BRANDING E EMBALAGENS: A INOVAÇÃO POR MEIO DO DESIGN THINKING
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Unoesc & Ciência. ACSA (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/7874 |
Resumo: | O processo da internacionalização e o desenvolvimento de inovação tecnológica vêm desencadeando consequências importantes no desempenho da economia e na evolução das atividades do design. O produto “embalagem”, nos últimos anos, tem agregado a função de ser a ferramenta estratégica para empresas de bens de consumo. Seu papel vai muito além da proteção do produto oferecido e da já tradicional promoção de suas qualidades. Em última análise, a embalagem deixa de “ser parte” para “ser o produto”. Uma embalagem inovadora ajuda na conquista dos disputadíssimos espaços nos pontos de venda e pode elevar o valor da mercadoria e, por consequência, sua rentabilidade. A inovação nas embalagens também tem sido encarada como forma de aumentar as vendas e, sobretudo, as margens de lucro dos produtos de alto consumo. Basicamente, com uma roupagem mais moderna, as empresas tentam fazer com que o mercado valorize mais ou deixe de depreciar um produto já conhecido. Com o propósito de situar o design dentro de uma visão ampla, neste artigo objetivou-se mostrar a relevância do design thinking para o branding e o setor de embalagens, por meio de uma explanação a respeito do termo, apresentando sua conceituação na visão de alguns autores, além da relação do processo de inovação com suas áreas de atuação.Palavras-chave: Design thinking. Branding. Embalagens. Inovação. |
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BRANDING E EMBALAGENS: A INOVAÇÃO POR MEIO DO DESIGN THINKINGO processo da internacionalização e o desenvolvimento de inovação tecnológica vêm desencadeando consequências importantes no desempenho da economia e na evolução das atividades do design. O produto “embalagem”, nos últimos anos, tem agregado a função de ser a ferramenta estratégica para empresas de bens de consumo. Seu papel vai muito além da proteção do produto oferecido e da já tradicional promoção de suas qualidades. Em última análise, a embalagem deixa de “ser parte” para “ser o produto”. Uma embalagem inovadora ajuda na conquista dos disputadíssimos espaços nos pontos de venda e pode elevar o valor da mercadoria e, por consequência, sua rentabilidade. A inovação nas embalagens também tem sido encarada como forma de aumentar as vendas e, sobretudo, as margens de lucro dos produtos de alto consumo. Basicamente, com uma roupagem mais moderna, as empresas tentam fazer com que o mercado valorize mais ou deixe de depreciar um produto já conhecido. Com o propósito de situar o design dentro de uma visão ampla, neste artigo objetivou-se mostrar a relevância do design thinking para o branding e o setor de embalagens, por meio de uma explanação a respeito do termo, apresentando sua conceituação na visão de alguns autores, além da relação do processo de inovação com suas áreas de atuação.Palavras-chave: Design thinking. Branding. Embalagens. Inovação.Universidade do Oeste de Santa Catarina2016-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/7874Unoesc & Ciência - ACSA; v. 7 n. 1 (2016): Unoesc & Ciência - ACSA; 43-502178-34462178-5872reponame:Unoesc & Ciência. ACSA (Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/7874/pdfCopyright (c) 2016 Unoesc & Ciência - ACSAinfo:eu-repo/semantics/openAccessPezzi Parode, FabioCamiloti, Lidiane2016-06-06T19:50:45Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/7874Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/acsaPUBhttp://editora.unoesc.edu.br/index.php/acsa/oaidebora.pereira@unoesc.edu.br2178-34462178-3446opendoar:2016-06-06T19:50:45Unoesc & Ciência. ACSA (Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
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