Relato de sala de aula: diferenciação de abordagens teóricas e práticas nas aulas de química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/464 http://hdl.handle.net/11449/142733 |
Resumo: | This paper describes the development and implementation of two distinct teaching units, developed with students from high school two state schools full-time. The subject matter in a unit was Organic Chemistry, the other was Power Wiring, this consists of five classes and that consists of seven classes. The teaching units consisted of lectures, experimental, problem solving, presentations, videos and educational games. The main objective of this study was to compare the theoretical and practical approaches of these units and check what works and what does not these. |
id |
UNSP_01b588cec4ae220de8410cc2da53ff2e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/142733 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Relato de sala de aula: diferenciação de abordagens teóricas e práticas nas aulas de químicaPIBIDChemistryEducationPIBIDQuímicaEnsinoThis paper describes the development and implementation of two distinct teaching units, developed with students from high school two state schools full-time. The subject matter in a unit was Organic Chemistry, the other was Power Wiring, this consists of five classes and that consists of seven classes. The teaching units consisted of lectures, experimental, problem solving, presentations, videos and educational games. The main objective of this study was to compare the theoretical and practical approaches of these units and check what works and what does not these.O presente trabalho descreve o desenvolvimento e a execução de duas unidades didáticas distintas, desenvolvidas com alunos de Ensino Médio de duas Escolas Estaduais de período integral. O assunto abordado em uma unidade foi Química Orgânica, na outra foi Energia de Ligação, esta composta por cinco aulas e aquela composta por sete aulas. As unidades didáticas foram constituídas por aulas expositivas, experimentais, resolução de exercícios, apresentações de vídeos e jogos didáticos. O principal objetivo desse trabalho foi comparar as abordagens teóricas e práticas dessas unidades e verificar o que funciona e o que não nestas.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio PretoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Escola Estadual Cardeal LemeEscola Estadual Jamil KauanCarmo, Natacha Fidelis do [UNESP]Silva, Jackson Gois da [UNESP]José, SoraiaJosé, CássiaDi Doné, Larissa Zana [UNESP]2016-08-04T13:36:21Z2016-08-04T13:36:21Z2015-09-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject1-7application/pdfhttp://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/4648º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-7, 2015.2176-9761http://hdl.handle.net/11449/142733ISSN2176-9761-2015-01-07-carmo.pdfPROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de extensão universitária da UNESPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-02T06:13:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/142733Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:17:54.670793Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relato de sala de aula: diferenciação de abordagens teóricas e práticas nas aulas de química |
title |
Relato de sala de aula: diferenciação de abordagens teóricas e práticas nas aulas de química |
spellingShingle |
Relato de sala de aula: diferenciação de abordagens teóricas e práticas nas aulas de química Carmo, Natacha Fidelis do [UNESP] PIBID Chemistry Education PIBID Química Ensino |
title_short |
Relato de sala de aula: diferenciação de abordagens teóricas e práticas nas aulas de química |
title_full |
Relato de sala de aula: diferenciação de abordagens teóricas e práticas nas aulas de química |
title_fullStr |
Relato de sala de aula: diferenciação de abordagens teóricas e práticas nas aulas de química |
title_full_unstemmed |
Relato de sala de aula: diferenciação de abordagens teóricas e práticas nas aulas de química |
title_sort |
Relato de sala de aula: diferenciação de abordagens teóricas e práticas nas aulas de química |
author |
Carmo, Natacha Fidelis do [UNESP] |
author_facet |
Carmo, Natacha Fidelis do [UNESP] Silva, Jackson Gois da [UNESP] José, Soraia José, Cássia Di Doné, Larissa Zana [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Jackson Gois da [UNESP] José, Soraia José, Cássia Di Doné, Larissa Zana [UNESP] |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Escola Estadual Cardeal Leme Escola Estadual Jamil Kauan |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carmo, Natacha Fidelis do [UNESP] Silva, Jackson Gois da [UNESP] José, Soraia José, Cássia Di Doné, Larissa Zana [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PIBID Chemistry Education PIBID Química Ensino |
topic |
PIBID Chemistry Education PIBID Química Ensino |
description |
This paper describes the development and implementation of two distinct teaching units, developed with students from high school two state schools full-time. The subject matter in a unit was Organic Chemistry, the other was Power Wiring, this consists of five classes and that consists of seven classes. The teaching units consisted of lectures, experimental, problem solving, presentations, videos and educational games. The main objective of this study was to compare the theoretical and practical approaches of these units and check what works and what does not these. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-04 2016-08-04T13:36:21Z 2016-08-04T13:36:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/464 8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-7, 2015. 2176-9761 http://hdl.handle.net/11449/142733 ISSN2176-9761-2015-01-07-carmo.pdf |
url |
http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/464 http://hdl.handle.net/11449/142733 |
identifier_str_mv |
8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-7, 2015. 2176-9761 ISSN2176-9761-2015-01-07-carmo.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de extensão universitária da UNESP |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1-7 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129048457510912 |