindo quanto à equidade formal; (re)conhecendo que as dificuldades experienciadas nos sistemas de ensino ratificam a necessidade de confrontar as práticas segregacionistas, criando alternativas para superá-las por meio de políticas públicas promotoras de uma educação de qualidade para todos. Palavras chave: Mundo imperial. Educação inclusiva. Professor/aluno. Políticas públicas.Universidade do Oeste de Santa Catarina2010-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/265Roteiro; Vol. 35 No. 2 (2010): Roteiro; 269-298Roteiro; Vol. 35 Núm. 2 (2010): Roteiro; 269-298Roteiro; Vol. 35 No. 2 (2010): Roteiro; 269-298Roteiro; v. 35 n. 2 (2010): Roteiro; 269-298Roteiro; Vol. 35 N.º 2 (2010): Roteiro; 269-2982177-60590104-4311reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/265/pdf_37Santos, Silvio Carlos dosPeripolli, ArleiOliveira, Marilu Palma deFreitas, Soraia Napoleãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-28T20:16:49Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/265Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-02-28T20:16:49Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Políticas Públicas, Educação inclusiva e Mundo imperial: um intervir possível sobre a produção do conhecimento |
title |
Políticas Públicas, Educação inclusiva e Mundo imperial: um intervir possível sobre a produção do conhecimento |
spellingShingle |
Políticas Públicas, Educação inclusiva e Mundo imperial: um intervir possível sobre a produção do conhecimento Santos, Silvio Carlos dos |
title_short |
Políticas Públicas, Educação inclusiva e Mundo imperial: um intervir possível sobre a produção do conhecimento |
title_full |
Políticas Públicas, Educação inclusiva e Mundo imperial: um intervir possível sobre a produção do conhecimento |
title_fullStr |
Políticas Públicas, Educação inclusiva e Mundo imperial: um intervir possível sobre a produção do conhecimento |
title_full_unstemmed |
Políticas Públicas, Educação inclusiva e Mundo imperial: um intervir possível sobre a produção do conhecimento |
title_sort |
Políticas Públicas, Educação inclusiva e Mundo imperial: um intervir possível sobre a produção do conhecimento |
author |
Santos, Silvio Carlos dos |
author_facet |
Santos, Silvio Carlos dos Peripolli, Arlei Oliveira, Marilu Palma de Freitas, Soraia Napoleão |
author_role |
author |
author2 |
Peripolli, Arlei Oliveira, Marilu Palma de Freitas, Soraia Napoleão |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Silvio Carlos dos Peripolli, Arlei Oliveira, Marilu Palma de Freitas, Soraia Napoleão |
description |
O presente artigo, resultado de pesquisa bibliográfica, quer problematizar as inter-relações possíveis entre as políticas públicas voltadas à educação inclusiva e o Mundo Imperial emergente, os quais se encontram mergulhados no mal-estar e desassossego do processo de globalização da sociedade que Hardt e Negri desvelam. Pretende trazer (re)significações para uma ação/reflexão/ação pedagógica de maneira a oportunizar formas de autoconhecimento no espaço escolar inclusivo, (re)pensando novas intervenções frente a todos os alunos, ou seja, onde a representação do professor, a escola como espaço de acolhimento à diversidade e o currículo sejam conjecturados a partir da legislação vigente. Enfim, a educação inclusiva compõe um novo paradigma embasado nos direitos humanos, que une igualdade e diferença como valores indissociáveis, progredindo quanto à equidade formal; (re)conhecendo que as dificuldades experienciadas nos sistemas de ensino ratificam a necessidade de confrontar as práticas segregacionistas, criando alternativas para superá-las por meio de políticas públicas promotoras de uma educação de qualidade para todos. Palavras chave: Mundo imperial. Educação inclusiva. Professor/aluno. Políticas públicas. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/265 |
url |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/265 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/265/pdf_37 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Roteiro; Vol. 35 No. 2 (2010): Roteiro; 269-298 Roteiro; Vol. 35 Núm. 2 (2010): Roteiro; 269-298 Roteiro; Vol. 35 No. 2 (2010): Roteiro; 269-298 Roteiro; v. 35 n. 2 (2010): Roteiro; 269-298 Roteiro; Vol. 35 N.º 2 (2010): Roteiro; 269-298 2177-6059 0104-4311 reponame:Roteiro (Joaçaba. Online) instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) instacron:UNOESC |
instname_str |
Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
instacron_str |
UNOESC |
institution |
UNOESC |
reponame_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
collection |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br |
_version_ |
1800220528853647360 |