Didática da física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castiblanco Abril, Olga Lucía [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Nardi, Roberto [UNESP]
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.culturaacademica.com.br/catalogo-detalhe.asp?ctl_id=476
http://hdl.handle.net/11449/126216
Resumo: Com o propósito de contribuir com meios que permitam uma melhor compreensão da natureza da Didática da Física como disciplina de cursos de Física, esta obra exprime a experiência de Roberto Nardi e Olga Castiblanco como professores de Física no ensino médio, e principalmente no ensino superior, no Brasil e na Colômbia. Foi concebida também com base em pesquisa conduzida pelos autores, na qual buscaram organizar e ministrar conjuntamente a disciplina Didática das Ciências em curso de licenciatura em Física. O livro apresenta uma estrutura teórica associada a sugestões de atividades práticas que relacionam objetivos, conteúdos e metodologias de ensino, com o objetivo de garantir coerência entre o que se diz e o que se faz em sala de aula quando se ensina essa disciplina. Os autores defendem a ideia de que a Didática da Física possui conteúdos característicos, que podem ser trabalhados com os futuros professores, dando-lhes suporte para gerar estratégias de ensino próprias. Para eles a disciplina deve superar a perspectiva exclusivamente instrumentalista e buscar também a dimensão essencial da Didática, que é a de dar identidade à profissão de ensinar. Em decorrência de tal concepção os autores propõem uma “Pratica de ensino a partir de três dimensões”, na qual apresentam os pressupostos que devem ser considerados para organizar sequências de atividades em um curso de Didática da Física. A dimensão física objetiva levar os licenciandos a rever suas concepções da Física e do Ensino da Física; a dimensão sociocultural procura gerar inquietações sobre como resolver os problemas de adequação dos conteúdos e das metodologias de ensino para diversas realidades educacionais; e a dimensão técnica visa chamar a atenção para a superação da visão ingênua de que a utilização de recursos de apoio em sala de aula garante a solução para os problemas de ensino ou que é o único objetivo da Didática da Física.
id UNSP_010f66bf5883a979cd79fded7d9c81a2
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/126216
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Didática da físicaEducação para CiênciaCom o propósito de contribuir com meios que permitam uma melhor compreensão da natureza da Didática da Física como disciplina de cursos de Física, esta obra exprime a experiência de Roberto Nardi e Olga Castiblanco como professores de Física no ensino médio, e principalmente no ensino superior, no Brasil e na Colômbia. Foi concebida também com base em pesquisa conduzida pelos autores, na qual buscaram organizar e ministrar conjuntamente a disciplina Didática das Ciências em curso de licenciatura em Física. O livro apresenta uma estrutura teórica associada a sugestões de atividades práticas que relacionam objetivos, conteúdos e metodologias de ensino, com o objetivo de garantir coerência entre o que se diz e o que se faz em sala de aula quando se ensina essa disciplina. Os autores defendem a ideia de que a Didática da Física possui conteúdos característicos, que podem ser trabalhados com os futuros professores, dando-lhes suporte para gerar estratégias de ensino próprias. Para eles a disciplina deve superar a perspectiva exclusivamente instrumentalista e buscar também a dimensão essencial da Didática, que é a de dar identidade à profissão de ensinar. Em decorrência de tal concepção os autores propõem uma “Pratica de ensino a partir de três dimensões”, na qual apresentam os pressupostos que devem ser considerados para organizar sequências de atividades em um curso de Didática da Física. A dimensão física objetiva levar os licenciandos a rever suas concepções da Física e do Ensino da Física; a dimensão sociocultural procura gerar inquietações sobre como resolver os problemas de adequação dos conteúdos e das metodologias de ensino para diversas realidades educacionais; e a dimensão técnica visa chamar a atenção para a superação da visão ingênua de que a utilização de recursos de apoio em sala de aula garante a solução para os problemas de ensino ou que é o único objetivo da Didática da Física.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Cultura AcadêmicaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Castiblanco Abril, Olga Lucía [UNESP]Nardi, Roberto [UNESP]2015-08-06T16:15:13Z2015-08-06T16:15:13Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://www.culturaacademica.com.br/catalogo-detalhe.asp?ctl_id=476CASTIBLANCO ABRIL, Olga Lucía; NARDI, Roberto. Didática da física. 1. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014. (Coleção PROPG Digital- UNESP). ISBN 9788579835728.9788579835728http://hdl.handle.net/11449/126216ISBN9788579835728.pdf4449947783474945porColeção PROPG Digital (UNESP)http://hdl.handle.net/11449/144841info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-19T06:26:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/126216Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:46:41.722125Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Didática da física
title Didática da física
spellingShingle Didática da física
Castiblanco Abril, Olga Lucía [UNESP]
Educação para Ciência
title_short Didática da física
title_full Didática da física
title_fullStr Didática da física
title_full_unstemmed Didática da física
title_sort Didática da física
author Castiblanco Abril, Olga Lucía [UNESP]
author_facet Castiblanco Abril, Olga Lucía [UNESP]
Nardi, Roberto [UNESP]
author_role author
author2 Nardi, Roberto [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Castiblanco Abril, Olga Lucía [UNESP]
Nardi, Roberto [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação para Ciência
topic Educação para Ciência
description Com o propósito de contribuir com meios que permitam uma melhor compreensão da natureza da Didática da Física como disciplina de cursos de Física, esta obra exprime a experiência de Roberto Nardi e Olga Castiblanco como professores de Física no ensino médio, e principalmente no ensino superior, no Brasil e na Colômbia. Foi concebida também com base em pesquisa conduzida pelos autores, na qual buscaram organizar e ministrar conjuntamente a disciplina Didática das Ciências em curso de licenciatura em Física. O livro apresenta uma estrutura teórica associada a sugestões de atividades práticas que relacionam objetivos, conteúdos e metodologias de ensino, com o objetivo de garantir coerência entre o que se diz e o que se faz em sala de aula quando se ensina essa disciplina. Os autores defendem a ideia de que a Didática da Física possui conteúdos característicos, que podem ser trabalhados com os futuros professores, dando-lhes suporte para gerar estratégias de ensino próprias. Para eles a disciplina deve superar a perspectiva exclusivamente instrumentalista e buscar também a dimensão essencial da Didática, que é a de dar identidade à profissão de ensinar. Em decorrência de tal concepção os autores propõem uma “Pratica de ensino a partir de três dimensões”, na qual apresentam os pressupostos que devem ser considerados para organizar sequências de atividades em um curso de Didática da Física. A dimensão física objetiva levar os licenciandos a rever suas concepções da Física e do Ensino da Física; a dimensão sociocultural procura gerar inquietações sobre como resolver os problemas de adequação dos conteúdos e das metodologias de ensino para diversas realidades educacionais; e a dimensão técnica visa chamar a atenção para a superação da visão ingênua de que a utilização de recursos de apoio em sala de aula garante a solução para os problemas de ensino ou que é o único objetivo da Didática da Física.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-08-06T16:15:13Z
2015-08-06T16:15:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.culturaacademica.com.br/catalogo-detalhe.asp?ctl_id=476
CASTIBLANCO ABRIL, Olga Lucía; NARDI, Roberto. Didática da física. 1. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014. (Coleção PROPG Digital- UNESP). ISBN 9788579835728.
9788579835728
http://hdl.handle.net/11449/126216
ISBN9788579835728.pdf
4449947783474945
url http://www.culturaacademica.com.br/catalogo-detalhe.asp?ctl_id=476
http://hdl.handle.net/11449/126216
identifier_str_mv CASTIBLANCO ABRIL, Olga Lucía; NARDI, Roberto. Didática da física. 1. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014. (Coleção PROPG Digital- UNESP). ISBN 9788579835728.
9788579835728
ISBN9788579835728.pdf
4449947783474945
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Coleção PROPG Digital (UNESP)
http://hdl.handle.net/11449/144841
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cultura Acadêmica
publisher.none.fl_str_mv Cultura Acadêmica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129247231868928