ESTILOS DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS VERSUS MÉTODOS DE ENSINO DOS PROFESSORES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Gustavo Henrique Silva de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Costa, Antonio Carlos Silva, Lima, Nilton Cesar, Coelho, Jorge Artur Peçanha de Miranda, Santos, Paulo da Cruz Freire dos, Pontes Junior, José Fernandes Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RACE (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2970
Resumo: O aumento da produtividade das aulas em cursos do ensino superior tem partido do pressuposto de que a capacidade de aprendizagem pode ser estimulada por métodos de ensino adequados a estilos de aprendizagem. Nesse sentido, o objetivo deste artigo foi analisar a compatibilidade entre (1) os estilos de aprendizagem dos alunos e (2a) os métodos de ensino e (2b) os estilos de ensino dos professores do Curso de Administração da Universidade Federal de Alagoas, dentro do processo de desenvolvimento das competências do administrador. Por meio de um estudo multinível, exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa e quantitativa, a pesquisa foi conduzida com roteiro de observação, questionário semiestruturado e o Inventário de Estilos de Aprendizagem. Os resultados mostraram que os estilos de aprendizagem dos alunos de Administração se concentraram no estilo assimilador (46,2%). Tais indivíduos possuem preferência por aulas expositivas e atividades em sala de aula, verificando-se compatível com os métodos utilizados pelos professores. Logo, atividades e dinâmicas compatíveis com estes estilos de aprendizagem, como auxílios audiovisuais, palestras e visualização de esquemas, diagramas e gráficos como forma de auxiliar as aulas expositivas, podem conseguir melhores resultados no processo de aprendizagem.
id UNOESC-4_5be3bdd86c95a651f908e9246445d499
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/2970
network_acronym_str UNOESC-4
network_name_str RACE (Joaçaba. Online)
repository_id_str
spelling ESTILOS DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS VERSUS MÉTODOS DE ENSINO DOS PROFESSORES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃOO aumento da produtividade das aulas em cursos do ensino superior tem partido do pressuposto de que a capacidade de aprendizagem pode ser estimulada por métodos de ensino adequados a estilos de aprendizagem. Nesse sentido, o objetivo deste artigo foi analisar a compatibilidade entre (1) os estilos de aprendizagem dos alunos e (2a) os métodos de ensino e (2b) os estilos de ensino dos professores do Curso de Administração da Universidade Federal de Alagoas, dentro do processo de desenvolvimento das competências do administrador. Por meio de um estudo multinível, exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa e quantitativa, a pesquisa foi conduzida com roteiro de observação, questionário semiestruturado e o Inventário de Estilos de Aprendizagem. Os resultados mostraram que os estilos de aprendizagem dos alunos de Administração se concentraram no estilo assimilador (46,2%). Tais indivíduos possuem preferência por aulas expositivas e atividades em sala de aula, verificando-se compatível com os métodos utilizados pelos professores. Logo, atividades e dinâmicas compatíveis com estes estilos de aprendizagem, como auxílios audiovisuais, palestras e visualização de esquemas, diagramas e gráficos como forma de auxiliar as aulas expositivas, podem conseguir melhores resultados no processo de aprendizagem.Universidade do Oeste de Santa Catarina2014-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2970RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 12 No. 3 (2013): v. 12, n. 3, edição especial Anpad; 9-44RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 12 n. 3 (2013): v. 12, n. 3, edição especial Anpad; 9-442179-49361678-6483reponame:RACE (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2970/pdf_19Souza, Gustavo Henrique Silva deCosta, Antonio Carlos SilvaLima, Nilton CesarCoelho, Jorge Artur Peçanha de MirandaSantos, Paulo da Cruz Freire dosPontes Junior, José Fernandes Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-10T20:11:40Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/2970Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/racehttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/race/oairace@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br2179-49361678-6483opendoar:2019-07-10T20:11:40RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTILOS DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS VERSUS MÉTODOS DE ENSINO DOS PROFESSORES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
title ESTILOS DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS VERSUS MÉTODOS DE ENSINO DOS PROFESSORES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
spellingShingle ESTILOS DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS VERSUS MÉTODOS DE ENSINO DOS PROFESSORES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Souza, Gustavo Henrique Silva de
title_short ESTILOS DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS VERSUS MÉTODOS DE ENSINO DOS PROFESSORES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
title_full ESTILOS DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS VERSUS MÉTODOS DE ENSINO DOS PROFESSORES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
title_fullStr ESTILOS DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS VERSUS MÉTODOS DE ENSINO DOS PROFESSORES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
title_full_unstemmed ESTILOS DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS VERSUS MÉTODOS DE ENSINO DOS PROFESSORES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
title_sort ESTILOS DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS VERSUS MÉTODOS DE ENSINO DOS PROFESSORES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
author Souza, Gustavo Henrique Silva de
author_facet Souza, Gustavo Henrique Silva de
Costa, Antonio Carlos Silva
Lima, Nilton Cesar
Coelho, Jorge Artur Peçanha de Miranda
Santos, Paulo da Cruz Freire dos
Pontes Junior, José Fernandes Vieira
author_role author
author2 Costa, Antonio Carlos Silva
Lima, Nilton Cesar
Coelho, Jorge Artur Peçanha de Miranda
Santos, Paulo da Cruz Freire dos
Pontes Junior, José Fernandes Vieira
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Gustavo Henrique Silva de
Costa, Antonio Carlos Silva
Lima, Nilton Cesar
Coelho, Jorge Artur Peçanha de Miranda
Santos, Paulo da Cruz Freire dos
Pontes Junior, José Fernandes Vieira
description O aumento da produtividade das aulas em cursos do ensino superior tem partido do pressuposto de que a capacidade de aprendizagem pode ser estimulada por métodos de ensino adequados a estilos de aprendizagem. Nesse sentido, o objetivo deste artigo foi analisar a compatibilidade entre (1) os estilos de aprendizagem dos alunos e (2a) os métodos de ensino e (2b) os estilos de ensino dos professores do Curso de Administração da Universidade Federal de Alagoas, dentro do processo de desenvolvimento das competências do administrador. Por meio de um estudo multinível, exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa e quantitativa, a pesquisa foi conduzida com roteiro de observação, questionário semiestruturado e o Inventário de Estilos de Aprendizagem. Os resultados mostraram que os estilos de aprendizagem dos alunos de Administração se concentraram no estilo assimilador (46,2%). Tais indivíduos possuem preferência por aulas expositivas e atividades em sala de aula, verificando-se compatível com os métodos utilizados pelos professores. Logo, atividades e dinâmicas compatíveis com estes estilos de aprendizagem, como auxílios audiovisuais, palestras e visualização de esquemas, diagramas e gráficos como forma de auxiliar as aulas expositivas, podem conseguir melhores resultados no processo de aprendizagem.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2970
url https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2970
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2970/pdf_19
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 12 No. 3 (2013): v. 12, n. 3, edição especial Anpad; 9-44
RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 12 n. 3 (2013): v. 12, n. 3, edição especial Anpad; 9-44
2179-4936
1678-6483
reponame:RACE (Joaçaba. Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str RACE (Joaçaba. Online)
collection RACE (Joaçaba. Online)
repository.name.fl_str_mv RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv race@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br
_version_ 1800220425318301696