O uso de fóruns online na formação inicial de professores de língua estrangeira: uma proposta de análise da manifestação do pensamento crítico na/pela linguagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/103553 |
Resumo: | Esta investigação focaliza a formação inicial de professores de língua estrangeira (alemão e inglês) e lança luzes sobre seus estágios obrigatórios do quarto ano, considerando a possibilidade que os fóruns online de um ambiente virtual oferecem para a manifestação do pensamento crítico dos futuros professores. Inicialmente, buscamos entender de que forma o uso de fóruns pode favorecer esse processo. Em seguida, focalizamos mais especificamente a manifestação do pensamento crítico no trabalho com essa ferramenta. Com esse intento, analisamos mais atentamente os temas abordados e desenvolvidos em tópicos de três fóruns com base em conceitos distintos de pensamento crítico e no modelo de investigação crítica de Garrison, Anderson e Archer (2000; 2001). Para uma melhor compreensão das fases nos tópicos do modelo, identificamos também alguns marcadores discursivos característicos de cada uma delas, com base nos pressupostos da Linguística Sistêmico Funcional, (HALLIDAY, 1994) e nos tipos de movimentos conversacionais (moves) propostos por Eggins e Slade (1997). A partir dos subsídios teóricos selecionados e de nossas análises, foi possível concluir que o fórum online pode ser considerado uma importante ferramenta para a manifestação do pensamento crítico de professores e para uma formação críticoreflexiva, em um contexto marcado por especificidades da sociedade de informação |
id |
UNSP_88fec35b623c993dfc2c92d476ad3fc9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/103553 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O uso de fóruns online na formação inicial de professores de língua estrangeira: uma proposta de análise da manifestação do pensamento crítico na/pela linguagemProfessores - FormaçãoPensamento críticoFóruns onlineFormação inicial de professoresCritical thinkingEsta investigação focaliza a formação inicial de professores de língua estrangeira (alemão e inglês) e lança luzes sobre seus estágios obrigatórios do quarto ano, considerando a possibilidade que os fóruns online de um ambiente virtual oferecem para a manifestação do pensamento crítico dos futuros professores. Inicialmente, buscamos entender de que forma o uso de fóruns pode favorecer esse processo. Em seguida, focalizamos mais especificamente a manifestação do pensamento crítico no trabalho com essa ferramenta. Com esse intento, analisamos mais atentamente os temas abordados e desenvolvidos em tópicos de três fóruns com base em conceitos distintos de pensamento crítico e no modelo de investigação crítica de Garrison, Anderson e Archer (2000; 2001). Para uma melhor compreensão das fases nos tópicos do modelo, identificamos também alguns marcadores discursivos característicos de cada uma delas, com base nos pressupostos da Linguística Sistêmico Funcional, (HALLIDAY, 1994) e nos tipos de movimentos conversacionais (moves) propostos por Eggins e Slade (1997). A partir dos subsídios teóricos selecionados e de nossas análises, foi possível concluir que o fórum online pode ser considerado uma importante ferramenta para a manifestação do pensamento crítico de professores e para uma formação críticoreflexiva, em um contexto marcado por especificidades da sociedade de informaçãoThis research focuses on the initial training of foreign languages teachers (German and English) and it sheds light over the required internships in the fourth year, considering that online forums provide a virtual environment for developing critical thinking of future teachers. Initially, we sought to understand how using forums can support this process. Afterwards we focus more specifically on the development of critical thinking resulted from working with this tool. With this intent, we look more closely at themes treated and developed in topics of three online forums based on different concepts of critical thinking and on the practical model inquiry of Garrison, Anderson and Archer (2000; 2001). For a better understanding of the phases in the topics, we have also identified some characteristic discourse elements of each of them, based on the assumptions of systemic functional linguistics (Halliday, 1994) and on the conversational moves types proposed by Eggins and Slade (1997). From the selected theoretical basis and our analysis, we concluded that the online forum can be considered an important tool for developing teachers’ critical thinking and for a critical-reflexive education in a context marked by information society specificitiesUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Soto, Ucy [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rozenfeld, Cibele Cecílio de Faria [UNESP]2014-06-11T19:32:46Z2014-06-11T19:32:46Z2011-05-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis2 v. : il., tabs.application/pdfROZENFELD, Cibele Cecilio de Faria. O uso de fóruns online na formação inicial de professores de língua estrangeira: uma proposta de análise da manifestação do pensamento crítico na/pela linguagem. 2011. 2 v. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011.http://hdl.handle.net/11449/103553000646537rozenfeld_ccf_dr_arafcl.pdf33004030009P409432230458710600000-0001-8915-9541Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-13T14:22:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/103553Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:45:23.531650Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso de fóruns online na formação inicial de professores de língua estrangeira: uma proposta de análise da manifestação do pensamento crítico na/pela linguagem |
title |
O uso de fóruns online na formação inicial de professores de língua estrangeira: uma proposta de análise da manifestação do pensamento crítico na/pela linguagem |
spellingShingle |
O uso de fóruns online na formação inicial de professores de língua estrangeira: uma proposta de análise da manifestação do pensamento crítico na/pela linguagem Rozenfeld, Cibele Cecílio de Faria [UNESP] Professores - Formação Pensamento crítico Fóruns online Formação inicial de professores Critical thinking |
title_short |
O uso de fóruns online na formação inicial de professores de língua estrangeira: uma proposta de análise da manifestação do pensamento crítico na/pela linguagem |
title_full |
O uso de fóruns online na formação inicial de professores de língua estrangeira: uma proposta de análise da manifestação do pensamento crítico na/pela linguagem |
title_fullStr |
O uso de fóruns online na formação inicial de professores de língua estrangeira: uma proposta de análise da manifestação do pensamento crítico na/pela linguagem |
title_full_unstemmed |
O uso de fóruns online na formação inicial de professores de língua estrangeira: uma proposta de análise da manifestação do pensamento crítico na/pela linguagem |
title_sort |
O uso de fóruns online na formação inicial de professores de língua estrangeira: uma proposta de análise da manifestação do pensamento crítico na/pela linguagem |
author |
Rozenfeld, Cibele Cecílio de Faria [UNESP] |
author_facet |
Rozenfeld, Cibele Cecílio de Faria [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Soto, Ucy [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rozenfeld, Cibele Cecílio de Faria [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - Formação Pensamento crítico Fóruns online Formação inicial de professores Critical thinking |
topic |
Professores - Formação Pensamento crítico Fóruns online Formação inicial de professores Critical thinking |
description |
Esta investigação focaliza a formação inicial de professores de língua estrangeira (alemão e inglês) e lança luzes sobre seus estágios obrigatórios do quarto ano, considerando a possibilidade que os fóruns online de um ambiente virtual oferecem para a manifestação do pensamento crítico dos futuros professores. Inicialmente, buscamos entender de que forma o uso de fóruns pode favorecer esse processo. Em seguida, focalizamos mais especificamente a manifestação do pensamento crítico no trabalho com essa ferramenta. Com esse intento, analisamos mais atentamente os temas abordados e desenvolvidos em tópicos de três fóruns com base em conceitos distintos de pensamento crítico e no modelo de investigação crítica de Garrison, Anderson e Archer (2000; 2001). Para uma melhor compreensão das fases nos tópicos do modelo, identificamos também alguns marcadores discursivos característicos de cada uma delas, com base nos pressupostos da Linguística Sistêmico Funcional, (HALLIDAY, 1994) e nos tipos de movimentos conversacionais (moves) propostos por Eggins e Slade (1997). A partir dos subsídios teóricos selecionados e de nossas análises, foi possível concluir que o fórum online pode ser considerado uma importante ferramenta para a manifestação do pensamento crítico de professores e para uma formação críticoreflexiva, em um contexto marcado por especificidades da sociedade de informação |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-05-16 2014-06-11T19:32:46Z 2014-06-11T19:32:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ROZENFELD, Cibele Cecilio de Faria. O uso de fóruns online na formação inicial de professores de língua estrangeira: uma proposta de análise da manifestação do pensamento crítico na/pela linguagem. 2011. 2 v. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011. http://hdl.handle.net/11449/103553 000646537 rozenfeld_ccf_dr_arafcl.pdf 33004030009P4 0943223045871060 0000-0001-8915-9541 |
identifier_str_mv |
ROZENFELD, Cibele Cecilio de Faria. O uso de fóruns online na formação inicial de professores de língua estrangeira: uma proposta de análise da manifestação do pensamento crítico na/pela linguagem. 2011. 2 v. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011. 000646537 rozenfeld_ccf_dr_arafcl.pdf 33004030009P4 0943223045871060 0000-0001-8915-9541 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/103553 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
2 v. : il., tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129459335725056 |