Desenvolvimento de um protocolo de ensino adaptativo para apoio à disciplinas de graduação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/157332 |
Resumo: | Esta pesquisa buscou propor um protocolo para funcionamento de uma ferramenta de auxílio no processo de ensino/aprendizado. Tal protocolo é construído com base nos conceitos de identificação e preenchimento de lacunas de aprendizado, identificadas por intermédio de sucessivos testes rápidos (quiz) que são aplicados durante o desenvolvimento das disciplinas. A fim de verificar o potencial da proposta, e assim motivar a implementação da ferramenta em questão, foi realizado um estudo de caso envolvendo duas turmas de duas disciplinas distintas de graduação da Faculdade Anhanguera de São José dos Campos. A eficácia do processo de ensino investigado foi verificada mediante análises estatísticas, se utilizando dos testes de “Wilcoxon” que visava comparar se houve melhora entre os quizzes do mesmo assunto; “Iteração de uma amostra” que buscou verificar se as melhoras e pioras acontecem de forma aleatória; e “χ^2 para uma amostra” que verificou se a melhora difere com relação ao comportamento mediano esperado. E pôde-se observar resultados favoráveis ao método proposto, o que demonstra eficácia do protocolo, objeto desta pesquisa. |
id |
UNSP_0ba6fd02a29c138d9d46296695c13dbd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/157332 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Desenvolvimento de um protocolo de ensino adaptativo para apoio à disciplinas de graduaçãoDevelopment of an adaptive teaching protocol to support undergraduate coursesTecnologia da informaçãoEducaçãoAvaliação formativa e somativaLacunas de aprendizadoPlataforma virtualInformation technologyEducationFormative and somative evaluationLearning gapsVirtual platformEsta pesquisa buscou propor um protocolo para funcionamento de uma ferramenta de auxílio no processo de ensino/aprendizado. Tal protocolo é construído com base nos conceitos de identificação e preenchimento de lacunas de aprendizado, identificadas por intermédio de sucessivos testes rápidos (quiz) que são aplicados durante o desenvolvimento das disciplinas. A fim de verificar o potencial da proposta, e assim motivar a implementação da ferramenta em questão, foi realizado um estudo de caso envolvendo duas turmas de duas disciplinas distintas de graduação da Faculdade Anhanguera de São José dos Campos. A eficácia do processo de ensino investigado foi verificada mediante análises estatísticas, se utilizando dos testes de “Wilcoxon” que visava comparar se houve melhora entre os quizzes do mesmo assunto; “Iteração de uma amostra” que buscou verificar se as melhoras e pioras acontecem de forma aleatória; e “χ^2 para uma amostra” que verificou se a melhora difere com relação ao comportamento mediano esperado. E pôde-se observar resultados favoráveis ao método proposto, o que demonstra eficácia do protocolo, objeto desta pesquisa.This project looked for a protocol for the operation of an aid tool in the teaching / learning process. The protocol is based on the concepts of identifying and filling learning gaps, high school sessions, quick tests and tests are applied during the development of the disciplines. In order to verify the potential of the proposal, as well as to motivate the implementation of the tool in question, a case study was carried out on the two classes of undergraduate courses of the Anhanguera Faculty of São José dos Campos. The investigation of the teaching process investigated was used as a statistical database using "Wilcoxon" tests that aimed to compare if there was improvement between the quizzes of the same subject; "Iteration of a sample" that sought to verify if the improvements and worsen happen in a random way; and "χ^2 for one sample" that verified if the improvement differs with respect to the expected median behavior. And it was possible to observe favorable results to the proposed method, which demonstrates effectiveness of the protocol, object of this reasearch.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Negri, Rogério Galante [UNESP]Formiga, Jorge Kennety Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Martins, Paulo Rodolfo de Oliveira [UNESP]2018-10-16T21:22:54Z2018-10-16T21:22:54Z2018-08-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15733200090902533004145082P682018051329812880000-0002-4808-2362porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-24T06:11:51Zoai:repositorio.unesp.br:11449/157332Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:50:33.189850Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de um protocolo de ensino adaptativo para apoio à disciplinas de graduação Development of an adaptive teaching protocol to support undergraduate courses |
title |
Desenvolvimento de um protocolo de ensino adaptativo para apoio à disciplinas de graduação |
spellingShingle |
Desenvolvimento de um protocolo de ensino adaptativo para apoio à disciplinas de graduação Martins, Paulo Rodolfo de Oliveira [UNESP] Tecnologia da informação Educação Avaliação formativa e somativa Lacunas de aprendizado Plataforma virtual Information technology Education Formative and somative evaluation Learning gaps Virtual platform |
title_short |
Desenvolvimento de um protocolo de ensino adaptativo para apoio à disciplinas de graduação |
title_full |
Desenvolvimento de um protocolo de ensino adaptativo para apoio à disciplinas de graduação |
title_fullStr |
Desenvolvimento de um protocolo de ensino adaptativo para apoio à disciplinas de graduação |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de um protocolo de ensino adaptativo para apoio à disciplinas de graduação |
title_sort |
Desenvolvimento de um protocolo de ensino adaptativo para apoio à disciplinas de graduação |
author |
Martins, Paulo Rodolfo de Oliveira [UNESP] |
author_facet |
Martins, Paulo Rodolfo de Oliveira [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Negri, Rogério Galante [UNESP] Formiga, Jorge Kennety Silva [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Paulo Rodolfo de Oliveira [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia da informação Educação Avaliação formativa e somativa Lacunas de aprendizado Plataforma virtual Information technology Education Formative and somative evaluation Learning gaps Virtual platform |
topic |
Tecnologia da informação Educação Avaliação formativa e somativa Lacunas de aprendizado Plataforma virtual Information technology Education Formative and somative evaluation Learning gaps Virtual platform |
description |
Esta pesquisa buscou propor um protocolo para funcionamento de uma ferramenta de auxílio no processo de ensino/aprendizado. Tal protocolo é construído com base nos conceitos de identificação e preenchimento de lacunas de aprendizado, identificadas por intermédio de sucessivos testes rápidos (quiz) que são aplicados durante o desenvolvimento das disciplinas. A fim de verificar o potencial da proposta, e assim motivar a implementação da ferramenta em questão, foi realizado um estudo de caso envolvendo duas turmas de duas disciplinas distintas de graduação da Faculdade Anhanguera de São José dos Campos. A eficácia do processo de ensino investigado foi verificada mediante análises estatísticas, se utilizando dos testes de “Wilcoxon” que visava comparar se houve melhora entre os quizzes do mesmo assunto; “Iteração de uma amostra” que buscou verificar se as melhoras e pioras acontecem de forma aleatória; e “χ^2 para uma amostra” que verificou se a melhora difere com relação ao comportamento mediano esperado. E pôde-se observar resultados favoráveis ao método proposto, o que demonstra eficácia do protocolo, objeto desta pesquisa. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-16T21:22:54Z 2018-10-16T21:22:54Z 2018-08-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/157332 000909025 33004145082P6 8201805132981288 0000-0002-4808-2362 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/157332 |
identifier_str_mv |
000909025 33004145082P6 8201805132981288 0000-0002-4808-2362 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128572789882880 |