Fundamentos e estratégias inclusivas: o currículo escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Ana Claudia A. [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Corrêa, Bruna J. [UNESP], Gouveia, Paula Alessandra E. S. [UNESP], Leite, Lucia Pereira [UNESP], Martins, Sandra Eli S. O. [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/139946
Resumo: O presente trabalho visa relatar o percurso metodológico de elaboração de um vídeo educativo que tem como foco descrever as etapas de uma proposta de formação continuada de professores, na perspectiva da Educação Inclusiva. O vídeo educativo versa sobre as necessidades educacionais especiais de uma aluna com dupla deficiência - auditiva e intelectual -, no que tange o acesso ao currículo comum. Enfatiza ainda a importância do trabalho colaborativo, entre os profissionais da escola e dos serviços complementares ofertados à aluna, descrita nesta proposta. A elaboração do vídeo educativo consistiu na seleção de cenas, envolvendo a descrição e sistematização de seis horas de filmagem nas instituições envolvidas (Escola, Universidade e Centro de Reabilitação), em um município, do interior do estado de São Paulo/ Brasil, enfatizando os seguintes aspectos: (1) encontro das pesquisadoras e bolsistas com a equipe escolar – formação continuada; (2) filmagem da prática pedagógica na escola comum; (3) a importância do trabalho colaborativo dos profissionais da escola e serviços complementares. A divulgação desse vídeo, permitirá ampliar as possibilidades de utilização de recursos didático-pedagógicos na organização propostas de formação continuada, com vistas à reflexão sobre os princípios da educação inclusiva; do fazer pedagógico e de providências curriculares que, sejam capazes atender às necessidades educacionais especiais, de alunos com dupla deficiência.
id UNSP_058d63f39ea097973b5340ac0c46dfff
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/139946
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Fundamentos e estratégias inclusivas: o currículo escolarEducação inclusivaVídeo educativoFormação continuadaUniversidadeO presente trabalho visa relatar o percurso metodológico de elaboração de um vídeo educativo que tem como foco descrever as etapas de uma proposta de formação continuada de professores, na perspectiva da Educação Inclusiva. O vídeo educativo versa sobre as necessidades educacionais especiais de uma aluna com dupla deficiência - auditiva e intelectual -, no que tange o acesso ao currículo comum. Enfatiza ainda a importância do trabalho colaborativo, entre os profissionais da escola e dos serviços complementares ofertados à aluna, descrita nesta proposta. A elaboração do vídeo educativo consistiu na seleção de cenas, envolvendo a descrição e sistematização de seis horas de filmagem nas instituições envolvidas (Escola, Universidade e Centro de Reabilitação), em um município, do interior do estado de São Paulo/ Brasil, enfatizando os seguintes aspectos: (1) encontro das pesquisadoras e bolsistas com a equipe escolar – formação continuada; (2) filmagem da prática pedagógica na escola comum; (3) a importância do trabalho colaborativo dos profissionais da escola e serviços complementares. A divulgação desse vídeo, permitirá ampliar as possibilidades de utilização de recursos didático-pedagógicos na organização propostas de formação continuada, com vistas à reflexão sobre os princípios da educação inclusiva; do fazer pedagógico e de providências curriculares que, sejam capazes atender às necessidades educacionais especiais, de alunos com dupla deficiência.Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista, Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências, BauruUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências, MaríliaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ribeiro, Ana Claudia A. [UNESP]Corrêa, Bruna J. [UNESP]Gouveia, Paula Alessandra E. S. [UNESP]Leite, Lucia Pereira [UNESP]Martins, Sandra Eli S. O. [UNESP]2016-06-28T17:32:18Z2016-06-28T17:32:18Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject5237-5246application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 5237-52469708-2011http://hdl.handle.net/11449/139946ISSN2236-9708-2011-5237-5246.pdf3855053449114282porCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-08T20:29:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139946Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T20:29:22Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Fundamentos e estratégias inclusivas: o currículo escolar
title Fundamentos e estratégias inclusivas: o currículo escolar
spellingShingle Fundamentos e estratégias inclusivas: o currículo escolar
Ribeiro, Ana Claudia A. [UNESP]
Educação inclusiva
Vídeo educativo
Formação continuada
Universidade
title_short Fundamentos e estratégias inclusivas: o currículo escolar
title_full Fundamentos e estratégias inclusivas: o currículo escolar
title_fullStr Fundamentos e estratégias inclusivas: o currículo escolar
title_full_unstemmed Fundamentos e estratégias inclusivas: o currículo escolar
title_sort Fundamentos e estratégias inclusivas: o currículo escolar
author Ribeiro, Ana Claudia A. [UNESP]
author_facet Ribeiro, Ana Claudia A. [UNESP]
Corrêa, Bruna J. [UNESP]
Gouveia, Paula Alessandra E. S. [UNESP]
Leite, Lucia Pereira [UNESP]
Martins, Sandra Eli S. O. [UNESP]
author_role author
author2 Corrêa, Bruna J. [UNESP]
Gouveia, Paula Alessandra E. S. [UNESP]
Leite, Lucia Pereira [UNESP]
Martins, Sandra Eli S. O. [UNESP]
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Ana Claudia A. [UNESP]
Corrêa, Bruna J. [UNESP]
Gouveia, Paula Alessandra E. S. [UNESP]
Leite, Lucia Pereira [UNESP]
Martins, Sandra Eli S. O. [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Vídeo educativo
Formação continuada
Universidade
topic Educação inclusiva
Vídeo educativo
Formação continuada
Universidade
description O presente trabalho visa relatar o percurso metodológico de elaboração de um vídeo educativo que tem como foco descrever as etapas de uma proposta de formação continuada de professores, na perspectiva da Educação Inclusiva. O vídeo educativo versa sobre as necessidades educacionais especiais de uma aluna com dupla deficiência - auditiva e intelectual -, no que tange o acesso ao currículo comum. Enfatiza ainda a importância do trabalho colaborativo, entre os profissionais da escola e dos serviços complementares ofertados à aluna, descrita nesta proposta. A elaboração do vídeo educativo consistiu na seleção de cenas, envolvendo a descrição e sistematização de seis horas de filmagem nas instituições envolvidas (Escola, Universidade e Centro de Reabilitação), em um município, do interior do estado de São Paulo/ Brasil, enfatizando os seguintes aspectos: (1) encontro das pesquisadoras e bolsistas com a equipe escolar – formação continuada; (2) filmagem da prática pedagógica na escola comum; (3) a importância do trabalho colaborativo dos profissionais da escola e serviços complementares. A divulgação desse vídeo, permitirá ampliar as possibilidades de utilização de recursos didático-pedagógicos na organização propostas de formação continuada, com vistas à reflexão sobre os princípios da educação inclusiva; do fazer pedagógico e de providências curriculares que, sejam capazes atender às necessidades educacionais especiais, de alunos com dupla deficiência.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2016-06-28T17:32:18Z
2016-06-28T17:32:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 5237-5246
9708-2011
http://hdl.handle.net/11449/139946
ISSN2236-9708-2011-5237-5246.pdf
3855053449114282
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/139946
identifier_str_mv CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 5237-5246
9708-2011
ISSN2236-9708-2011-5237-5246.pdf
3855053449114282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 5237-5246
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128186700005376