A percepção do professor de Biologia e a sua formação: a Educação Ambiental em questão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Conjunto de dados |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP (dados de pesquisa) |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132012000300016 http://hdl.handle.net/11449/6379 |
Resumo: | O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi identificar as percepções dos professores de Biologia do município de Piracicaba, SP, e dos alunos concluintes de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas em relação à presença da Educação Ambiental em sua formação inicial, a fim de discutir a inserção da temática na universidade em geral e, especificamente, na licenciatura em Ciências Biológicas. Os resultados indicam que o professor de Biologia ainda necessita de uma formação mais crítica em relação à educação ambiental e que, numa perspectiva complexa, essa formação necessita ser tratada de forma mais rigorosa na universidade e nas licenciaturas em Ciências Biológicas para que os profissionais formados possam atuar, efetivamente, na formação cidadã para uma sociedade mais sustentável. |
id |
UNSP-2_8b214f83714ac9b58cf6f157eb627b03 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/6379 |
network_acronym_str |
UNSP-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP (dados de pesquisa) |
repository_id_str |
|
spelling |
A percepção do professor de Biologia e a sua formação: a Educação Ambiental em questãoThe perception of the teacher of biology and its formation: environmental education in questionFormação de professoresEducação AmbientalEnsino de BiologiaEnsino SuperiorTeacher trainingEnvironmental educationBiology teachingHigher educationO presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi identificar as percepções dos professores de Biologia do município de Piracicaba, SP, e dos alunos concluintes de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas em relação à presença da Educação Ambiental em sua formação inicial, a fim de discutir a inserção da temática na universidade em geral e, especificamente, na licenciatura em Ciências Biológicas. Os resultados indicam que o professor de Biologia ainda necessita de uma formação mais crítica em relação à educação ambiental e que, numa perspectiva complexa, essa formação necessita ser tratada de forma mais rigorosa na universidade e nas licenciaturas em Ciências Biológicas para que os profissionais formados possam atuar, efetivamente, na formação cidadã para uma sociedade mais sustentável.The article shows the results of a survey aimed at identifying the perceptions of Biology teachers from Piracicaba, SP, and of graduating Biological Sciences students. The presence of environmental education in their initial training is investigated in order to discuss the introduction of the theme at the university in general and specifically in the Biological Sciences. The results indicate that the biology teachers still need more critical environmental education training and this training, from a complex perspective, needs to be intense in order that degreed professionals can effectively act in civic education for a more sustainable society.Universidade Federal de Goiás (UFG) Instituto de Ciências BiológicasUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências e LetrasUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências e LetrasUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Federal de Goiás (UFG)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Guimarães, Simone Sendin MoreiraInforsato, Edson do Carmo [UNESP]2014-05-20T13:21:57Z2014-05-20T13:21:57Z2012-01-01Artigoinfo:eu-repo/semantics/datasetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/dataset737-754application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132012000300016Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 18, n. 3, p. 737-754, 2012.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/637910.1590/S1516-73132012000300016S1516-73132012000300016S1516-73132012000300016.pdf0792309624270467SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESP (dados de pesquisa)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNSPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-10T18:53:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/6379Repositório de Dados de PesquisaPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:2024-06-10T18:53:05Repositório Institucional da UNESP (dados de pesquisa) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A percepção do professor de Biologia e a sua formação: a Educação Ambiental em questão The perception of the teacher of biology and its formation: environmental education in question |
title |
A percepção do professor de Biologia e a sua formação: a Educação Ambiental em questão |
spellingShingle |
A percepção do professor de Biologia e a sua formação: a Educação Ambiental em questão Guimarães, Simone Sendin Moreira Formação de professores Educação Ambiental Ensino de Biologia Ensino Superior Teacher training Environmental education Biology teaching Higher education |
title_short |
A percepção do professor de Biologia e a sua formação: a Educação Ambiental em questão |
title_full |
A percepção do professor de Biologia e a sua formação: a Educação Ambiental em questão |
title_fullStr |
A percepção do professor de Biologia e a sua formação: a Educação Ambiental em questão |
title_full_unstemmed |
A percepção do professor de Biologia e a sua formação: a Educação Ambiental em questão |
title_sort |
A percepção do professor de Biologia e a sua formação: a Educação Ambiental em questão |
author |
Guimarães, Simone Sendin Moreira |
author_facet |
Guimarães, Simone Sendin Moreira Inforsato, Edson do Carmo [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Inforsato, Edson do Carmo [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás (UFG) Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Simone Sendin Moreira Inforsato, Edson do Carmo [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Educação Ambiental Ensino de Biologia Ensino Superior Teacher training Environmental education Biology teaching Higher education |
topic |
Formação de professores Educação Ambiental Ensino de Biologia Ensino Superior Teacher training Environmental education Biology teaching Higher education |
description |
O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi identificar as percepções dos professores de Biologia do município de Piracicaba, SP, e dos alunos concluintes de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas em relação à presença da Educação Ambiental em sua formação inicial, a fim de discutir a inserção da temática na universidade em geral e, especificamente, na licenciatura em Ciências Biológicas. Os resultados indicam que o professor de Biologia ainda necessita de uma formação mais crítica em relação à educação ambiental e que, numa perspectiva complexa, essa formação necessita ser tratada de forma mais rigorosa na universidade e nas licenciaturas em Ciências Biológicas para que os profissionais formados possam atuar, efetivamente, na formação cidadã para uma sociedade mais sustentável. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01 2014-05-20T13:21:57Z 2014-05-20T13:21:57Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Artigo info:eu-repo/semantics/dataset info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.none.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/dataset |
format |
dataset |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132012000300016 Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 18, n. 3, p. 737-754, 2012. 1516-7313 http://hdl.handle.net/11449/6379 10.1590/S1516-73132012000300016 S1516-73132012000300016 S1516-73132012000300016.pdf 0792309624270467 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132012000300016 http://hdl.handle.net/11449/6379 |
identifier_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 18, n. 3, p. 737-754, 2012. 1516-7313 10.1590/S1516-73132012000300016 S1516-73132012000300016 S1516-73132012000300016.pdf 0792309624270467 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
737-754 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP (dados de pesquisa) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNSP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNSP |
institution |
UNSP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP (dados de pesquisa) |
collection |
Repositório Institucional da UNESP (dados de pesquisa) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP (dados de pesquisa) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriounesp@unesp.br |
_version_ |
1827770017212530688 |