Da licenciatura à sala de aula: o processo de aprender a ensinar em tempos e espaços variados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602010000100012 http://hdl.handle.net/11449/29849 |
Resumo: | Formação de professores é um desafio que ultrapassa fronteiras de espaço e tempo. No caso da formação inicial, as dificuldades de articular necessidades formativas oriundas do campo de atuação às possibilidades dos cursos que formam o professor se mantêm. Buscando contribuir para minimizá-las, realizou-se uma investigação, cujos objetivos foram: investigar processos de aprendizagem da docência e evidenciar concepções de futuros professores sobre a sua profissão. Formulou-se um questionário com perguntas abertas, respondido por vinte estudantes do último ano de licenciatura de uma universidade pública do interior paulista, de cursos distintos. Os dados foram analisados em seis eixos temáticos, resultando em significativas constatações, das quais se destaca a falta de saberes relativos à especificidade da profissão docente e ao contexto sócio-histórico no qual ela acontece, comprometendo a ação futura do professor e, consequentemente, a aprendizagem do aluno da escola básica. Cabe, pois, repensar a formação docente, numa época em que seu redimensionamento por meios tecnológicos é possível. |
id |
UNSP_043e293ab01c7bd23eea622cdf082075 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/29849 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Da licenciatura à sala de aula: o processo de aprender a ensinar em tempos e espaços variadosFrom teacher's education course to classroom: the process of learning how to teach at varied times and spacesformação inicial de professoreslicenciaturasaberes e aprendizagens docentesteacher initial educationmajorteaching background and knowledgeFormação de professores é um desafio que ultrapassa fronteiras de espaço e tempo. No caso da formação inicial, as dificuldades de articular necessidades formativas oriundas do campo de atuação às possibilidades dos cursos que formam o professor se mantêm. Buscando contribuir para minimizá-las, realizou-se uma investigação, cujos objetivos foram: investigar processos de aprendizagem da docência e evidenciar concepções de futuros professores sobre a sua profissão. Formulou-se um questionário com perguntas abertas, respondido por vinte estudantes do último ano de licenciatura de uma universidade pública do interior paulista, de cursos distintos. Os dados foram analisados em seis eixos temáticos, resultando em significativas constatações, das quais se destaca a falta de saberes relativos à especificidade da profissão docente e ao contexto sócio-histórico no qual ela acontece, comprometendo a ação futura do professor e, consequentemente, a aprendizagem do aluno da escola básica. Cabe, pois, repensar a formação docente, numa época em que seu redimensionamento por meios tecnológicos é possível.Teacher education is a challenge that oversteps borders of space and time. In case of the initial education the difficulties of enunciating formal necessities arising from the working field to the possibilities of the courses that educate teachers. In search to contribute to minimize them this investigation aims: to investigate the teachers learning process and to evidence notion of future teachers on their career. A questionnaire of open questions was answered by twenty students of the last term in different major curses at a public university of São Paulo State countryside. The data were analyzed based in six thematic subjects, resulting in significant evidences from which one emphasizes the lack of background related to the specificity of the teaching career as well as to the historic-social context it happens committing future action of teachers and, consequently, the student learning in basic schools. One should thus re-think the teacher formation within a time in which its re-dimension by means of technological means is possible.Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e TecnologiaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e TecnologiaUniversidade Federal de Uberlândia (UFU), Setor de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Lopes, Rosemara Perpétua [UNESP]2014-05-20T15:15:59Z2014-05-20T15:15:59Z2010-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article163-179application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602010000100012Educar em Revista. Setor de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), n. 36, p. 163-179, 2010.0104-4060http://hdl.handle.net/11449/2984910.1590/S0104-40602010000100012S0104-40602010000100012S0104-40602010000100012.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-12T06:11:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/29849Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:27:23.055051Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da licenciatura à sala de aula: o processo de aprender a ensinar em tempos e espaços variados From teacher's education course to classroom: the process of learning how to teach at varied times and spaces |
title |
Da licenciatura à sala de aula: o processo de aprender a ensinar em tempos e espaços variados |
spellingShingle |
Da licenciatura à sala de aula: o processo de aprender a ensinar em tempos e espaços variados Lopes, Rosemara Perpétua [UNESP] formação inicial de professores licenciatura saberes e aprendizagens docentes teacher initial education major teaching background and knowledge |
title_short |
Da licenciatura à sala de aula: o processo de aprender a ensinar em tempos e espaços variados |
title_full |
Da licenciatura à sala de aula: o processo de aprender a ensinar em tempos e espaços variados |
title_fullStr |
Da licenciatura à sala de aula: o processo de aprender a ensinar em tempos e espaços variados |
title_full_unstemmed |
Da licenciatura à sala de aula: o processo de aprender a ensinar em tempos e espaços variados |
title_sort |
Da licenciatura à sala de aula: o processo de aprender a ensinar em tempos e espaços variados |
author |
Lopes, Rosemara Perpétua [UNESP] |
author_facet |
Lopes, Rosemara Perpétua [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Rosemara Perpétua [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação inicial de professores licenciatura saberes e aprendizagens docentes teacher initial education major teaching background and knowledge |
topic |
formação inicial de professores licenciatura saberes e aprendizagens docentes teacher initial education major teaching background and knowledge |
description |
Formação de professores é um desafio que ultrapassa fronteiras de espaço e tempo. No caso da formação inicial, as dificuldades de articular necessidades formativas oriundas do campo de atuação às possibilidades dos cursos que formam o professor se mantêm. Buscando contribuir para minimizá-las, realizou-se uma investigação, cujos objetivos foram: investigar processos de aprendizagem da docência e evidenciar concepções de futuros professores sobre a sua profissão. Formulou-se um questionário com perguntas abertas, respondido por vinte estudantes do último ano de licenciatura de uma universidade pública do interior paulista, de cursos distintos. Os dados foram analisados em seis eixos temáticos, resultando em significativas constatações, das quais se destaca a falta de saberes relativos à especificidade da profissão docente e ao contexto sócio-histórico no qual ela acontece, comprometendo a ação futura do professor e, consequentemente, a aprendizagem do aluno da escola básica. Cabe, pois, repensar a formação docente, numa época em que seu redimensionamento por meios tecnológicos é possível. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01 2014-05-20T15:15:59Z 2014-05-20T15:15:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602010000100012 Educar em Revista. Setor de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), n. 36, p. 163-179, 2010. 0104-4060 http://hdl.handle.net/11449/29849 10.1590/S0104-40602010000100012 S0104-40602010000100012 S0104-40602010000100012.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602010000100012 http://hdl.handle.net/11449/29849 |
identifier_str_mv |
Educar em Revista. Setor de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), n. 36, p. 163-179, 2010. 0104-4060 10.1590/S0104-40602010000100012 S0104-40602010000100012 S0104-40602010000100012.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Educar em Revista |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
163-179 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Setor de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Setor de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128815123136512 |