Formação do professor do ensino básico para a educação para a mídia: avaliação de um protótipo de currículo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Lígia Beatriz Carvalho de [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102217
Resumo: A pesquisa investiga a formação de docentes do ensino médio visando o trabalho com a educação para a mídia, fundamental para o alcance da meta inscrita nos documentos norteadores da educação brasileira, visando o desenvolvimento da competência de localizar e usar seletivamente a informação, bem como do uso da comunicação social para a manifestação de ideias pelos cidadãos brasileiros, possibilitando o desenvolvimento individual, das comunidades e da democracia. O projeto, iniciado a partir do interesse de unidades escolares, contou com a participação de profissionais da rede pública paulista de educação, alocados em escolas do município de Bauru. Participaram tanto professores experientes quanto iniciantes, oriundos de diversas áreas do saber, nos anos de 2009 e 2010. A especificidade do projeto centrou-se na intenção das escolas de desenvolver atividades que articulassem os conteúdos curriculares aos conceitos de educação para a mídia, terreno pouco explorado por projetos na área. Adotou-se a metodologia da pesquisa-ação por permitir a construção conjunta de saberes e a participação dos docentes, de forma ativa, nas decisões sobre o próprio processo de formação. Um protótipo de currículo europeu, chancelado pela UNESCO, para a mídia-educação norteou a formação docente e o planejamento das atividades pedagógicas. As oficinas tiveram como resultado a elaboração de planos de aula nas áreas de linguagens, matemática, educação física, filosofia e educação artística, que aplicados em sala de aula demonstraram ser relevantes para o processo de aprendizagem. No processo de construção, análise e aplicação dos mesmos pelos docentes, foram observadas lacunas no referencial adotado que, considerando a realidade brasileira, não provê abordagem suficientemente...
id UNSP_03353fa5e1f2892b9c5b43940d591124
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102217
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação do professor do ensino básico para a educação para a mídia: avaliação de um protótipo de currículoTecnologia educacionalProfessores - FormaçãoComunicação de massaTecnologia da informaçãoA pesquisa investiga a formação de docentes do ensino médio visando o trabalho com a educação para a mídia, fundamental para o alcance da meta inscrita nos documentos norteadores da educação brasileira, visando o desenvolvimento da competência de localizar e usar seletivamente a informação, bem como do uso da comunicação social para a manifestação de ideias pelos cidadãos brasileiros, possibilitando o desenvolvimento individual, das comunidades e da democracia. O projeto, iniciado a partir do interesse de unidades escolares, contou com a participação de profissionais da rede pública paulista de educação, alocados em escolas do município de Bauru. Participaram tanto professores experientes quanto iniciantes, oriundos de diversas áreas do saber, nos anos de 2009 e 2010. A especificidade do projeto centrou-se na intenção das escolas de desenvolver atividades que articulassem os conteúdos curriculares aos conceitos de educação para a mídia, terreno pouco explorado por projetos na área. Adotou-se a metodologia da pesquisa-ação por permitir a construção conjunta de saberes e a participação dos docentes, de forma ativa, nas decisões sobre o próprio processo de formação. Um protótipo de currículo europeu, chancelado pela UNESCO, para a mídia-educação norteou a formação docente e o planejamento das atividades pedagógicas. As oficinas tiveram como resultado a elaboração de planos de aula nas áreas de linguagens, matemática, educação física, filosofia e educação artística, que aplicados em sala de aula demonstraram ser relevantes para o processo de aprendizagem. No processo de construção, análise e aplicação dos mesmos pelos docentes, foram observadas lacunas no referencial adotado que, considerando a realidade brasileira, não provê abordagem suficientemente...This paper presents a continuing education project aimed to the training of teachers from public high schools to act as media educators, fundamental to achieving the goal enshrined in the documents guiding the Brazilian education, to develop the competence to find and use information selectively, as well as the use of media for the expression of ideas by Brazilian citizens, enabling the development of communities, individuals and democracy. It was started at the request of schools from the city of Bauru, São Paulo, and was developed in the years 2009 and 2010 with both experienced and beginners professionals, from different fields of knowledge. Project‟s specificity consisted in attending schools demand for activities that articulate the curricular contents to media education, hardly ever theorized and grounded in our country. By allowing the joint construction of knowledge and participation of teachers actively in decisions about their own training process, the methodology of participatory research was chosen. The benchmark used was a European prototype curriculum for media education, sanctioned by UNESCO that guided the planning of teacher training and educational activities. The workshops have resulted in the development of twelve lesson plans in the areas of languages, mathematics, physical education, philosophy and art education. Applied in the classroom, they proved to be relevant to students, enabling them to understand the contents. Nevertheless, during the process of building, analyzing and implementing the plans by the teachers, theoretical gaps in the prototype curriculum were observed concerning the formation of teachers for Brazilian reality, the document was not able to provide in-depth approach for teachers to: a) fully understand the cultural processes that underlie the students‟ and their own... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Júnior, Juvenal Zanchetta [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Almeida, Lígia Beatriz Carvalho de [UNESP]2014-06-11T19:31:45Z2014-06-11T19:31:45Z2012-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis243 f. il.application/pdfALMEIDA, Lígia Beatriz Carvalho de. Formação do professor do ensino básico para a educação para a mídia: avaliação de um protótipo de currículo. 2012. 243 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2012.http://hdl.handle.net/11449/102217000689309almeida_lbc_dr_mar.pdf33004110040P5Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:36:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102217Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:36:07Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação do professor do ensino básico para a educação para a mídia: avaliação de um protótipo de currículo
title Formação do professor do ensino básico para a educação para a mídia: avaliação de um protótipo de currículo
spellingShingle Formação do professor do ensino básico para a educação para a mídia: avaliação de um protótipo de currículo
Almeida, Lígia Beatriz Carvalho de [UNESP]
Tecnologia educacional
Professores - Formação
Comunicação de massa
Tecnologia da informação
title_short Formação do professor do ensino básico para a educação para a mídia: avaliação de um protótipo de currículo
title_full Formação do professor do ensino básico para a educação para a mídia: avaliação de um protótipo de currículo
title_fullStr Formação do professor do ensino básico para a educação para a mídia: avaliação de um protótipo de currículo
title_full_unstemmed Formação do professor do ensino básico para a educação para a mídia: avaliação de um protótipo de currículo
title_sort Formação do professor do ensino básico para a educação para a mídia: avaliação de um protótipo de currículo
author Almeida, Lígia Beatriz Carvalho de [UNESP]
author_facet Almeida, Lígia Beatriz Carvalho de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Júnior, Juvenal Zanchetta [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Lígia Beatriz Carvalho de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Professores - Formação
Comunicação de massa
Tecnologia da informação
topic Tecnologia educacional
Professores - Formação
Comunicação de massa
Tecnologia da informação
description A pesquisa investiga a formação de docentes do ensino médio visando o trabalho com a educação para a mídia, fundamental para o alcance da meta inscrita nos documentos norteadores da educação brasileira, visando o desenvolvimento da competência de localizar e usar seletivamente a informação, bem como do uso da comunicação social para a manifestação de ideias pelos cidadãos brasileiros, possibilitando o desenvolvimento individual, das comunidades e da democracia. O projeto, iniciado a partir do interesse de unidades escolares, contou com a participação de profissionais da rede pública paulista de educação, alocados em escolas do município de Bauru. Participaram tanto professores experientes quanto iniciantes, oriundos de diversas áreas do saber, nos anos de 2009 e 2010. A especificidade do projeto centrou-se na intenção das escolas de desenvolver atividades que articulassem os conteúdos curriculares aos conceitos de educação para a mídia, terreno pouco explorado por projetos na área. Adotou-se a metodologia da pesquisa-ação por permitir a construção conjunta de saberes e a participação dos docentes, de forma ativa, nas decisões sobre o próprio processo de formação. Um protótipo de currículo europeu, chancelado pela UNESCO, para a mídia-educação norteou a formação docente e o planejamento das atividades pedagógicas. As oficinas tiveram como resultado a elaboração de planos de aula nas áreas de linguagens, matemática, educação física, filosofia e educação artística, que aplicados em sala de aula demonstraram ser relevantes para o processo de aprendizagem. No processo de construção, análise e aplicação dos mesmos pelos docentes, foram observadas lacunas no referencial adotado que, considerando a realidade brasileira, não provê abordagem suficientemente...
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-01
2014-06-11T19:31:45Z
2014-06-11T19:31:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALMEIDA, Lígia Beatriz Carvalho de. Formação do professor do ensino básico para a educação para a mídia: avaliação de um protótipo de currículo. 2012. 243 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/102217
000689309
almeida_lbc_dr_mar.pdf
33004110040P5
identifier_str_mv ALMEIDA, Lígia Beatriz Carvalho de. Formação do professor do ensino básico para a educação para a mídia: avaliação de um protótipo de currículo. 2012. 243 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2012.
000689309
almeida_lbc_dr_mar.pdf
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/102217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 243 f. il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128105409150976