GLOBAL MINDSET DE EMPRESAS DE PAÍSES EMERGENTES: COMPARAÇÕES COM AS FIRST MOVERS E O IMPACTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | RACE (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3583 |
Resumo: | Este trabalho investigou o global mindset (mentalidade global) das empresas internacionalizadas de países emergentes (late movers). Por serem novatas na competição internacional, elas podem apresentar menor mentalidade global do que as multinacionais de países desenvolvidos (first movers). Assim, esta pesquisa testou se a origem em um país emergente pode, efetivamente, influenciar a mentalidade global das empresas. Os resultados indicaram que o fato de ser late mover não é o principal fator impactante, mas sim o grau de internacionalização. Dessa forma, independente de sua origem – se em países emergentes ou desenvolvidos – quanto mais internacionalizada é a empresa, maior tenderá a ser a sua mentalidade global.Palavras-chave: Global mindset. Internacionalização. Países emergentes. Late movers. |
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GLOBAL MINDSET DE EMPRESAS DE PAÍSES EMERGENTES: COMPARAÇÕES COM AS FIRST MOVERS E O IMPACTO DA INTERNACIONALIZAÇÃOEste trabalho investigou o global mindset (mentalidade global) das empresas internacionalizadas de países emergentes (late movers). Por serem novatas na competição internacional, elas podem apresentar menor mentalidade global do que as multinacionais de países desenvolvidos (first movers). Assim, esta pesquisa testou se a origem em um país emergente pode, efetivamente, influenciar a mentalidade global das empresas. Os resultados indicaram que o fato de ser late mover não é o principal fator impactante, mas sim o grau de internacionalização. Dessa forma, independente de sua origem – se em países emergentes ou desenvolvidos – quanto mais internacionalizada é a empresa, maior tenderá a ser a sua mentalidade global.Palavras-chave: Global mindset. Internacionalização. Países emergentes. Late movers.Universidade do Oeste de Santa Catarina2014-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlapplication/xmlhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3583RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 13 No. 2 (2014): RACE_v. 13_n_2_maio./ago. 2014; 479-498RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 13 n. 2 (2014): RACE_v. 13_n_2_maio./ago. 2014; 479-4982179-49361678-6483reponame:RACE (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3583/pdf_40https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3583/html_4https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3583/xml_21Reis, Germano GlufkeBorini, Felipeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-10T20:11:29Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/3583Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/racehttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/race/oairace@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br2179-49361678-6483opendoar:2019-07-10T20:11:29RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
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