Formação do professor do ensino básico para a educação para a mídia: avaliação de um protótipo de currículo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/102217 |
Resumo: | A pesquisa investiga a formação de docentes do ensino médio visando o trabalho com a educação para a mídia, fundamental para o alcance da meta inscrita nos documentos norteadores da educação brasileira, visando o desenvolvimento da competência de localizar e usar seletivamente a informação, bem como do uso da comunicação social para a manifestação de ideias pelos cidadãos brasileiros, possibilitando o desenvolvimento individual, das comunidades e da democracia. O projeto, iniciado a partir do interesse de unidades escolares, contou com a participação de profissionais da rede pública paulista de educação, alocados em escolas do município de Bauru. Participaram tanto professores experientes quanto iniciantes, oriundos de diversas áreas do saber, nos anos de 2009 e 2010. A especificidade do projeto centrou-se na intenção das escolas de desenvolver atividades que articulassem os conteúdos curriculares aos conceitos de educação para a mídia, terreno pouco explorado por projetos na área. Adotou-se a metodologia da pesquisa-ação por permitir a construção conjunta de saberes e a participação dos docentes, de forma ativa, nas decisões sobre o próprio processo de formação. Um protótipo de currículo europeu, chancelado pela UNESCO, para a mídia-educação norteou a formação docente e o planejamento das atividades pedagógicas. As oficinas tiveram como resultado a elaboração de planos de aula nas áreas de linguagens, matemática, educação física, filosofia e educação artística, que aplicados em sala de aula demonstraram ser relevantes para o processo de aprendizagem. No processo de construção, análise e aplicação dos mesmos pelos docentes, foram observadas lacunas no referencial adotado que, considerando a realidade brasileira, não provê abordagem suficientemente... |
id |
UNSP_03353fa5e1f2892b9c5b43940d591124 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/102217 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Formação do professor do ensino básico para a educação para a mídia: avaliação de um protótipo de currículoTecnologia educacionalProfessores - FormaçãoComunicação de massaTecnologia da informaçãoA pesquisa investiga a formação de docentes do ensino médio visando o trabalho com a educação para a mídia, fundamental para o alcance da meta inscrita nos documentos norteadores da educação brasileira, visando o desenvolvimento da competência de localizar e usar seletivamente a informação, bem como do uso da comunicação social para a manifestação de ideias pelos cidadãos brasileiros, possibilitando o desenvolvimento individual, das comunidades e da democracia. O projeto, iniciado a partir do interesse de unidades escolares, contou com a participação de profissionais da rede pública paulista de educação, alocados em escolas do município de Bauru. Participaram tanto professores experientes quanto iniciantes, oriundos de diversas áreas do saber, nos anos de 2009 e 2010. A especificidade do projeto centrou-se na intenção das escolas de desenvolver atividades que articulassem os conteúdos curriculares aos conceitos de educação para a mídia, terreno pouco explorado por projetos na área. Adotou-se a metodologia da pesquisa-ação por permitir a construção conjunta de saberes e a participação dos docentes, de forma ativa, nas decisões sobre o próprio processo de formação. Um protótipo de currículo europeu, chancelado pela UNESCO, para a mídia-educação norteou a formação docente e o planejamento das atividades pedagógicas. As oficinas tiveram como resultado a elaboração de planos de aula nas áreas de linguagens, matemática, educação física, filosofia e educação artística, que aplicados em sala de aula demonstraram ser relevantes para o processo de aprendizagem. No processo de construção, análise e aplicação dos mesmos pelos docentes, foram observadas lacunas no referencial adotado que, considerando a realidade brasileira, não provê abordagem suficientemente...This paper presents a continuing education project aimed to the training of teachers from public high schools to act as media educators, fundamental to achieving the goal enshrined in the documents guiding the Brazilian education, to develop the competence to find and use information selectively, as well as the use of media for the expression of ideas by Brazilian citizens, enabling the development of communities, individuals and democracy. It was started at the request of schools from the city of Bauru, São Paulo, and was developed in the years 2009 and 2010 with both experienced and beginners professionals, from different fields of knowledge. Project‟s specificity consisted in attending schools demand for activities that articulate the curricular contents to media education, hardly ever theorized and grounded in our country. By allowing the joint construction of knowledge and participation of teachers actively in decisions about their own training process, the methodology of participatory research was chosen. The benchmark used was a European prototype curriculum for media education, sanctioned by UNESCO that guided the planning of teacher training and educational activities. The workshops have resulted in the development of twelve lesson plans in the areas of languages, mathematics, physical education, philosophy and art education. Applied in the classroom, they proved to be relevant to students, enabling them to understand the contents. Nevertheless, during the process of building, analyzing and implementing the plans by the teachers, theoretical gaps in the prototype curriculum were observed concerning the formation of teachers for Brazilian reality, the document was not able to provide in-depth approach for teachers to: a) fully understand the cultural processes that underlie the students‟ and their own... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Júnior, Juvenal Zanchetta [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Almeida, Lígia Beatriz Carvalho de [UNESP]2014-06-11T19:31:45Z2014-06-11T19:31:45Z2012-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis243 f. il.application/pdfALMEIDA, Lígia Beatriz Carvalho de. Formação do professor do ensino básico para a educação para a mídia: avaliação de um protótipo de currículo. 2012. 243 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2012.http://hdl.handle.net/11449/102217000689309almeida_lbc_dr_mar.pdf33004110040P5Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:36:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102217Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:36:07Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação do professor do ensino básico para a educação para a mídia: avaliação de um protótipo de currículo |
title |
Formação do professor do ensino básico para a educação para a mídia: avaliação de um protótipo de currículo |
spellingShingle |
Formação do professor do ensino básico para a educação para a mídia: avaliação de um protótipo de currículo Almeida, Lígia Beatriz Carvalho de [UNESP] Tecnologia educacional Professores - Formação Comunicação de massa Tecnologia da informação |
title_short |
Formação do professor do ensino básico para a educação para a mídia: avaliação de um protótipo de currículo |
title_full |
Formação do professor do ensino básico para a educação para a mídia: avaliação de um protótipo de currículo |
title_fullStr |
Formação do professor do ensino básico para a educação para a mídia: avaliação de um protótipo de currículo |
title_full_unstemmed |
Formação do professor do ensino básico para a educação para a mídia: avaliação de um protótipo de currículo |
title_sort |
Formação do professor do ensino básico para a educação para a mídia: avaliação de um protótipo de currículo |
author |
Almeida, Lígia Beatriz Carvalho de [UNESP] |
author_facet |
Almeida, Lígia Beatriz Carvalho de [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Júnior, Juvenal Zanchetta [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Lígia Beatriz Carvalho de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia educacional Professores - Formação Comunicação de massa Tecnologia da informação |
topic |
Tecnologia educacional Professores - Formação Comunicação de massa Tecnologia da informação |
description |
A pesquisa investiga a formação de docentes do ensino médio visando o trabalho com a educação para a mídia, fundamental para o alcance da meta inscrita nos documentos norteadores da educação brasileira, visando o desenvolvimento da competência de localizar e usar seletivamente a informação, bem como do uso da comunicação social para a manifestação de ideias pelos cidadãos brasileiros, possibilitando o desenvolvimento individual, das comunidades e da democracia. O projeto, iniciado a partir do interesse de unidades escolares, contou com a participação de profissionais da rede pública paulista de educação, alocados em escolas do município de Bauru. Participaram tanto professores experientes quanto iniciantes, oriundos de diversas áreas do saber, nos anos de 2009 e 2010. A especificidade do projeto centrou-se na intenção das escolas de desenvolver atividades que articulassem os conteúdos curriculares aos conceitos de educação para a mídia, terreno pouco explorado por projetos na área. Adotou-se a metodologia da pesquisa-ação por permitir a construção conjunta de saberes e a participação dos docentes, de forma ativa, nas decisões sobre o próprio processo de formação. Um protótipo de currículo europeu, chancelado pela UNESCO, para a mídia-educação norteou a formação docente e o planejamento das atividades pedagógicas. As oficinas tiveram como resultado a elaboração de planos de aula nas áreas de linguagens, matemática, educação física, filosofia e educação artística, que aplicados em sala de aula demonstraram ser relevantes para o processo de aprendizagem. No processo de construção, análise e aplicação dos mesmos pelos docentes, foram observadas lacunas no referencial adotado que, considerando a realidade brasileira, não provê abordagem suficientemente... |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-01 2014-06-11T19:31:45Z 2014-06-11T19:31:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALMEIDA, Lígia Beatriz Carvalho de. Formação do professor do ensino básico para a educação para a mídia: avaliação de um protótipo de currículo. 2012. 243 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2012. http://hdl.handle.net/11449/102217 000689309 almeida_lbc_dr_mar.pdf 33004110040P5 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, Lígia Beatriz Carvalho de. Formação do professor do ensino básico para a educação para a mídia: avaliação de um protótipo de currículo. 2012. 243 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2012. 000689309 almeida_lbc_dr_mar.pdf 33004110040P5 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/102217 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
243 f. il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128105409150976 |