Clima escolar: percepções de alunos, professores e gestores de escolas estaduais do ensino fundamental II.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/154906 |
Resumo: | O clima escolar pode ser entendido como um conjunto de percepções referente à instituição de ensino, desse modo, evidenciam os fatores relacionados à organização, as estruturas pedagógicas e administrativas e das relações interpessoais que ocorrem no meio escolar. Logo, conhecer as percepções dos diferentes atores da instituição propicia à escola conhecer melhor a realidade e, assim, propor intervenções efetivas. O objetivo central dessa pesquisa foi investigar as características do clima escolar percebidas pelos integrantes da instituição escolar (alunos, professores e gestores). Os objetivos específicos foram: i) verificar as percepções de alunos, professores e gestores sobre as diferentes dimensões/aspectos de sua escola; ii) verificar as percepções entre os integrantes das quatros escolas. O método adotado é do tipo descritivo e quanto a natureza dos dados é quantitativa e correlacional. Os instrumentos são questionários compostos por itens que avaliam as percepções dos sujeitos a respeito das dimensões que constituem o clima e que foram construídos de acordo com a realidade das escolas brasileiras. As dimensões avaliadas dizem respeito à: ensino e a aprendizagem; as relações sociais e os conflitos; as regras, sanções e a segurança na escola; as situações de intimidação; a família, a escola e a comunidade; a infraestrutura e a rede física da escola; as relações com o trabalho e a gestão e participação. Os questionários foram respondidos por 1031 estudantes do 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental; 58 professores e sete gestores de quatro escolas públicas estaduais localizada na cidade de São José do Rio Preto, SP. Para a análise dos dados quantitativos foi utilizada a estatística descritiva e inferencial, com o auxílio do programa estatístico software PSPP© Statistics Analysis Of Sampled Data. Os resultados em relação ao primeiro objetivo, indicam que (i) os alunos de três escolas apresentaram mais percepções positivas sobre as dimensões que compõem o clima escolar; em todas escolas as percepções dos professores foram mais positivas do que as dos alunos e dos gestores. Para os alunos as questões relacionadas à infraestrutura e a rede física, bem como o relacionamento da família e comunidade com a escola precisa de melhorias, pois a maioria deles avaliaram de forma negativa. A respeito do segundo objetivo, chegamos à observação de quando comparados os resultados entre as escolas encontramos diferenças de percepções principalmente aos relacionamentos interpessoais e os conflitos, tal como em relação as regras, sanções e segurança. Esperamos que essa pesquisa possa fornecer a cada escola pesquisada subsídios para que amplie seu conhecimento acerca da realidade de seu clima. |
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Clima escolar: percepções de alunos, professores e gestores de escolas estaduais do ensino fundamental II.School climate: perceptions of students, teachers and managers of state elementary schoolsClima escolarAvaliaçãoEnsino fundamentalDimensõesPercepçõesSchool climateEvaluationElementary educationDimensionsPerceptionsO clima escolar pode ser entendido como um conjunto de percepções referente à instituição de ensino, desse modo, evidenciam os fatores relacionados à organização, as estruturas pedagógicas e administrativas e das relações interpessoais que ocorrem no meio escolar. Logo, conhecer as percepções dos diferentes atores da instituição propicia à escola conhecer melhor a realidade e, assim, propor intervenções efetivas. O objetivo central dessa pesquisa foi investigar as características do clima escolar percebidas pelos integrantes da instituição escolar (alunos, professores e gestores). Os objetivos específicos foram: i) verificar as percepções de alunos, professores e gestores sobre as diferentes dimensões/aspectos de sua escola; ii) verificar as percepções entre os integrantes das quatros escolas. O método adotado é do tipo descritivo e quanto a natureza dos dados é quantitativa e correlacional. Os instrumentos são questionários compostos por itens que avaliam as percepções dos sujeitos a respeito das dimensões que constituem o clima e que foram construídos de acordo com a realidade das escolas brasileiras. As dimensões avaliadas dizem respeito à: ensino e a aprendizagem; as relações sociais e os conflitos; as regras, sanções e a segurança na escola; as situações de intimidação; a família, a escola e a comunidade; a infraestrutura e a rede física da escola; as relações com o trabalho e a gestão e participação. Os questionários foram respondidos por 1031 estudantes do 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental; 58 professores e sete gestores de quatro escolas públicas estaduais localizada na cidade de São José do Rio Preto, SP. Para a análise dos dados quantitativos foi utilizada a estatística descritiva e inferencial, com o auxílio do programa estatístico software PSPP© Statistics Analysis Of Sampled Data. Os resultados em relação ao primeiro objetivo, indicam que (i) os alunos de três escolas apresentaram mais percepções positivas sobre as dimensões que compõem o clima escolar; em todas escolas as percepções dos professores foram mais positivas do que as dos alunos e dos gestores. Para os alunos as questões relacionadas à infraestrutura e a rede física, bem como o relacionamento da família e comunidade com a escola precisa de melhorias, pois a maioria deles avaliaram de forma negativa. A respeito do segundo objetivo, chegamos à observação de quando comparados os resultados entre as escolas encontramos diferenças de percepções principalmente aos relacionamentos interpessoais e os conflitos, tal como em relação as regras, sanções e segurança. Esperamos que essa pesquisa possa fornecer a cada escola pesquisada subsídios para que amplie seu conhecimento acerca da realidade de seu clima.The school climate can be understood as a set of perceptions regarding the educational institution, thereby, evidence the factors related to the organization, the pedagogical and administrative structures and the interpersonal relationships that occur in the school environment. Therefore, knowing the perceptions of the different institution’s actors propitiates the school to know better the reality and, thus, to propose effective interventions. The main objective of this research was to investigate the characteristics of the school climate perceived by the members of the school institution (students, teachers and managers). The specific objectives were: i) to verify the perceptions of students, teachers and managers about the different dimensions / aspects of their school; ii) to verify the perceptions among the members of the four schools. The method adopted is descriptive and the nature of the data is quantitative and correlational. The instruments are questionnaires composed of items that evaluate the subjects' perceptions regarding the dimensions that constitute the climate and that were constructed according to the reality of the Brazilian schools. The dimensions assessed relate to: teaching and learning; social relations and conflicts; rules, sanctions and safety at school; intimidation; the family, the school and the community; the infrastructure and physical network of the school; relations with work and management; and management and participation. The questionnaires were answered by 1031 students from the 7th, 8th and 9th grades of elementary school; 58 teachers and 7 managers from four public schools located in the city of São José do Rio Preto, SP. For the analysis of the quantitative data, descriptive and inferential statistics were used, with the aid of the statistical software program PSPP © Statistics Analysis Of Sampled Data. The results in relation to the first objective indicate that (i) students from three schools presented more positive perceptions about the dimensions that make up the school climate; in all schools the perceptions of teachers were more positive than those of students and managers. For students, the issues related to the infrastructure and physical network, as well as the family and community relationship with the school need to improve, since most of them are evaluated in a negative way. We hope this research can provide, to each researched school, grants to increase their knowledge about the reality of their climate.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)33004153Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cruz, Luciana Aparecida Nogueira da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pavaneli, Camila Fernanda Dias2018-08-22T12:30:41Z2018-08-22T12:30:41Z2018-08-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15490600090709633004153078P41613440770082861porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-06T06:14:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/154906Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:03:26.457420Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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