O que move o mercado acionário brasileiro?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Joana D'Arc Vieira
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Silva, César Augusto Tibúrcio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RACE (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/552
Resumo: O objetivo principal deste estudo foi verificar a influência de notícias econômicas no comportamento agregado do mercado brasileiro no período de 1995 a 2008. Pela teoria moderna de finanças, nos preços dos ativos, está refletido o fluxo de caixa futuro descontado (ELTON et al., 2004). No entanto, pesquisas recentes na área de finanças comportamentais mostram que nem sempre o mercado é eficiente, e o investidor pode tomar decisões que não sejam totalmente racionais. Isso significa que o preço das ações reflete outras notícias que não estejam totalmente relacionadas aos “fundamentos” de um título. Tradicionalmente os estudos na área de finanças procuram determinar o impacto de uma nova notícia (como distribuição de dividendos, anúncio de investimento, fusão e aquisição) sobre o preço da ação de uma empresa. Entretanto, o impacto de diversas notícias sobre o comportamento do mercado não tem sido objeto de atenção das pesquisas sobre o mercado brasileiro. Este estudo analisou 168 meses entre 1995 e 2008, usando regressão linear múltipla com Ibovespa mensal como variável dependente, em que foram determinados os maiores resíduos no período estudado. A partir destes resíduos procurou-se uma explicação para o comportamento do mercado. Constatou-se, ao final da pesquisa, que em 30 dos 168 meses, entre agosto de 1998 e janeiro de 2001, estão concentrados 8 dos 15 maiores resíduos encontrados. Palavras-chave: Finanças comportamentais. Mercado acionário. Ibovespa.
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