Fóruns online na formação crítico-reflexiva de professores de línguas estrangeiras: uma representação do pensamento crítico em fases na/pela linguagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rozenfeld, Cibele Cecilio De Faria [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1981-57942014000100002
http://hdl.handle.net/11449/109699
Resumo: This paper describes an investigation into the initial training of foreign language teachers (German and English) and the internships required in the fourth year, considering the possibility that online forums may provide a virtual environment for the manifestation of critical thinking by future teachers. We analyze the messages and themes addressed in three forums, based on concepts of critical thinking and on the theoretical model of Practical Inquiry proposed by Garrison, Anderson and Archer (2000; 2001). For a better understanding of the phases in discussions on topics, we use the model of these authors, also identifying some discourse markers characterized by them, mainly based on the assumptions of Systemic Functional Linguistics (HALLIDAY, 1994) and on the types of conversational moves proposed by Eggins and Slade (1997). A new model was created based on the selected theoretical underpinnings and on the analysis of the data, as well as the conclusion was that online forums can be considered an important tool for the manifestation of teachers' critical thinking and for a critical reflexive education, in a context marked by the specificities of information society.
id UNSP_023ec33e024934c3e0eb3932f441cf4f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/109699
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Fóruns online na formação crítico-reflexiva de professores de línguas estrangeiras: uma representação do pensamento crítico em fases na/pela linguagemOnline forums in critical and reflective training of foreign language teachers: a critical thinking representation in phases in/by languageFóruns onlinePensamento críticoEstágio supervisionado de língua estrangeiraFormação inicial de professores de línguasOnline ForumsCritical ThinkingSupervised Foreign Language InternshipInitial Teachers TrainingThis paper describes an investigation into the initial training of foreign language teachers (German and English) and the internships required in the fourth year, considering the possibility that online forums may provide a virtual environment for the manifestation of critical thinking by future teachers. We analyze the messages and themes addressed in three forums, based on concepts of critical thinking and on the theoretical model of Practical Inquiry proposed by Garrison, Anderson and Archer (2000; 2001). For a better understanding of the phases in discussions on topics, we use the model of these authors, also identifying some discourse markers characterized by them, mainly based on the assumptions of Systemic Functional Linguistics (HALLIDAY, 1994) and on the types of conversational moves proposed by Eggins and Slade (1997). A new model was created based on the selected theoretical underpinnings and on the analysis of the data, as well as the conclusion was that online forums can be considered an important tool for the manifestation of teachers' critical thinking and for a critical reflexive education, in a context marked by the specificities of information society.Este trabalho tem como objetivo apresentar o recorte de uma investigação que focalizou a formação inicial de professores de língua estrangeira (alemão e inglês) e lançou luzes sobre os estágios obrigatórios do quarto ano, considerando a possibilidade que fóruns online de um ambiente virtual podem oferecer para a manifestação do pensamento crítico dos futuros professores. Analisamos os temas abordados e as mensagens de três fóruns, com base no conceito de pensamento crítico e no modelo teórico de Investigação Prática de Garrison, Anderson e Archer (2000, 2001). Para uma melhor compreensão das fases nas discussões dos tópicos, utilizamos o modelo dos autores, identificando também alguns marcadores discursivos característicos de cada uma delas, com base nos pressupostos da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1994) e nos tipos de movimentos conversacionais (moves) propostos por Eggins e Slade (1997). A partir dos subsídios teóricos selecionados e da análise dos dados, foi possível desenvolver um novo modelo e concluir que o fórum online pode ser considerado uma importante ferramenta para a manifestação do pensamento crítico de professores e para uma formação crítico-reflexiva, em um contexto marcado por especificidades da sociedade de informação.Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letra Departamento de Letras ModernasUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letra Departamento de Letras ModernasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rozenfeld, Cibele Cecilio De Faria [UNESP]2014-09-30T18:18:35Z2014-09-30T18:18:35Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article35-62application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1981-57942014000100002Alfa : Revista de Linguística (São José do Rio Preto). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, v. 58, n. 1, p. 35-62, 2014.1981-5794http://hdl.handle.net/11449/10969910.1590/S1981-57942014000100002S1981-57942014000100002S1981-57942014000100002.pdf09432230458710600000-0001-8915-9541SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporAlfa: Revista de Linguística (São José do Rio Preto)info:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-06T06:15:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/109699Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:35:57.678877Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Fóruns online na formação crítico-reflexiva de professores de línguas estrangeiras: uma representação do pensamento crítico em fases na/pela linguagem
Online forums in critical and reflective training of foreign language teachers: a critical thinking representation in phases in/by language
title Fóruns online na formação crítico-reflexiva de professores de línguas estrangeiras: uma representação do pensamento crítico em fases na/pela linguagem
spellingShingle Fóruns online na formação crítico-reflexiva de professores de línguas estrangeiras: uma representação do pensamento crítico em fases na/pela linguagem
Rozenfeld, Cibele Cecilio De Faria [UNESP]
Fóruns online
Pensamento crítico
Estágio supervisionado de língua estrangeira
Formação inicial de professores de línguas
Online Forums
Critical Thinking
Supervised Foreign Language Internship
Initial Teachers Training
title_short Fóruns online na formação crítico-reflexiva de professores de línguas estrangeiras: uma representação do pensamento crítico em fases na/pela linguagem
title_full Fóruns online na formação crítico-reflexiva de professores de línguas estrangeiras: uma representação do pensamento crítico em fases na/pela linguagem
title_fullStr Fóruns online na formação crítico-reflexiva de professores de línguas estrangeiras: uma representação do pensamento crítico em fases na/pela linguagem
title_full_unstemmed Fóruns online na formação crítico-reflexiva de professores de línguas estrangeiras: uma representação do pensamento crítico em fases na/pela linguagem
title_sort Fóruns online na formação crítico-reflexiva de professores de línguas estrangeiras: uma representação do pensamento crítico em fases na/pela linguagem
author Rozenfeld, Cibele Cecilio De Faria [UNESP]
author_facet Rozenfeld, Cibele Cecilio De Faria [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rozenfeld, Cibele Cecilio De Faria [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Fóruns online
Pensamento crítico
Estágio supervisionado de língua estrangeira
Formação inicial de professores de línguas
Online Forums
Critical Thinking
Supervised Foreign Language Internship
Initial Teachers Training
topic Fóruns online
Pensamento crítico
Estágio supervisionado de língua estrangeira
Formação inicial de professores de línguas
Online Forums
Critical Thinking
Supervised Foreign Language Internship
Initial Teachers Training
description This paper describes an investigation into the initial training of foreign language teachers (German and English) and the internships required in the fourth year, considering the possibility that online forums may provide a virtual environment for the manifestation of critical thinking by future teachers. We analyze the messages and themes addressed in three forums, based on concepts of critical thinking and on the theoretical model of Practical Inquiry proposed by Garrison, Anderson and Archer (2000; 2001). For a better understanding of the phases in discussions on topics, we use the model of these authors, also identifying some discourse markers characterized by them, mainly based on the assumptions of Systemic Functional Linguistics (HALLIDAY, 1994) and on the types of conversational moves proposed by Eggins and Slade (1997). A new model was created based on the selected theoretical underpinnings and on the analysis of the data, as well as the conclusion was that online forums can be considered an important tool for the manifestation of teachers' critical thinking and for a critical reflexive education, in a context marked by the specificities of information society.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-30T18:18:35Z
2014-09-30T18:18:35Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1981-57942014000100002
Alfa : Revista de Linguística (São José do Rio Preto). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, v. 58, n. 1, p. 35-62, 2014.
1981-5794
http://hdl.handle.net/11449/109699
10.1590/S1981-57942014000100002
S1981-57942014000100002
S1981-57942014000100002.pdf
0943223045871060
0000-0001-8915-9541
url http://dx.doi.org/10.1590/S1981-57942014000100002
http://hdl.handle.net/11449/109699
identifier_str_mv Alfa : Revista de Linguística (São José do Rio Preto). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, v. 58, n. 1, p. 35-62, 2014.
1981-5794
10.1590/S1981-57942014000100002
S1981-57942014000100002
S1981-57942014000100002.pdf
0943223045871060
0000-0001-8915-9541
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Alfa: Revista de Linguística (São José do Rio Preto)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 35-62
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129093615484928