Professores iniciantes: alteridade na constituição da profissionalidade docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cassão, Pamela Aparecida [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Chaluh, Laura Noemi [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141595
Resumo: O presente artigo traz alguns resultados produzidos a partir da pesquisa de mestrado que teve como objeto de estudo os professores iniciantes. O problema de pesquisa questionou de que forma os acontecimentos vividos pelos professores iniciantes, ao estarem em contato com os pares, alunos, gestores, pais, funcionários contribuem para a sua formação. Buscando compreender essa problemática, estabelecemos como objetivo geral analisar as marcas de alteridade presentes no início do exercício da profissão docente, com a finalidade de identificar como essas afetam a constituição do professor, estabelecendo assim uma estreita relação entre a profissionalidade docente e alteridade. Para o desenvolvimento da referida pesquisa, foi constituído o Grupo de Trocas de Experiências Docentes (GTED), formado por dez professores que, na época, encontravam-se em início de docência. De natureza qualitativa, a pesquisa se orientou pela perspectiva sócio-histórica (FREITAS, 2002). Como instrumento de produção dos dados, utilizamos as entrevistas coletivas (KRAMER; SOUZA, 2003). Para a análise dos dados pautamo-nos no paradigma indiciário (GINZBURG, 1989). A partir das análise, pudemos identificar onze marcas de alteridade, das quais duas serão explicitadas neste artigo, pois traremos o relato de uma professora participante do GTED, realizado no segundo encontro do grupo e que evidenciou a possibilidade de constituição da profissionalidade docente a partir do encontro com outro, ou seja, em uma relação de alteridade. Consideramos que a pesquisa realizada poderá contribuir para se pensar no início da carreira do professor e no processo de inserção e estabilidade na docência.
id UNSP_8b7b1850b6e4621cb9cf6ffc89f099e1
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141595
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Professores iniciantes: alteridade na constituição da profissionalidade docenteProfissionalidadeProfessor inicianteMarcas de alteridadeO presente artigo traz alguns resultados produzidos a partir da pesquisa de mestrado que teve como objeto de estudo os professores iniciantes. O problema de pesquisa questionou de que forma os acontecimentos vividos pelos professores iniciantes, ao estarem em contato com os pares, alunos, gestores, pais, funcionários contribuem para a sua formação. Buscando compreender essa problemática, estabelecemos como objetivo geral analisar as marcas de alteridade presentes no início do exercício da profissão docente, com a finalidade de identificar como essas afetam a constituição do professor, estabelecendo assim uma estreita relação entre a profissionalidade docente e alteridade. Para o desenvolvimento da referida pesquisa, foi constituído o Grupo de Trocas de Experiências Docentes (GTED), formado por dez professores que, na época, encontravam-se em início de docência. De natureza qualitativa, a pesquisa se orientou pela perspectiva sócio-histórica (FREITAS, 2002). Como instrumento de produção dos dados, utilizamos as entrevistas coletivas (KRAMER; SOUZA, 2003). Para a análise dos dados pautamo-nos no paradigma indiciário (GINZBURG, 1989). A partir das análise, pudemos identificar onze marcas de alteridade, das quais duas serão explicitadas neste artigo, pois traremos o relato de uma professora participante do GTED, realizado no segundo encontro do grupo e que evidenciou a possibilidade de constituição da profissionalidade docente a partir do encontro com outro, ou seja, em uma relação de alteridade. Consideramos que a pesquisa realizada poderá contribuir para se pensar no início da carreira do professor e no processo de inserção e estabilidade na docência.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Instituto de Biociências (IBB), BotucatuUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Instituto de Biociências (IBB), BotucatuUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cassão, Pamela Aparecida [UNESP]Chaluh, Laura Noemi [UNESP]2016-07-19T12:59:39Z2016-07-19T12:59:39Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject6000-6012application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6000-60122357-7819http://hdl.handle.net/11449/141595ISSN2357-7819-2014-6000-6012.pdf58793570079178080000-0003-0014-7232porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-08T06:21:51Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141595Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:46:51.327535Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Professores iniciantes: alteridade na constituição da profissionalidade docente
title Professores iniciantes: alteridade na constituição da profissionalidade docente
spellingShingle Professores iniciantes: alteridade na constituição da profissionalidade docente
Cassão, Pamela Aparecida [UNESP]
Profissionalidade
Professor iniciante
Marcas de alteridade
title_short Professores iniciantes: alteridade na constituição da profissionalidade docente
title_full Professores iniciantes: alteridade na constituição da profissionalidade docente
title_fullStr Professores iniciantes: alteridade na constituição da profissionalidade docente
title_full_unstemmed Professores iniciantes: alteridade na constituição da profissionalidade docente
title_sort Professores iniciantes: alteridade na constituição da profissionalidade docente
author Cassão, Pamela Aparecida [UNESP]
author_facet Cassão, Pamela Aparecida [UNESP]
Chaluh, Laura Noemi [UNESP]
author_role author
author2 Chaluh, Laura Noemi [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Cassão, Pamela Aparecida [UNESP]
Chaluh, Laura Noemi [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Profissionalidade
Professor iniciante
Marcas de alteridade
topic Profissionalidade
Professor iniciante
Marcas de alteridade
description O presente artigo traz alguns resultados produzidos a partir da pesquisa de mestrado que teve como objeto de estudo os professores iniciantes. O problema de pesquisa questionou de que forma os acontecimentos vividos pelos professores iniciantes, ao estarem em contato com os pares, alunos, gestores, pais, funcionários contribuem para a sua formação. Buscando compreender essa problemática, estabelecemos como objetivo geral analisar as marcas de alteridade presentes no início do exercício da profissão docente, com a finalidade de identificar como essas afetam a constituição do professor, estabelecendo assim uma estreita relação entre a profissionalidade docente e alteridade. Para o desenvolvimento da referida pesquisa, foi constituído o Grupo de Trocas de Experiências Docentes (GTED), formado por dez professores que, na época, encontravam-se em início de docência. De natureza qualitativa, a pesquisa se orientou pela perspectiva sócio-histórica (FREITAS, 2002). Como instrumento de produção dos dados, utilizamos as entrevistas coletivas (KRAMER; SOUZA, 2003). Para a análise dos dados pautamo-nos no paradigma indiciário (GINZBURG, 1989). A partir das análise, pudemos identificar onze marcas de alteridade, das quais duas serão explicitadas neste artigo, pois traremos o relato de uma professora participante do GTED, realizado no segundo encontro do grupo e que evidenciou a possibilidade de constituição da profissionalidade docente a partir do encontro com outro, ou seja, em uma relação de alteridade. Consideramos que a pesquisa realizada poderá contribuir para se pensar no início da carreira do professor e no processo de inserção e estabilidade na docência.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T12:59:39Z
2016-07-19T12:59:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6000-6012
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141595
ISSN2357-7819-2014-6000-6012.pdf
5879357007917808
0000-0003-0014-7232
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141595
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6000-6012
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-6000-6012.pdf
5879357007917808
0000-0003-0014-7232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 6000-6012
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129118078763008