Perfil dos alunos do curso de tecnologia em processos gerenciais (EAD) da Unoesc na percepção dos professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Unoesc & Ciência. ACSA (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/13062 |
Resumo: | Nos últimos anos a educação vem passando por transformações, principalmente ocasionadas pela introdução das ferramentas tecnológicas. Com essas mudanças, a Educação a Distância (EaD) tomou espaço como uma alternativa para a falta de disponibilidade de tempo e a dificuldade de deslocamento até a universidade. O aluno de curso EaD necessita ter algumas características, como disciplina, planejamento, dedicação e motivação, entre outras. Dentro desse contexto, no presente estudo qualitativo, com recorrência a técnicas quantitativas, buscou-se verificar, por meio de um questionário semiestruturado aplicado aos professores do curso de EaD de Tecnologia em Processos Gerenciais da Unoesc, o perfil apresentado pelos acadêmicos matriculados, com o objetivo de contribuir para o planejamento de intervenções pedagógicas no Curso. Os resultados demonstraram que uma das dificuldades enfrentadas pelos professores é o cumprimento dos prazos quanto à entrega das atividades, por parte dos alunos. Por outro lado, os alunos apresentam, em sua maioria, as características e competências necessárias para o eficiente desenvolvimento do curso de Educação a Distância.Palavras-chave: Competências. Perfil. Ensino a Distância. Alunos. Professores. |
id |
UNOESC-5_aaed58a923b92009ea7258d3458d621f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/13062 |
network_acronym_str |
UNOESC-5 |
network_name_str |
Unoesc & Ciência. ACSA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Perfil dos alunos do curso de tecnologia em processos gerenciais (EAD) da Unoesc na percepção dos professoresNos últimos anos a educação vem passando por transformações, principalmente ocasionadas pela introdução das ferramentas tecnológicas. Com essas mudanças, a Educação a Distância (EaD) tomou espaço como uma alternativa para a falta de disponibilidade de tempo e a dificuldade de deslocamento até a universidade. O aluno de curso EaD necessita ter algumas características, como disciplina, planejamento, dedicação e motivação, entre outras. Dentro desse contexto, no presente estudo qualitativo, com recorrência a técnicas quantitativas, buscou-se verificar, por meio de um questionário semiestruturado aplicado aos professores do curso de EaD de Tecnologia em Processos Gerenciais da Unoesc, o perfil apresentado pelos acadêmicos matriculados, com o objetivo de contribuir para o planejamento de intervenções pedagógicas no Curso. Os resultados demonstraram que uma das dificuldades enfrentadas pelos professores é o cumprimento dos prazos quanto à entrega das atividades, por parte dos alunos. Por outro lado, os alunos apresentam, em sua maioria, as características e competências necessárias para o eficiente desenvolvimento do curso de Educação a Distância.Palavras-chave: Competências. Perfil. Ensino a Distância. Alunos. Professores.Universidade do Oeste de Santa Catarina2017-10-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/13062Unoesc & Ciência - ACSA; v. 8 n. 2 (2017): Unoesc & Ciência - ACSA; 157-1662178-34462178-5872reponame:Unoesc & Ciência. ACSA (Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/13062/pdfCopyright (c) 2017 Jéssica Sara Bassotto, Ardinete Rover, Regina Oneda Mello, Patrícia Guarez Bentachinfo:eu-repo/semantics/openAccessRover, ArdineteMello, Regina OnedaBentach, Patrícia Guarez2017-10-05T14:25:01Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/13062Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/acsaPUBhttp://editora.unoesc.edu.br/index.php/acsa/oaidebora.pereira@unoesc.edu.br2178-34462178-3446opendoar:2017-10-05T14:25:01Unoesc & Ciência. ACSA (Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perfil dos alunos do curso de tecnologia em processos gerenciais (EAD) da Unoesc na percepção dos professores |
title |
Perfil dos alunos do curso de tecnologia em processos gerenciais (EAD) da Unoesc na percepção dos professores |
spellingShingle |
Perfil dos alunos do curso de tecnologia em processos gerenciais (EAD) da Unoesc na percepção dos professores Rover, Ardinete |
title_short |
Perfil dos alunos do curso de tecnologia em processos gerenciais (EAD) da Unoesc na percepção dos professores |
title_full |
Perfil dos alunos do curso de tecnologia em processos gerenciais (EAD) da Unoesc na percepção dos professores |
title_fullStr |
Perfil dos alunos do curso de tecnologia em processos gerenciais (EAD) da Unoesc na percepção dos professores |
title_full_unstemmed |
Perfil dos alunos do curso de tecnologia em processos gerenciais (EAD) da Unoesc na percepção dos professores |
title_sort |
Perfil dos alunos do curso de tecnologia em processos gerenciais (EAD) da Unoesc na percepção dos professores |
author |
Rover, Ardinete |
author_facet |
Rover, Ardinete Mello, Regina Oneda Bentach, Patrícia Guarez |
author_role |
author |
author2 |
Mello, Regina Oneda Bentach, Patrícia Guarez |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rover, Ardinete Mello, Regina Oneda Bentach, Patrícia Guarez |
description |
Nos últimos anos a educação vem passando por transformações, principalmente ocasionadas pela introdução das ferramentas tecnológicas. Com essas mudanças, a Educação a Distância (EaD) tomou espaço como uma alternativa para a falta de disponibilidade de tempo e a dificuldade de deslocamento até a universidade. O aluno de curso EaD necessita ter algumas características, como disciplina, planejamento, dedicação e motivação, entre outras. Dentro desse contexto, no presente estudo qualitativo, com recorrência a técnicas quantitativas, buscou-se verificar, por meio de um questionário semiestruturado aplicado aos professores do curso de EaD de Tecnologia em Processos Gerenciais da Unoesc, o perfil apresentado pelos acadêmicos matriculados, com o objetivo de contribuir para o planejamento de intervenções pedagógicas no Curso. Os resultados demonstraram que uma das dificuldades enfrentadas pelos professores é o cumprimento dos prazos quanto à entrega das atividades, por parte dos alunos. Por outro lado, os alunos apresentam, em sua maioria, as características e competências necessárias para o eficiente desenvolvimento do curso de Educação a Distância.Palavras-chave: Competências. Perfil. Ensino a Distância. Alunos. Professores. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/13062 |
url |
https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/13062 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/13062/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Unoesc & Ciência - ACSA; v. 8 n. 2 (2017): Unoesc & Ciência - ACSA; 157-166 2178-3446 2178-5872 reponame:Unoesc & Ciência. ACSA (Online) instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) instacron:UNOESC |
instname_str |
Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
instacron_str |
UNOESC |
institution |
UNOESC |
reponame_str |
Unoesc & Ciência. ACSA (Online) |
collection |
Unoesc & Ciência. ACSA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Unoesc & Ciência. ACSA (Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
debora.pereira@unoesc.edu.br |
_version_ |
1809218515157123072 |