Metodologias ativas e o desenvolvimento de habilidades e competências: estratégias para um ensino contextualizado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/204400 |
Resumo: | A sociedade vive hoje em um cenário digital, global, imprevisível e complexo. O mundo, as relações sociais e o mercado de trabalho se modificam constantemente e essas características afetam diretamente o contexto escolar, exigindo inúmeras adaptações. Pesquisadores de diferentes áreas acreditam que somente uma formação integral do aluno poderá prepará-los para os desafios deste século e isso inclui a busca por novas estratégias de ensino que possam desenvolver novas habilidades e competências, em um processo de ensino-aprendizagem que contemple as dimensões cognitivas, sociais e emocionais. Neste contexto, este estudo propôs desenvolver, analisar e avaliar um conjunto de atividades pedagógicas, baseadas em metodologias ativas, visando contribuir para o desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais dos alunos. O produto educacional proposto é um ebook com histórias do cotidiano dos alunos, que propiciam o diálogo e a reflexão, favorecendo tomadas de decisões responsáveis e bem sucedidas. A pesquisa foi realizada com alunos do 5º ano do ensino fundamental de um colégio particular do interior paulista, e estruturada em três etapas de desenvolvimento: aplicação de atividades diagnósticas, implantação de estratégias de acolhimento e intervenções utilizando metodologias ativas. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários com perguntas abertas; e a análise dos dados foi feita utilizando análise de conteúdo. Nossos resultados mostraram que o uso de estratégias de ensino com base em metodologias ativas em conjunto com avaliações diagnósticas impactaram em postura autônoma e protagonista dos alunos, com uma evolução positiva nas relações interpessoais destes, onde habilidades como respeito, colaboração e empatia foram desenvolvidas, culminando, inclusive, em uma ressignificação dos conteúdos abordados e melhora no desempenho acadêmico. |
id |
UNSP_02c1d61d97af9aa4454039ff7c60c399 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/204400 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Metodologias ativas e o desenvolvimento de habilidades e competências: estratégias para um ensino contextualizadoActive methodologies and the development of abilities and competences: strategies for a contextualized teachingAprendizagem emocionalCompetênciasEstratégias de ensinoHabilidadesMetodologias ativasEmotional learningCompetencesLearning strategiesAbilitiesActive methodologiesA sociedade vive hoje em um cenário digital, global, imprevisível e complexo. O mundo, as relações sociais e o mercado de trabalho se modificam constantemente e essas características afetam diretamente o contexto escolar, exigindo inúmeras adaptações. Pesquisadores de diferentes áreas acreditam que somente uma formação integral do aluno poderá prepará-los para os desafios deste século e isso inclui a busca por novas estratégias de ensino que possam desenvolver novas habilidades e competências, em um processo de ensino-aprendizagem que contemple as dimensões cognitivas, sociais e emocionais. Neste contexto, este estudo propôs desenvolver, analisar e avaliar um conjunto de atividades pedagógicas, baseadas em metodologias ativas, visando contribuir para o desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais dos alunos. O produto educacional proposto é um ebook com histórias do cotidiano dos alunos, que propiciam o diálogo e a reflexão, favorecendo tomadas de decisões responsáveis e bem sucedidas. A pesquisa foi realizada com alunos do 5º ano do ensino fundamental de um colégio particular do interior paulista, e estruturada em três etapas de desenvolvimento: aplicação de atividades diagnósticas, implantação de estratégias de acolhimento e intervenções utilizando metodologias ativas. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários com perguntas abertas; e a análise dos dados foi feita utilizando análise de conteúdo. Nossos resultados mostraram que o uso de estratégias de ensino com base em metodologias ativas em conjunto com avaliações diagnósticas impactaram em postura autônoma e protagonista dos alunos, com uma evolução positiva nas relações interpessoais destes, onde habilidades como respeito, colaboração e empatia foram desenvolvidas, culminando, inclusive, em uma ressignificação dos conteúdos abordados e melhora no desempenho acadêmico.Our society nowadays lives in a digital, global, unpredictable and complex scenario. The world and the labor market constantly change and these features affect directly the school setting, demanding several adaptations. Researchers from different areas believe that only a full student education can prepare them for this century challenges and this includes the search for new strategies of teaching which can develop new abilities and skills, in a teaching process that contemplates the cognitive, social and emotional dimensions. In this context, this study proposes evaluate the impact of the use of teaching strategies based on active methodologies, involving disciplinary knowledges and personal interests in the development of skills and socio-emotional competences. The proposed educational product is an ebook with histories of the students daily lives, which provides dialogue and reflection, favoring responsible and successful decision makings. The intervention was carried out among 5th grade elementary school students in a private school in the paulista inland and structured in three stages of the development: the appliance of diagnostic activities, implementation of welcoming strategies and interventions using active methodologies. The collection of data was carried out through questionnaires with open questions, and the analysis of the data was made by using analysis of the content. Our results confirmed that the use of teaching strategies based on active methodologies together with diagnostic evaluations, impacted in an autonomous and protagonist posture of the students, with a positive evolution in their interpersonal relationships, where skills such as respect, collaboration and empathy were developed culminating in a ressignification of the contents discussed and improvement in the academic performance.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mello, Denise Fernandes de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Castagnaro, Thaís Janaína2021-04-16T17:18:21Z2021-04-16T17:18:21Z2021-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20440033004056091P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-12T06:22:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204400Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:09:43.486713Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologias ativas e o desenvolvimento de habilidades e competências: estratégias para um ensino contextualizado Active methodologies and the development of abilities and competences: strategies for a contextualized teaching |
title |
Metodologias ativas e o desenvolvimento de habilidades e competências: estratégias para um ensino contextualizado |
spellingShingle |
Metodologias ativas e o desenvolvimento de habilidades e competências: estratégias para um ensino contextualizado Castagnaro, Thaís Janaína Aprendizagem emocional Competências Estratégias de ensino Habilidades Metodologias ativas Emotional learning Competences Learning strategies Abilities Active methodologies |
title_short |
Metodologias ativas e o desenvolvimento de habilidades e competências: estratégias para um ensino contextualizado |
title_full |
Metodologias ativas e o desenvolvimento de habilidades e competências: estratégias para um ensino contextualizado |
title_fullStr |
Metodologias ativas e o desenvolvimento de habilidades e competências: estratégias para um ensino contextualizado |
title_full_unstemmed |
Metodologias ativas e o desenvolvimento de habilidades e competências: estratégias para um ensino contextualizado |
title_sort |
Metodologias ativas e o desenvolvimento de habilidades e competências: estratégias para um ensino contextualizado |
author |
Castagnaro, Thaís Janaína |
author_facet |
Castagnaro, Thaís Janaína |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mello, Denise Fernandes de [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castagnaro, Thaís Janaína |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem emocional Competências Estratégias de ensino Habilidades Metodologias ativas Emotional learning Competences Learning strategies Abilities Active methodologies |
topic |
Aprendizagem emocional Competências Estratégias de ensino Habilidades Metodologias ativas Emotional learning Competences Learning strategies Abilities Active methodologies |
description |
A sociedade vive hoje em um cenário digital, global, imprevisível e complexo. O mundo, as relações sociais e o mercado de trabalho se modificam constantemente e essas características afetam diretamente o contexto escolar, exigindo inúmeras adaptações. Pesquisadores de diferentes áreas acreditam que somente uma formação integral do aluno poderá prepará-los para os desafios deste século e isso inclui a busca por novas estratégias de ensino que possam desenvolver novas habilidades e competências, em um processo de ensino-aprendizagem que contemple as dimensões cognitivas, sociais e emocionais. Neste contexto, este estudo propôs desenvolver, analisar e avaliar um conjunto de atividades pedagógicas, baseadas em metodologias ativas, visando contribuir para o desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais dos alunos. O produto educacional proposto é um ebook com histórias do cotidiano dos alunos, que propiciam o diálogo e a reflexão, favorecendo tomadas de decisões responsáveis e bem sucedidas. A pesquisa foi realizada com alunos do 5º ano do ensino fundamental de um colégio particular do interior paulista, e estruturada em três etapas de desenvolvimento: aplicação de atividades diagnósticas, implantação de estratégias de acolhimento e intervenções utilizando metodologias ativas. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários com perguntas abertas; e a análise dos dados foi feita utilizando análise de conteúdo. Nossos resultados mostraram que o uso de estratégias de ensino com base em metodologias ativas em conjunto com avaliações diagnósticas impactaram em postura autônoma e protagonista dos alunos, com uma evolução positiva nas relações interpessoais destes, onde habilidades como respeito, colaboração e empatia foram desenvolvidas, culminando, inclusive, em uma ressignificação dos conteúdos abordados e melhora no desempenho acadêmico. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-16T17:18:21Z 2021-04-16T17:18:21Z 2021-02-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/204400 33004056091P0 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/204400 |
identifier_str_mv |
33004056091P0 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129167269560320 |