O processo de alfabetização em crianças autistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Penteado, Isabela
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/251429
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso buscou analisar os processos de alfabetização para alunos com Transtorno do Espectro Autista(TEA), de forma a compreender aspectos facilitadores desta tarefa, a partir de trabalhos acadêmicos. O objetivo pautou-se em analisar dissertações, teses e artigos sobre os processos de alfabetização e sobre o Transtorno do Espectro Autistas (TEA. Foram trabalhadas algumas questões sociais em que são mostradas algumas dificuldades no âmbito da comunicação e educação e as leis que foram criadas para enfatizar os direitos de pessoas autistas. E por fim iremos refletir sobre o processo da alfabetização e aos poucos aprofundando na questão da alfabetização de autistas mostrando métodos didáticos, que auxiliam no processo de alfabetização , ainda no quesito educação falaremos um pouco sobre a formação do docente e de que forma isso afeta o processo de alfabetização, essas fontes foram identificadas por meio de consultas a bases de dados como a Scientific Electronic Library Online (SciELO), abrangendo publicações relacionadas ao tema.
id UNSP_03e1fcadc6132b4604eba76906b884c1
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/251429
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O processo de alfabetização em crianças autistasThe literacy process of autistic childrenDeficiênciaTranstorno do espectro autistaAlfabetizaçãoDisabilityAutism spectrum disorderLiteracyEste trabalho de conclusão de curso buscou analisar os processos de alfabetização para alunos com Transtorno do Espectro Autista(TEA), de forma a compreender aspectos facilitadores desta tarefa, a partir de trabalhos acadêmicos. O objetivo pautou-se em analisar dissertações, teses e artigos sobre os processos de alfabetização e sobre o Transtorno do Espectro Autistas (TEA. Foram trabalhadas algumas questões sociais em que são mostradas algumas dificuldades no âmbito da comunicação e educação e as leis que foram criadas para enfatizar os direitos de pessoas autistas. E por fim iremos refletir sobre o processo da alfabetização e aos poucos aprofundando na questão da alfabetização de autistas mostrando métodos didáticos, que auxiliam no processo de alfabetização , ainda no quesito educação falaremos um pouco sobre a formação do docente e de que forma isso afeta o processo de alfabetização, essas fontes foram identificadas por meio de consultas a bases de dados como a Scientific Electronic Library Online (SciELO), abrangendo publicações relacionadas ao tema.This undergraduate thesis aimed to analyze literacy processes for students with Autism Spectrum Disorder (ASD), aiming to understand facilitative aspects of this task based on academic works. The objective was to examine dissertations, theses, and articles on literacy processes and Autism Spectrum Disorder (ASD). Some social issues were addressed, highlighting difficulties in communication and education, along with laws created to emphasize the rights of autistic individuals. Finally, we will reflect on the literacy process, gradually delving into the issue of literacy for individuals with autism, demonstrating didactic methods that aid in the literacy process. Regarding education, we will also touch upon teacher training and how it affects the literacy process. These sources were identified through searches in databases such as the Scientific Electronic Library Online (SciELO), covering publications related to the topic.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Osti, Andréia [UNESP]Penteado, Isabela2023-11-23T12:02:24Z2023-11-23T12:02:24Z2023-11-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/251429porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-24T06:13:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251429Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:35:09.809703Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de alfabetização em crianças autistas
The literacy process of autistic children
title O processo de alfabetização em crianças autistas
spellingShingle O processo de alfabetização em crianças autistas
Penteado, Isabela
Deficiência
Transtorno do espectro autista
Alfabetização
Disability
Autism spectrum disorder
Literacy
title_short O processo de alfabetização em crianças autistas
title_full O processo de alfabetização em crianças autistas
title_fullStr O processo de alfabetização em crianças autistas
title_full_unstemmed O processo de alfabetização em crianças autistas
title_sort O processo de alfabetização em crianças autistas
author Penteado, Isabela
author_facet Penteado, Isabela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Osti, Andréia [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Penteado, Isabela
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiência
Transtorno do espectro autista
Alfabetização
Disability
Autism spectrum disorder
Literacy
topic Deficiência
Transtorno do espectro autista
Alfabetização
Disability
Autism spectrum disorder
Literacy
description Este trabalho de conclusão de curso buscou analisar os processos de alfabetização para alunos com Transtorno do Espectro Autista(TEA), de forma a compreender aspectos facilitadores desta tarefa, a partir de trabalhos acadêmicos. O objetivo pautou-se em analisar dissertações, teses e artigos sobre os processos de alfabetização e sobre o Transtorno do Espectro Autistas (TEA. Foram trabalhadas algumas questões sociais em que são mostradas algumas dificuldades no âmbito da comunicação e educação e as leis que foram criadas para enfatizar os direitos de pessoas autistas. E por fim iremos refletir sobre o processo da alfabetização e aos poucos aprofundando na questão da alfabetização de autistas mostrando métodos didáticos, que auxiliam no processo de alfabetização , ainda no quesito educação falaremos um pouco sobre a formação do docente e de que forma isso afeta o processo de alfabetização, essas fontes foram identificadas por meio de consultas a bases de dados como a Scientific Electronic Library Online (SciELO), abrangendo publicações relacionadas ao tema.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-23T12:02:24Z
2023-11-23T12:02:24Z
2023-11-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/11449/251429
url https://hdl.handle.net/11449/251429
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128952267440128