Aprendizagem profissional de docentes iniciantes na educação infantil: os enfrentamentos da formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Angotti, Maristela [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141702
Resumo: Este trabalho decorre de pesquisa realizada com professoras iniciantes na Educação Infantil, tendo por finalidade trazer contribuições sobre o como aprende e se desenvolve o adulto em sua condição profissional enquanto docente na Educação Infantil (pré-escola), contribuição que, aliada ao reconhecimento do necessário foco na especificidade desta etapa pertencente ao sistema educacional brasileiro, nos permite pensar em investimentos para melhor formar nossos quadros profissionais, sobretudo os de docentes. Há que se destacar o pouco interesse nesta área, ou seja, buscamos aprofundar cada vez mais os conhecimentos científicos sobre a aprendizagem e o desenvolvimento infantil, porém não temos a recíproca preocupação em relação ao como esta díade acontece nos adultos em sua condição profissional. Aliado ao estudo mais aprofundado e consequente sobre aprendizagem e desenvolvimento profissional, temos que projetar o necessário investimento na definição e publicização de como possa ser a profissionalidade na referida etapa educacional que ainda convive com perspectivas históricas conceituais, teórico-práticas discrepantes e contraditórias, que não favorecem à criança menor de seis anos em seu desenvolvimento integral. Portanto, necessário se faz revelar qual a especificidade deste fazer em suas diferentes dimensões (prática didática, prática institucional, prática relacional com pais, responsáveis e sociedade...), fundamentado neste trabalho nas relações com a existência de marcos teóricos e legais constituídos.
id UNSP_06ebf48acd11e4d7bdc59a67baa0a95b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141702
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Aprendizagem profissional de docentes iniciantes na educação infantil: os enfrentamentos da formaçãoEducação infantilProfessores iniciantesFormação de professoresAprendizagem e desenvolvimento profissionalEste trabalho decorre de pesquisa realizada com professoras iniciantes na Educação Infantil, tendo por finalidade trazer contribuições sobre o como aprende e se desenvolve o adulto em sua condição profissional enquanto docente na Educação Infantil (pré-escola), contribuição que, aliada ao reconhecimento do necessário foco na especificidade desta etapa pertencente ao sistema educacional brasileiro, nos permite pensar em investimentos para melhor formar nossos quadros profissionais, sobretudo os de docentes. Há que se destacar o pouco interesse nesta área, ou seja, buscamos aprofundar cada vez mais os conhecimentos científicos sobre a aprendizagem e o desenvolvimento infantil, porém não temos a recíproca preocupação em relação ao como esta díade acontece nos adultos em sua condição profissional. Aliado ao estudo mais aprofundado e consequente sobre aprendizagem e desenvolvimento profissional, temos que projetar o necessário investimento na definição e publicização de como possa ser a profissionalidade na referida etapa educacional que ainda convive com perspectivas históricas conceituais, teórico-práticas discrepantes e contraditórias, que não favorecem à criança menor de seis anos em seu desenvolvimento integral. Portanto, necessário se faz revelar qual a especificidade deste fazer em suas diferentes dimensões (prática didática, prática institucional, prática relacional com pais, responsáveis e sociedade...), fundamentado neste trabalho nas relações com a existência de marcos teóricos e legais constituídos.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR), Departamento de Didática, Araraquara, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR), Departamento de Didática, Araraquara, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Angotti, Maristela [UNESP]2016-07-19T13:00:06Z2016-07-19T13:00:06Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject256-268application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 256-2682357-7819http://hdl.handle.net/11449/141702ISSN2357-7819-2014-256-268.pdf3130491472026499porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-10T18:53:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141702Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:42:13.748939Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem profissional de docentes iniciantes na educação infantil: os enfrentamentos da formação
title Aprendizagem profissional de docentes iniciantes na educação infantil: os enfrentamentos da formação
spellingShingle Aprendizagem profissional de docentes iniciantes na educação infantil: os enfrentamentos da formação
Angotti, Maristela [UNESP]
Educação infantil
Professores iniciantes
Formação de professores
Aprendizagem e desenvolvimento profissional
title_short Aprendizagem profissional de docentes iniciantes na educação infantil: os enfrentamentos da formação
title_full Aprendizagem profissional de docentes iniciantes na educação infantil: os enfrentamentos da formação
title_fullStr Aprendizagem profissional de docentes iniciantes na educação infantil: os enfrentamentos da formação
title_full_unstemmed Aprendizagem profissional de docentes iniciantes na educação infantil: os enfrentamentos da formação
title_sort Aprendizagem profissional de docentes iniciantes na educação infantil: os enfrentamentos da formação
author Angotti, Maristela [UNESP]
author_facet Angotti, Maristela [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Angotti, Maristela [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Professores iniciantes
Formação de professores
Aprendizagem e desenvolvimento profissional
topic Educação infantil
Professores iniciantes
Formação de professores
Aprendizagem e desenvolvimento profissional
description Este trabalho decorre de pesquisa realizada com professoras iniciantes na Educação Infantil, tendo por finalidade trazer contribuições sobre o como aprende e se desenvolve o adulto em sua condição profissional enquanto docente na Educação Infantil (pré-escola), contribuição que, aliada ao reconhecimento do necessário foco na especificidade desta etapa pertencente ao sistema educacional brasileiro, nos permite pensar em investimentos para melhor formar nossos quadros profissionais, sobretudo os de docentes. Há que se destacar o pouco interesse nesta área, ou seja, buscamos aprofundar cada vez mais os conhecimentos científicos sobre a aprendizagem e o desenvolvimento infantil, porém não temos a recíproca preocupação em relação ao como esta díade acontece nos adultos em sua condição profissional. Aliado ao estudo mais aprofundado e consequente sobre aprendizagem e desenvolvimento profissional, temos que projetar o necessário investimento na definição e publicização de como possa ser a profissionalidade na referida etapa educacional que ainda convive com perspectivas históricas conceituais, teórico-práticas discrepantes e contraditórias, que não favorecem à criança menor de seis anos em seu desenvolvimento integral. Portanto, necessário se faz revelar qual a especificidade deste fazer em suas diferentes dimensões (prática didática, prática institucional, prática relacional com pais, responsáveis e sociedade...), fundamentado neste trabalho nas relações com a existência de marcos teóricos e legais constituídos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T13:00:06Z
2016-07-19T13:00:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 256-268
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141702
ISSN2357-7819-2014-256-268.pdf
3130491472026499
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141702
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 256-268
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-256-268.pdf
3130491472026499
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 256-268
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128404324614144