Adolescente em liberdade assistida e a escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2011000300007 http://hdl.handle.net/11449/29066 |
Resumo: | Este estudo objetivou investigar as representações e as imagens de profissionais da educação e discentes sobre os adolescentes autores de ato infracional que se encontravam cumprindo medida socioeducativa de liberdade assistida, e sua relação com a escola, bem como as representações e imagens destes últimos sobre a instituição escolar. Para tanto, foram entrevistados alunos matriculados em escolas do município de Americana (SP) em 2007. Foram ouvidos também professores, colegas de classe, funcionários e gestores. Nas entrevistas com os adolescentes, procurou-se perceber os sentidos e os significados que a escola tem para eles e identificar suas representações e imagens sobre ela. Nos demais depoimentos, buscou-se compreender as concepções construídas a respeito daqueles alunos, como as instituições escolares têm atuado no sentido de incluí-los ou excluí-los nos processos formais de escolarização, e como essas representações e imagens se integram nas relações cotidianas e determinam formas de ação. |
id |
UNSP_06f0fc911949f3cbeb67be2571761f7b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/29066 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Adolescente em liberdade assistida e a escolaAdolescent in assisted freedom and the schoolAdolescenteAto infracionalEscolaLiberdade assistidaMedida socioeducativaAdolescentAdolescent in conflict with the lawSchoolAssisted freedomSocio-educative measureEste estudo objetivou investigar as representações e as imagens de profissionais da educação e discentes sobre os adolescentes autores de ato infracional que se encontravam cumprindo medida socioeducativa de liberdade assistida, e sua relação com a escola, bem como as representações e imagens destes últimos sobre a instituição escolar. Para tanto, foram entrevistados alunos matriculados em escolas do município de Americana (SP) em 2007. Foram ouvidos também professores, colegas de classe, funcionários e gestores. Nas entrevistas com os adolescentes, procurou-se perceber os sentidos e os significados que a escola tem para eles e identificar suas representações e imagens sobre ela. Nos demais depoimentos, buscou-se compreender as concepções construídas a respeito daqueles alunos, como as instituições escolares têm atuado no sentido de incluí-los ou excluí-los nos processos formais de escolarização, e como essas representações e imagens se integram nas relações cotidianas e determinam formas de ação.This study aimed to investigate the portrayals and images of education professionals and students with regard to adolescents who have committed offenses and were serving socio-educational measure of assisted freedom, as well as their relationships with the school and the portrayals and images they have about school as an institution. To this end, we interviewed students from schools in the city of Americana, in the state of São Paulo, in 2007. Teachers, classmates, employees and managers were also given the opportunity to be heard. In interviews with the teenagers, we attempted to find out what the school represents to them and to identify their portrayals and images. In other statements, we sought to understand the conceptions built around these students, how the schools have worked to include or exclude them in the formal processes of schooling and how these portrayals and images fit into daily relationships and determine the form of action.Universidade Estadual PaulistaUniversidade Estadual PaulistaPPG em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de CampinasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Ivani Ruela de Oliveira [UNESP]Salles, Leila Maria Ferreira [UNESP]2014-05-20T15:14:08Z2014-05-20T15:14:08Z2011-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article353-362application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2011000300007Estudos de Psicologia (Campinas). PPG em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, v. 28, n. 3, p. 353-362, 2011.0103-166Xhttp://hdl.handle.net/11449/2906610.1590/S0103-166X2011000300007S0103-166X2011000300007S0103-166X2011000300007.pdf7864828747687778SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEstudos de Psicologia (Campinas)info:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-03T06:18:39Zoai:repositorio.unesp.br:11449/29066Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:25:54.951809Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Adolescente em liberdade assistida e a escola Adolescent in assisted freedom and the school |
title |
Adolescente em liberdade assistida e a escola |
spellingShingle |
Adolescente em liberdade assistida e a escola Silva, Ivani Ruela de Oliveira [UNESP] Adolescente Ato infracional Escola Liberdade assistida Medida socioeducativa Adolescent Adolescent in conflict with the law School Assisted freedom Socio-educative measure |
title_short |
Adolescente em liberdade assistida e a escola |
title_full |
Adolescente em liberdade assistida e a escola |
title_fullStr |
Adolescente em liberdade assistida e a escola |
title_full_unstemmed |
Adolescente em liberdade assistida e a escola |
title_sort |
Adolescente em liberdade assistida e a escola |
author |
Silva, Ivani Ruela de Oliveira [UNESP] |
author_facet |
Silva, Ivani Ruela de Oliveira [UNESP] Salles, Leila Maria Ferreira [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Salles, Leila Maria Ferreira [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ivani Ruela de Oliveira [UNESP] Salles, Leila Maria Ferreira [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adolescente Ato infracional Escola Liberdade assistida Medida socioeducativa Adolescent Adolescent in conflict with the law School Assisted freedom Socio-educative measure |
topic |
Adolescente Ato infracional Escola Liberdade assistida Medida socioeducativa Adolescent Adolescent in conflict with the law School Assisted freedom Socio-educative measure |
description |
Este estudo objetivou investigar as representações e as imagens de profissionais da educação e discentes sobre os adolescentes autores de ato infracional que se encontravam cumprindo medida socioeducativa de liberdade assistida, e sua relação com a escola, bem como as representações e imagens destes últimos sobre a instituição escolar. Para tanto, foram entrevistados alunos matriculados em escolas do município de Americana (SP) em 2007. Foram ouvidos também professores, colegas de classe, funcionários e gestores. Nas entrevistas com os adolescentes, procurou-se perceber os sentidos e os significados que a escola tem para eles e identificar suas representações e imagens sobre ela. Nos demais depoimentos, buscou-se compreender as concepções construídas a respeito daqueles alunos, como as instituições escolares têm atuado no sentido de incluí-los ou excluí-los nos processos formais de escolarização, e como essas representações e imagens se integram nas relações cotidianas e determinam formas de ação. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-01 2014-05-20T15:14:08Z 2014-05-20T15:14:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2011000300007 Estudos de Psicologia (Campinas). PPG em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, v. 28, n. 3, p. 353-362, 2011. 0103-166X http://hdl.handle.net/11449/29066 10.1590/S0103-166X2011000300007 S0103-166X2011000300007 S0103-166X2011000300007.pdf 7864828747687778 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2011000300007 http://hdl.handle.net/11449/29066 |
identifier_str_mv |
Estudos de Psicologia (Campinas). PPG em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, v. 28, n. 3, p. 353-362, 2011. 0103-166X 10.1590/S0103-166X2011000300007 S0103-166X2011000300007 S0103-166X2011000300007.pdf 7864828747687778 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Estudos de Psicologia (Campinas) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
353-362 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PPG em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
PPG em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129066983751680 |