Fundamentos e estratégias inclusivas: o currículo escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/139946 |
Resumo: | O presente trabalho visa relatar o percurso metodológico de elaboração de um vídeo educativo que tem como foco descrever as etapas de uma proposta de formação continuada de professores, na perspectiva da Educação Inclusiva. O vídeo educativo versa sobre as necessidades educacionais especiais de uma aluna com dupla deficiência - auditiva e intelectual -, no que tange o acesso ao currículo comum. Enfatiza ainda a importância do trabalho colaborativo, entre os profissionais da escola e dos serviços complementares ofertados à aluna, descrita nesta proposta. A elaboração do vídeo educativo consistiu na seleção de cenas, envolvendo a descrição e sistematização de seis horas de filmagem nas instituições envolvidas (Escola, Universidade e Centro de Reabilitação), em um município, do interior do estado de São Paulo/ Brasil, enfatizando os seguintes aspectos: (1) encontro das pesquisadoras e bolsistas com a equipe escolar – formação continuada; (2) filmagem da prática pedagógica na escola comum; (3) a importância do trabalho colaborativo dos profissionais da escola e serviços complementares. A divulgação desse vídeo, permitirá ampliar as possibilidades de utilização de recursos didático-pedagógicos na organização propostas de formação continuada, com vistas à reflexão sobre os princípios da educação inclusiva; do fazer pedagógico e de providências curriculares que, sejam capazes atender às necessidades educacionais especiais, de alunos com dupla deficiência. |
id |
UNSP_058d63f39ea097973b5340ac0c46dfff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/139946 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Fundamentos e estratégias inclusivas: o currículo escolarEducação inclusivaVídeo educativoFormação continuadaUniversidadeO presente trabalho visa relatar o percurso metodológico de elaboração de um vídeo educativo que tem como foco descrever as etapas de uma proposta de formação continuada de professores, na perspectiva da Educação Inclusiva. O vídeo educativo versa sobre as necessidades educacionais especiais de uma aluna com dupla deficiência - auditiva e intelectual -, no que tange o acesso ao currículo comum. Enfatiza ainda a importância do trabalho colaborativo, entre os profissionais da escola e dos serviços complementares ofertados à aluna, descrita nesta proposta. A elaboração do vídeo educativo consistiu na seleção de cenas, envolvendo a descrição e sistematização de seis horas de filmagem nas instituições envolvidas (Escola, Universidade e Centro de Reabilitação), em um município, do interior do estado de São Paulo/ Brasil, enfatizando os seguintes aspectos: (1) encontro das pesquisadoras e bolsistas com a equipe escolar – formação continuada; (2) filmagem da prática pedagógica na escola comum; (3) a importância do trabalho colaborativo dos profissionais da escola e serviços complementares. A divulgação desse vídeo, permitirá ampliar as possibilidades de utilização de recursos didático-pedagógicos na organização propostas de formação continuada, com vistas à reflexão sobre os princípios da educação inclusiva; do fazer pedagógico e de providências curriculares que, sejam capazes atender às necessidades educacionais especiais, de alunos com dupla deficiência.Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista, Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências, BauruUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências, MaríliaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ribeiro, Ana Claudia A. [UNESP]Corrêa, Bruna J. [UNESP]Gouveia, Paula Alessandra E. S. [UNESP]Leite, Lucia Pereira [UNESP]Martins, Sandra Eli S. O. [UNESP]2016-06-28T17:32:18Z2016-06-28T17:32:18Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject5237-5246application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 5237-52469708-2011http://hdl.handle.net/11449/139946ISSN2236-9708-2011-5237-5246.pdf3855053449114282porCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-08T20:29:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139946Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T20:29:22Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fundamentos e estratégias inclusivas: o currículo escolar |
title |
Fundamentos e estratégias inclusivas: o currículo escolar |
spellingShingle |
Fundamentos e estratégias inclusivas: o currículo escolar Ribeiro, Ana Claudia A. [UNESP] Educação inclusiva Vídeo educativo Formação continuada Universidade |
title_short |
Fundamentos e estratégias inclusivas: o currículo escolar |
title_full |
Fundamentos e estratégias inclusivas: o currículo escolar |
title_fullStr |
Fundamentos e estratégias inclusivas: o currículo escolar |
title_full_unstemmed |
Fundamentos e estratégias inclusivas: o currículo escolar |
title_sort |
Fundamentos e estratégias inclusivas: o currículo escolar |
author |
Ribeiro, Ana Claudia A. [UNESP] |
author_facet |
Ribeiro, Ana Claudia A. [UNESP] Corrêa, Bruna J. [UNESP] Gouveia, Paula Alessandra E. S. [UNESP] Leite, Lucia Pereira [UNESP] Martins, Sandra Eli S. O. [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Corrêa, Bruna J. [UNESP] Gouveia, Paula Alessandra E. S. [UNESP] Leite, Lucia Pereira [UNESP] Martins, Sandra Eli S. O. [UNESP] |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Ana Claudia A. [UNESP] Corrêa, Bruna J. [UNESP] Gouveia, Paula Alessandra E. S. [UNESP] Leite, Lucia Pereira [UNESP] Martins, Sandra Eli S. O. [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusiva Vídeo educativo Formação continuada Universidade |
topic |
Educação inclusiva Vídeo educativo Formação continuada Universidade |
description |
O presente trabalho visa relatar o percurso metodológico de elaboração de um vídeo educativo que tem como foco descrever as etapas de uma proposta de formação continuada de professores, na perspectiva da Educação Inclusiva. O vídeo educativo versa sobre as necessidades educacionais especiais de uma aluna com dupla deficiência - auditiva e intelectual -, no que tange o acesso ao currículo comum. Enfatiza ainda a importância do trabalho colaborativo, entre os profissionais da escola e dos serviços complementares ofertados à aluna, descrita nesta proposta. A elaboração do vídeo educativo consistiu na seleção de cenas, envolvendo a descrição e sistematização de seis horas de filmagem nas instituições envolvidas (Escola, Universidade e Centro de Reabilitação), em um município, do interior do estado de São Paulo/ Brasil, enfatizando os seguintes aspectos: (1) encontro das pesquisadoras e bolsistas com a equipe escolar – formação continuada; (2) filmagem da prática pedagógica na escola comum; (3) a importância do trabalho colaborativo dos profissionais da escola e serviços complementares. A divulgação desse vídeo, permitirá ampliar as possibilidades de utilização de recursos didático-pedagógicos na organização propostas de formação continuada, com vistas à reflexão sobre os princípios da educação inclusiva; do fazer pedagógico e de providências curriculares que, sejam capazes atender às necessidades educacionais especiais, de alunos com dupla deficiência. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2016-06-28T17:32:18Z 2016-06-28T17:32:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 5237-5246 9708-2011 http://hdl.handle.net/11449/139946 ISSN2236-9708-2011-5237-5246.pdf 3855053449114282 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/139946 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 5237-5246 9708-2011 ISSN2236-9708-2011-5237-5246.pdf 3855053449114282 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
5237-5246 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128186700005376 |