Desenvolvimento de um protocolo de ensino adaptativo para apoio à disciplinas de graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Paulo Rodolfo de Oliveira [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/157332
Resumo: Esta pesquisa buscou propor um protocolo para funcionamento de uma ferramenta de auxílio no processo de ensino/aprendizado. Tal protocolo é construído com base nos conceitos de identificação e preenchimento de lacunas de aprendizado, identificadas por intermédio de sucessivos testes rápidos (quiz) que são aplicados durante o desenvolvimento das disciplinas. A fim de verificar o potencial da proposta, e assim motivar a implementação da ferramenta em questão, foi realizado um estudo de caso envolvendo duas turmas de duas disciplinas distintas de graduação da Faculdade Anhanguera de São José dos Campos. A eficácia do processo de ensino investigado foi verificada mediante análises estatísticas, se utilizando dos testes de “Wilcoxon” que visava comparar se houve melhora entre os quizzes do mesmo assunto; “Iteração de uma amostra” que buscou verificar se as melhoras e pioras acontecem de forma aleatória; e “χ^2 para uma amostra” que verificou se a melhora difere com relação ao comportamento mediano esperado. E pôde-se observar resultados favoráveis ao método proposto, o que demonstra eficácia do protocolo, objeto desta pesquisa.
id UNSP_0ba6fd02a29c138d9d46296695c13dbd
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/157332
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Desenvolvimento de um protocolo de ensino adaptativo para apoio à disciplinas de graduaçãoDevelopment of an adaptive teaching protocol to support undergraduate coursesTecnologia da informaçãoEducaçãoAvaliação formativa e somativaLacunas de aprendizadoPlataforma virtualInformation technologyEducationFormative and somative evaluationLearning gapsVirtual platformEsta pesquisa buscou propor um protocolo para funcionamento de uma ferramenta de auxílio no processo de ensino/aprendizado. Tal protocolo é construído com base nos conceitos de identificação e preenchimento de lacunas de aprendizado, identificadas por intermédio de sucessivos testes rápidos (quiz) que são aplicados durante o desenvolvimento das disciplinas. A fim de verificar o potencial da proposta, e assim motivar a implementação da ferramenta em questão, foi realizado um estudo de caso envolvendo duas turmas de duas disciplinas distintas de graduação da Faculdade Anhanguera de São José dos Campos. A eficácia do processo de ensino investigado foi verificada mediante análises estatísticas, se utilizando dos testes de “Wilcoxon” que visava comparar se houve melhora entre os quizzes do mesmo assunto; “Iteração de uma amostra” que buscou verificar se as melhoras e pioras acontecem de forma aleatória; e “χ^2 para uma amostra” que verificou se a melhora difere com relação ao comportamento mediano esperado. E pôde-se observar resultados favoráveis ao método proposto, o que demonstra eficácia do protocolo, objeto desta pesquisa.This project looked for a protocol for the operation of an aid tool in the teaching / learning process. The protocol is based on the concepts of identifying and filling learning gaps, high school sessions, quick tests and tests are applied during the development of the disciplines. In order to verify the potential of the proposal, as well as to motivate the implementation of the tool in question, a case study was carried out on the two classes of undergraduate courses of the Anhanguera Faculty of São José dos Campos. The investigation of the teaching process investigated was used as a statistical database using "Wilcoxon" tests that aimed to compare if there was improvement between the quizzes of the same subject; "Iteration of a sample" that sought to verify if the improvements and worsen happen in a random way; and "χ^2 for one sample" that verified if the improvement differs with respect to the expected median behavior. And it was possible to observe favorable results to the proposed method, which demonstrates effectiveness of the protocol, object of this reasearch.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Negri, Rogério Galante [UNESP]Formiga, Jorge Kennety Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Martins, Paulo Rodolfo de Oliveira [UNESP]2018-10-16T21:22:54Z2018-10-16T21:22:54Z2018-08-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15733200090902533004145082P682018051329812880000-0002-4808-2362porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-24T06:11:51Zoai:repositorio.unesp.br:11449/157332Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:50:33.189850Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de um protocolo de ensino adaptativo para apoio à disciplinas de graduação
Development of an adaptive teaching protocol to support undergraduate courses
title Desenvolvimento de um protocolo de ensino adaptativo para apoio à disciplinas de graduação
spellingShingle Desenvolvimento de um protocolo de ensino adaptativo para apoio à disciplinas de graduação
Martins, Paulo Rodolfo de Oliveira [UNESP]
Tecnologia da informação
Educação
Avaliação formativa e somativa
Lacunas de aprendizado
Plataforma virtual
Information technology
Education
Formative and somative evaluation
Learning gaps
Virtual platform
title_short Desenvolvimento de um protocolo de ensino adaptativo para apoio à disciplinas de graduação
title_full Desenvolvimento de um protocolo de ensino adaptativo para apoio à disciplinas de graduação
title_fullStr Desenvolvimento de um protocolo de ensino adaptativo para apoio à disciplinas de graduação
title_full_unstemmed Desenvolvimento de um protocolo de ensino adaptativo para apoio à disciplinas de graduação
title_sort Desenvolvimento de um protocolo de ensino adaptativo para apoio à disciplinas de graduação
author Martins, Paulo Rodolfo de Oliveira [UNESP]
author_facet Martins, Paulo Rodolfo de Oliveira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Negri, Rogério Galante [UNESP]
Formiga, Jorge Kennety Silva [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Paulo Rodolfo de Oliveira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia da informação
Educação
Avaliação formativa e somativa
Lacunas de aprendizado
Plataforma virtual
Information technology
Education
Formative and somative evaluation
Learning gaps
Virtual platform
topic Tecnologia da informação
Educação
Avaliação formativa e somativa
Lacunas de aprendizado
Plataforma virtual
Information technology
Education
Formative and somative evaluation
Learning gaps
Virtual platform
description Esta pesquisa buscou propor um protocolo para funcionamento de uma ferramenta de auxílio no processo de ensino/aprendizado. Tal protocolo é construído com base nos conceitos de identificação e preenchimento de lacunas de aprendizado, identificadas por intermédio de sucessivos testes rápidos (quiz) que são aplicados durante o desenvolvimento das disciplinas. A fim de verificar o potencial da proposta, e assim motivar a implementação da ferramenta em questão, foi realizado um estudo de caso envolvendo duas turmas de duas disciplinas distintas de graduação da Faculdade Anhanguera de São José dos Campos. A eficácia do processo de ensino investigado foi verificada mediante análises estatísticas, se utilizando dos testes de “Wilcoxon” que visava comparar se houve melhora entre os quizzes do mesmo assunto; “Iteração de uma amostra” que buscou verificar se as melhoras e pioras acontecem de forma aleatória; e “χ^2 para uma amostra” que verificou se a melhora difere com relação ao comportamento mediano esperado. E pôde-se observar resultados favoráveis ao método proposto, o que demonstra eficácia do protocolo, objeto desta pesquisa.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-16T21:22:54Z
2018-10-16T21:22:54Z
2018-08-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/157332
000909025
33004145082P6
8201805132981288
0000-0002-4808-2362
url http://hdl.handle.net/11449/157332
identifier_str_mv 000909025
33004145082P6
8201805132981288
0000-0002-4808-2362
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128572789882880