Eletrostática e iniciação a docência – oficinas de ensino de física do projeto Unesp PIBID em Rio Claro, São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/139975 |
Resumo: | Apresentamos neste relato perspectivas e ações do trabalho com a Iniciação a Docência no âmbito do Programa PIBID CAPES. Trataremos da organização e das atividades do Grupo de Física de um dos sub-projetos da UNESP, neste caso o ligado ao Departamento de Educação do Instituto de Biociências, no Campus de Rio Claro, em parceria com três escolas da Educação Básica da cidade. Como foco para as atividades didáticas de docências, privilegiamos as práticas experimentais para o Ensino de Física, com materiais de baixo custo e fácil acesso. Inicialmente, baseados no trabalho de Ferreira com Instrumentação para o Ensino de Física, consideramos a temática Eletrostática. Estão sendo promovidas as estratégias de uso destes materiais experimentais na forma de oficinas de aprendizagem e ensino de Física com alunos da Educação Básica, bem como aulas onde estes materiais possam ser utilizados em discussões e demonstrações. Relatamos as intervenções realizadas durante oficinas de Ensino de Física, na escola de Ensino Médio parceira do projeto, como apoio a estratégias didáticas que possam ampliar as oportunidades de aprendizado da Física, por parte dos alunos da Educação Básica. |
id |
UNSP_0601ba37a0a5628c1a4279f0cb7a21f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/139975 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Eletrostática e iniciação a docência – oficinas de ensino de física do projeto Unesp PIBID em Rio Claro, São PauloFormação de ProfessoresEletrostáticaPIBIDApresentamos neste relato perspectivas e ações do trabalho com a Iniciação a Docência no âmbito do Programa PIBID CAPES. Trataremos da organização e das atividades do Grupo de Física de um dos sub-projetos da UNESP, neste caso o ligado ao Departamento de Educação do Instituto de Biociências, no Campus de Rio Claro, em parceria com três escolas da Educação Básica da cidade. Como foco para as atividades didáticas de docências, privilegiamos as práticas experimentais para o Ensino de Física, com materiais de baixo custo e fácil acesso. Inicialmente, baseados no trabalho de Ferreira com Instrumentação para o Ensino de Física, consideramos a temática Eletrostática. Estão sendo promovidas as estratégias de uso destes materiais experimentais na forma de oficinas de aprendizagem e ensino de Física com alunos da Educação Básica, bem como aulas onde estes materiais possam ser utilizados em discussões e demonstrações. Relatamos as intervenções realizadas durante oficinas de Ensino de Física, na escola de Ensino Médio parceira do projeto, como apoio a estratégias didáticas que possam ampliar as oportunidades de aprendizado da Física, por parte dos alunos da Educação Básica.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Instituto de Biociências (IBRC), Rio ClaroUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sartorello, João Henrique [UNESP]Reiss, Márcio [UNESP]Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP]2016-06-28T17:32:25Z2016-06-28T17:32:25Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject4019-4029application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 4019-40299708-2011http://hdl.handle.net/11449/139975ISSN2236-9708-2011-4019-4029.pdfporCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-13T06:24:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139975Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:15:44.583808Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Eletrostática e iniciação a docência – oficinas de ensino de física do projeto Unesp PIBID em Rio Claro, São Paulo |
title |
Eletrostática e iniciação a docência – oficinas de ensino de física do projeto Unesp PIBID em Rio Claro, São Paulo |
spellingShingle |
Eletrostática e iniciação a docência – oficinas de ensino de física do projeto Unesp PIBID em Rio Claro, São Paulo Sartorello, João Henrique [UNESP] Formação de Professores Eletrostática PIBID |
title_short |
Eletrostática e iniciação a docência – oficinas de ensino de física do projeto Unesp PIBID em Rio Claro, São Paulo |
title_full |
Eletrostática e iniciação a docência – oficinas de ensino de física do projeto Unesp PIBID em Rio Claro, São Paulo |
title_fullStr |
Eletrostática e iniciação a docência – oficinas de ensino de física do projeto Unesp PIBID em Rio Claro, São Paulo |
title_full_unstemmed |
Eletrostática e iniciação a docência – oficinas de ensino de física do projeto Unesp PIBID em Rio Claro, São Paulo |
title_sort |
Eletrostática e iniciação a docência – oficinas de ensino de física do projeto Unesp PIBID em Rio Claro, São Paulo |
author |
Sartorello, João Henrique [UNESP] |
author_facet |
Sartorello, João Henrique [UNESP] Reiss, Márcio [UNESP] Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Reiss, Márcio [UNESP] Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sartorello, João Henrique [UNESP] Reiss, Márcio [UNESP] Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores Eletrostática PIBID |
topic |
Formação de Professores Eletrostática PIBID |
description |
Apresentamos neste relato perspectivas e ações do trabalho com a Iniciação a Docência no âmbito do Programa PIBID CAPES. Trataremos da organização e das atividades do Grupo de Física de um dos sub-projetos da UNESP, neste caso o ligado ao Departamento de Educação do Instituto de Biociências, no Campus de Rio Claro, em parceria com três escolas da Educação Básica da cidade. Como foco para as atividades didáticas de docências, privilegiamos as práticas experimentais para o Ensino de Física, com materiais de baixo custo e fácil acesso. Inicialmente, baseados no trabalho de Ferreira com Instrumentação para o Ensino de Física, consideramos a temática Eletrostática. Estão sendo promovidas as estratégias de uso destes materiais experimentais na forma de oficinas de aprendizagem e ensino de Física com alunos da Educação Básica, bem como aulas onde estes materiais possam ser utilizados em discussões e demonstrações. Relatamos as intervenções realizadas durante oficinas de Ensino de Física, na escola de Ensino Médio parceira do projeto, como apoio a estratégias didáticas que possam ampliar as oportunidades de aprendizado da Física, por parte dos alunos da Educação Básica. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2016-06-28T17:32:25Z 2016-06-28T17:32:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 4019-4029 9708-2011 http://hdl.handle.net/11449/139975 ISSN2236-9708-2011-4019-4029.pdf |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/139975 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 4019-4029 9708-2011 ISSN2236-9708-2011-4019-4029.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
4019-4029 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129180759490560 |