Relato de sala de aula: diferenciação de abordagens teóricas e práticas nas aulas de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo, Natacha Fidelis do [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silva, Jackson Gois da [UNESP], José, Soraia, José, Cássia, Di Doné, Larissa Zana [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/464
http://hdl.handle.net/11449/142733
Resumo: This paper describes the development and implementation of two distinct teaching units, developed with students from high school two state schools full-time. The subject matter in a unit was Organic Chemistry, the other was Power Wiring, this consists of five classes and that consists of seven classes. The teaching units consisted of lectures, experimental, problem solving, presentations, videos and educational games. The main objective of this study was to compare the theoretical and practical approaches of these units and check what works and what does not these.
id UNSP_01b588cec4ae220de8410cc2da53ff2e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/142733
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Relato de sala de aula: diferenciação de abordagens teóricas e práticas nas aulas de químicaPIBIDChemistryEducationPIBIDQuímicaEnsinoThis paper describes the development and implementation of two distinct teaching units, developed with students from high school two state schools full-time. The subject matter in a unit was Organic Chemistry, the other was Power Wiring, this consists of five classes and that consists of seven classes. The teaching units consisted of lectures, experimental, problem solving, presentations, videos and educational games. The main objective of this study was to compare the theoretical and practical approaches of these units and check what works and what does not these.O presente trabalho descreve o desenvolvimento e a execução de duas unidades didáticas distintas, desenvolvidas com alunos de Ensino Médio de duas Escolas Estaduais de período integral. O assunto abordado em uma unidade foi Química Orgânica, na outra foi Energia de Ligação, esta composta por cinco aulas e aquela composta por sete aulas. As unidades didáticas foram constituídas por aulas expositivas, experimentais, resolução de exercícios, apresentações de vídeos e jogos didáticos. O principal objetivo desse trabalho foi comparar as abordagens teóricas e práticas dessas unidades e verificar o que funciona e o que não nestas.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio PretoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Escola Estadual Cardeal LemeEscola Estadual Jamil KauanCarmo, Natacha Fidelis do [UNESP]Silva, Jackson Gois da [UNESP]José, SoraiaJosé, CássiaDi Doné, Larissa Zana [UNESP]2016-08-04T13:36:21Z2016-08-04T13:36:21Z2015-09-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject1-7application/pdfhttp://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/4648º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-7, 2015.2176-9761http://hdl.handle.net/11449/142733ISSN2176-9761-2015-01-07-carmo.pdfPROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de extensão universitária da UNESPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-02T06:13:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/142733Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:17:54.670793Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Relato de sala de aula: diferenciação de abordagens teóricas e práticas nas aulas de química
title Relato de sala de aula: diferenciação de abordagens teóricas e práticas nas aulas de química
spellingShingle Relato de sala de aula: diferenciação de abordagens teóricas e práticas nas aulas de química
Carmo, Natacha Fidelis do [UNESP]
PIBID
Chemistry
Education
PIBID
Química
Ensino
title_short Relato de sala de aula: diferenciação de abordagens teóricas e práticas nas aulas de química
title_full Relato de sala de aula: diferenciação de abordagens teóricas e práticas nas aulas de química
title_fullStr Relato de sala de aula: diferenciação de abordagens teóricas e práticas nas aulas de química
title_full_unstemmed Relato de sala de aula: diferenciação de abordagens teóricas e práticas nas aulas de química
title_sort Relato de sala de aula: diferenciação de abordagens teóricas e práticas nas aulas de química
author Carmo, Natacha Fidelis do [UNESP]
author_facet Carmo, Natacha Fidelis do [UNESP]
Silva, Jackson Gois da [UNESP]
José, Soraia
José, Cássia
Di Doné, Larissa Zana [UNESP]
author_role author
author2 Silva, Jackson Gois da [UNESP]
José, Soraia
José, Cássia
Di Doné, Larissa Zana [UNESP]
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Escola Estadual Cardeal Leme
Escola Estadual Jamil Kauan
dc.contributor.author.fl_str_mv Carmo, Natacha Fidelis do [UNESP]
Silva, Jackson Gois da [UNESP]
José, Soraia
José, Cássia
Di Doné, Larissa Zana [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv PIBID
Chemistry
Education
PIBID
Química
Ensino
topic PIBID
Chemistry
Education
PIBID
Química
Ensino
description This paper describes the development and implementation of two distinct teaching units, developed with students from high school two state schools full-time. The subject matter in a unit was Organic Chemistry, the other was Power Wiring, this consists of five classes and that consists of seven classes. The teaching units consisted of lectures, experimental, problem solving, presentations, videos and educational games. The main objective of this study was to compare the theoretical and practical approaches of these units and check what works and what does not these.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-04
2016-08-04T13:36:21Z
2016-08-04T13:36:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/464
8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-7, 2015.
2176-9761
http://hdl.handle.net/11449/142733
ISSN2176-9761-2015-01-07-carmo.pdf
url http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/464
http://hdl.handle.net/11449/142733
identifier_str_mv 8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-7, 2015.
2176-9761
ISSN2176-9761-2015-01-07-carmo.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de extensão universitária da UNESP
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1-7
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129048457510912