GLOBAL MINDSET DE EMPRESAS DE PAÍSES EMERGENTES: COMPARAÇÕES COM AS FIRST MOVERS E O IMPACTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Germano Glufke
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Borini, Felipe
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RACE (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3583
Resumo: Este trabalho investigou o global mindset (mentalidade global) das empresas internacionalizadas de países emergentes (late movers). Por serem novatas na competição internacional, elas podem apresentar menor mentalidade global do que as multinacionais de países desenvolvidos (first movers). Assim, esta pesquisa testou se a origem em um país emergente pode, efetivamente, influenciar a mentalidade global das empresas. Os resultados indicaram que o fato de ser late mover não é o principal fator impactante, mas sim o grau de internacionalização. Dessa forma, independente de sua origem – se em países emergentes ou desenvolvidos – quanto mais internacionalizada é a empresa, maior tenderá a ser a sua mentalidade global.Palavras-chave: Global mindset. Internacionalização. Países emergentes. Late movers.
id UNOESC-4_3422602def0fb4d43b4b5c9be57af73a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/3583
network_acronym_str UNOESC-4
network_name_str RACE (Joaçaba. Online)
repository_id_str
spelling GLOBAL MINDSET DE EMPRESAS DE PAÍSES EMERGENTES: COMPARAÇÕES COM AS FIRST MOVERS E O IMPACTO DA INTERNACIONALIZAÇÃOEste trabalho investigou o global mindset (mentalidade global) das empresas internacionalizadas de países emergentes (late movers). Por serem novatas na competição internacional, elas podem apresentar menor mentalidade global do que as multinacionais de países desenvolvidos (first movers). Assim, esta pesquisa testou se a origem em um país emergente pode, efetivamente, influenciar a mentalidade global das empresas. Os resultados indicaram que o fato de ser late mover não é o principal fator impactante, mas sim o grau de internacionalização. Dessa forma, independente de sua origem – se em países emergentes ou desenvolvidos – quanto mais internacionalizada é a empresa, maior tenderá a ser a sua mentalidade global.Palavras-chave: Global mindset. Internacionalização. Países emergentes. Late movers.Universidade do Oeste de Santa Catarina2014-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlapplication/xmlhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3583RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 13 No. 2 (2014): RACE_v. 13_n_2_maio./ago. 2014; 479-498RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 13 n. 2 (2014): RACE_v. 13_n_2_maio./ago. 2014; 479-4982179-49361678-6483reponame:RACE (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3583/pdf_40https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3583/html_4https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3583/xml_21Reis, Germano GlufkeBorini, Felipeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-10T20:11:29Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/3583Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/racehttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/race/oairace@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br2179-49361678-6483opendoar:2019-07-10T20:11:29RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv GLOBAL MINDSET DE EMPRESAS DE PAÍSES EMERGENTES: COMPARAÇÕES COM AS FIRST MOVERS E O IMPACTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO
title GLOBAL MINDSET DE EMPRESAS DE PAÍSES EMERGENTES: COMPARAÇÕES COM AS FIRST MOVERS E O IMPACTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO
spellingShingle GLOBAL MINDSET DE EMPRESAS DE PAÍSES EMERGENTES: COMPARAÇÕES COM AS FIRST MOVERS E O IMPACTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO
Reis, Germano Glufke
title_short GLOBAL MINDSET DE EMPRESAS DE PAÍSES EMERGENTES: COMPARAÇÕES COM AS FIRST MOVERS E O IMPACTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO
title_full GLOBAL MINDSET DE EMPRESAS DE PAÍSES EMERGENTES: COMPARAÇÕES COM AS FIRST MOVERS E O IMPACTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO
title_fullStr GLOBAL MINDSET DE EMPRESAS DE PAÍSES EMERGENTES: COMPARAÇÕES COM AS FIRST MOVERS E O IMPACTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO
title_full_unstemmed GLOBAL MINDSET DE EMPRESAS DE PAÍSES EMERGENTES: COMPARAÇÕES COM AS FIRST MOVERS E O IMPACTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO
title_sort GLOBAL MINDSET DE EMPRESAS DE PAÍSES EMERGENTES: COMPARAÇÕES COM AS FIRST MOVERS E O IMPACTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO
author Reis, Germano Glufke
author_facet Reis, Germano Glufke
Borini, Felipe
author_role author
author2 Borini, Felipe
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Germano Glufke
Borini, Felipe
description Este trabalho investigou o global mindset (mentalidade global) das empresas internacionalizadas de países emergentes (late movers). Por serem novatas na competição internacional, elas podem apresentar menor mentalidade global do que as multinacionais de países desenvolvidos (first movers). Assim, esta pesquisa testou se a origem em um país emergente pode, efetivamente, influenciar a mentalidade global das empresas. Os resultados indicaram que o fato de ser late mover não é o principal fator impactante, mas sim o grau de internacionalização. Dessa forma, independente de sua origem – se em países emergentes ou desenvolvidos – quanto mais internacionalizada é a empresa, maior tenderá a ser a sua mentalidade global.Palavras-chave: Global mindset. Internacionalização. Países emergentes. Late movers.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3583
url https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3583
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3583/pdf_40
https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3583/html_4
https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3583/xml_21
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 13 No. 2 (2014): RACE_v. 13_n_2_maio./ago. 2014; 479-498
RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 13 n. 2 (2014): RACE_v. 13_n_2_maio./ago. 2014; 479-498
2179-4936
1678-6483
reponame:RACE (Joaçaba. Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str RACE (Joaçaba. Online)
collection RACE (Joaçaba. Online)
repository.name.fl_str_mv RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv race@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br
_version_ 1800220425341370368