Da licenciatura à sala de aula: o processo de aprender a ensinar em tempos e espaços variados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Rosemara Perpétua [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602010000100012
http://hdl.handle.net/11449/29849
Resumo: Formação de professores é um desafio que ultrapassa fronteiras de espaço e tempo. No caso da formação inicial, as dificuldades de articular necessidades formativas oriundas do campo de atuação às possibilidades dos cursos que formam o professor se mantêm. Buscando contribuir para minimizá-las, realizou-se uma investigação, cujos objetivos foram: investigar processos de aprendizagem da docência e evidenciar concepções de futuros professores sobre a sua profissão. Formulou-se um questionário com perguntas abertas, respondido por vinte estudantes do último ano de licenciatura de uma universidade pública do interior paulista, de cursos distintos. Os dados foram analisados em seis eixos temáticos, resultando em significativas constatações, das quais se destaca a falta de saberes relativos à especificidade da profissão docente e ao contexto sócio-histórico no qual ela acontece, comprometendo a ação futura do professor e, consequentemente, a aprendizagem do aluno da escola básica. Cabe, pois, repensar a formação docente, numa época em que seu redimensionamento por meios tecnológicos é possível.
id UNSP_043e293ab01c7bd23eea622cdf082075
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/29849
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Da licenciatura à sala de aula: o processo de aprender a ensinar em tempos e espaços variadosFrom teacher's education course to classroom: the process of learning how to teach at varied times and spacesformação inicial de professoreslicenciaturasaberes e aprendizagens docentesteacher initial educationmajorteaching background and knowledgeFormação de professores é um desafio que ultrapassa fronteiras de espaço e tempo. No caso da formação inicial, as dificuldades de articular necessidades formativas oriundas do campo de atuação às possibilidades dos cursos que formam o professor se mantêm. Buscando contribuir para minimizá-las, realizou-se uma investigação, cujos objetivos foram: investigar processos de aprendizagem da docência e evidenciar concepções de futuros professores sobre a sua profissão. Formulou-se um questionário com perguntas abertas, respondido por vinte estudantes do último ano de licenciatura de uma universidade pública do interior paulista, de cursos distintos. Os dados foram analisados em seis eixos temáticos, resultando em significativas constatações, das quais se destaca a falta de saberes relativos à especificidade da profissão docente e ao contexto sócio-histórico no qual ela acontece, comprometendo a ação futura do professor e, consequentemente, a aprendizagem do aluno da escola básica. Cabe, pois, repensar a formação docente, numa época em que seu redimensionamento por meios tecnológicos é possível.Teacher education is a challenge that oversteps borders of space and time. In case of the initial education the difficulties of enunciating formal necessities arising from the working field to the possibilities of the courses that educate teachers. In search to contribute to minimize them this investigation aims: to investigate the teachers learning process and to evidence notion of future teachers on their career. A questionnaire of open questions was answered by twenty students of the last term in different major curses at a public university of São Paulo State countryside. The data were analyzed based in six thematic subjects, resulting in significant evidences from which one emphasizes the lack of background related to the specificity of the teaching career as well as to the historic-social context it happens committing future action of teachers and, consequently, the student learning in basic schools. One should thus re-think the teacher formation within a time in which its re-dimension by means of technological means is possible.Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e TecnologiaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e TecnologiaUniversidade Federal de Uberlândia (UFU), Setor de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Lopes, Rosemara Perpétua [UNESP]2014-05-20T15:15:59Z2014-05-20T15:15:59Z2010-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article163-179application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602010000100012Educar em Revista. Setor de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), n. 36, p. 163-179, 2010.0104-4060http://hdl.handle.net/11449/2984910.1590/S0104-40602010000100012S0104-40602010000100012S0104-40602010000100012.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-12T06:11:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/29849Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:27:23.055051Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Da licenciatura à sala de aula: o processo de aprender a ensinar em tempos e espaços variados
From teacher's education course to classroom: the process of learning how to teach at varied times and spaces
title Da licenciatura à sala de aula: o processo de aprender a ensinar em tempos e espaços variados
spellingShingle Da licenciatura à sala de aula: o processo de aprender a ensinar em tempos e espaços variados
Lopes, Rosemara Perpétua [UNESP]
formação inicial de professores
licenciatura
saberes e aprendizagens docentes
teacher initial education
major
teaching background and knowledge
title_short Da licenciatura à sala de aula: o processo de aprender a ensinar em tempos e espaços variados
title_full Da licenciatura à sala de aula: o processo de aprender a ensinar em tempos e espaços variados
title_fullStr Da licenciatura à sala de aula: o processo de aprender a ensinar em tempos e espaços variados
title_full_unstemmed Da licenciatura à sala de aula: o processo de aprender a ensinar em tempos e espaços variados
title_sort Da licenciatura à sala de aula: o processo de aprender a ensinar em tempos e espaços variados
author Lopes, Rosemara Perpétua [UNESP]
author_facet Lopes, Rosemara Perpétua [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Rosemara Perpétua [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv formação inicial de professores
licenciatura
saberes e aprendizagens docentes
teacher initial education
major
teaching background and knowledge
topic formação inicial de professores
licenciatura
saberes e aprendizagens docentes
teacher initial education
major
teaching background and knowledge
description Formação de professores é um desafio que ultrapassa fronteiras de espaço e tempo. No caso da formação inicial, as dificuldades de articular necessidades formativas oriundas do campo de atuação às possibilidades dos cursos que formam o professor se mantêm. Buscando contribuir para minimizá-las, realizou-se uma investigação, cujos objetivos foram: investigar processos de aprendizagem da docência e evidenciar concepções de futuros professores sobre a sua profissão. Formulou-se um questionário com perguntas abertas, respondido por vinte estudantes do último ano de licenciatura de uma universidade pública do interior paulista, de cursos distintos. Os dados foram analisados em seis eixos temáticos, resultando em significativas constatações, das quais se destaca a falta de saberes relativos à especificidade da profissão docente e ao contexto sócio-histórico no qual ela acontece, comprometendo a ação futura do professor e, consequentemente, a aprendizagem do aluno da escola básica. Cabe, pois, repensar a formação docente, numa época em que seu redimensionamento por meios tecnológicos é possível.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
2014-05-20T15:15:59Z
2014-05-20T15:15:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602010000100012
Educar em Revista. Setor de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), n. 36, p. 163-179, 2010.
0104-4060
http://hdl.handle.net/11449/29849
10.1590/S0104-40602010000100012
S0104-40602010000100012
S0104-40602010000100012.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602010000100012
http://hdl.handle.net/11449/29849
identifier_str_mv Educar em Revista. Setor de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), n. 36, p. 163-179, 2010.
0104-4060
10.1590/S0104-40602010000100012
S0104-40602010000100012
S0104-40602010000100012.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Educar em Revista
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 163-179
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Setor de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Setor de Educação
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128815123136512