Avaliação de habilidades e competências de pessoas com necessidades especiais em programa de educação para o trabalho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ19.htm http://hdl.handle.net/11449/148232 |
Resumo: | A inclusão de pessoas com Necessidades Educacionais Especiais no mercado de trabalho é um desafio para toda a sociedade. A falta de qualificação profissional, além da pequena participação da classe empresarial e a fiscalização em relação à legislação existente, prejudica seriamente a inserção destas pessoas no mercado de trabalho. Este estudo teve como objetivo estudar como avaliar as habilidades necessárias para a adequação das pessoas com atraso no desenvolvimento cognitivo, em ambiente de trabalho coletivo. Além disso, após a observação das habilidades necessárias para bom desempenho em serviço, iniciou-se a implementação de orientação para o ensino dessas habilidades. Participaram deste projeto de extensão cinco jovens, com faixa etária de 16 a 26 anos, cujo diagnóstico apresentam Síndrome de Down (4 pessoas) e Microcefalia (1 pessoa), clientes em atendimento educacional no Centro de Estudos da Educação e da Saúde – CEES/unidade auxiliar da Unesp/Marília. A avaliação inicial envolveu a elaboração de um instrumento de observação para verificação e acompanhamento do repertório de habilidades necessárias para o trabalho na brinquedoteca e auxiliar de secretaria. Os resultados de Implementação do Programa de Educação para o Trabalho mostraram melhoras nas habilidades e conhecimentos dos envolvidos na atividade profissional, bem como avanços no desenvolvimento nas áreas de socialização, comunicação interpessoal e em “pré-requisitos” profissionais (iniciativa, rapidez, compromisso, etc). O ensino de habilidades profissionais é voltado para o desenvolvimento de hábitos, posturas e atitudes em ambiente de trabalho; visa possibilitar maior independência nas diversas situações no meio social e profissional e sua provável inclusão na sociedade. É necessário favorecer oportunidades para que pessoas com necessidades educacionais especiais possam ser absorvidas pelo mercado de trabalho, que em todos os casos, privilegia a qualificação para as funções. |
id |
UNSP_0c5c8d258575b22abf5d53302717179a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/148232 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Avaliação de habilidades e competências de pessoas com necessidades especiais em programa de educação para o trabalhoA inclusão de pessoas com Necessidades Educacionais Especiais no mercado de trabalho é um desafio para toda a sociedade. A falta de qualificação profissional, além da pequena participação da classe empresarial e a fiscalização em relação à legislação existente, prejudica seriamente a inserção destas pessoas no mercado de trabalho. Este estudo teve como objetivo estudar como avaliar as habilidades necessárias para a adequação das pessoas com atraso no desenvolvimento cognitivo, em ambiente de trabalho coletivo. Além disso, após a observação das habilidades necessárias para bom desempenho em serviço, iniciou-se a implementação de orientação para o ensino dessas habilidades. Participaram deste projeto de extensão cinco jovens, com faixa etária de 16 a 26 anos, cujo diagnóstico apresentam Síndrome de Down (4 pessoas) e Microcefalia (1 pessoa), clientes em atendimento educacional no Centro de Estudos da Educação e da Saúde – CEES/unidade auxiliar da Unesp/Marília. A avaliação inicial envolveu a elaboração de um instrumento de observação para verificação e acompanhamento do repertório de habilidades necessárias para o trabalho na brinquedoteca e auxiliar de secretaria. Os resultados de Implementação do Programa de Educação para o Trabalho mostraram melhoras nas habilidades e conhecimentos dos envolvidos na atividade profissional, bem como avanços no desenvolvimento nas áreas de socialização, comunicação interpessoal e em “pré-requisitos” profissionais (iniciativa, rapidez, compromisso, etc). O ensino de habilidades profissionais é voltado para o desenvolvimento de hábitos, posturas e atitudes em ambiente de trabalho; visa possibilitar maior independência nas diversas situações no meio social e profissional e sua provável inclusão na sociedade. É necessário favorecer oportunidades para que pessoas com necessidades educacionais especiais possam ser absorvidas pelo mercado de trabalho, que em todos os casos, privilegia a qualificação para as funções.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Educação Especial, Marília, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Educação Especial, Marília, SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Miura, Regina Keiko Kato [UNESP]2017-01-18T18:08:06Z2017-01-18T18:08:06Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ19.htmhttp://hdl.handle.net/11449/1482323146218265043553PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-08T20:29:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148232Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T20:29:21Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação de habilidades e competências de pessoas com necessidades especiais em programa de educação para o trabalho |
title |
Avaliação de habilidades e competências de pessoas com necessidades especiais em programa de educação para o trabalho |
spellingShingle |
Avaliação de habilidades e competências de pessoas com necessidades especiais em programa de educação para o trabalho Miura, Regina Keiko Kato [UNESP] |
title_short |
Avaliação de habilidades e competências de pessoas com necessidades especiais em programa de educação para o trabalho |
title_full |
Avaliação de habilidades e competências de pessoas com necessidades especiais em programa de educação para o trabalho |
title_fullStr |
Avaliação de habilidades e competências de pessoas com necessidades especiais em programa de educação para o trabalho |
title_full_unstemmed |
Avaliação de habilidades e competências de pessoas com necessidades especiais em programa de educação para o trabalho |
title_sort |
Avaliação de habilidades e competências de pessoas com necessidades especiais em programa de educação para o trabalho |
author |
Miura, Regina Keiko Kato [UNESP] |
author_facet |
Miura, Regina Keiko Kato [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miura, Regina Keiko Kato [UNESP] |
description |
A inclusão de pessoas com Necessidades Educacionais Especiais no mercado de trabalho é um desafio para toda a sociedade. A falta de qualificação profissional, além da pequena participação da classe empresarial e a fiscalização em relação à legislação existente, prejudica seriamente a inserção destas pessoas no mercado de trabalho. Este estudo teve como objetivo estudar como avaliar as habilidades necessárias para a adequação das pessoas com atraso no desenvolvimento cognitivo, em ambiente de trabalho coletivo. Além disso, após a observação das habilidades necessárias para bom desempenho em serviço, iniciou-se a implementação de orientação para o ensino dessas habilidades. Participaram deste projeto de extensão cinco jovens, com faixa etária de 16 a 26 anos, cujo diagnóstico apresentam Síndrome de Down (4 pessoas) e Microcefalia (1 pessoa), clientes em atendimento educacional no Centro de Estudos da Educação e da Saúde – CEES/unidade auxiliar da Unesp/Marília. A avaliação inicial envolveu a elaboração de um instrumento de observação para verificação e acompanhamento do repertório de habilidades necessárias para o trabalho na brinquedoteca e auxiliar de secretaria. Os resultados de Implementação do Programa de Educação para o Trabalho mostraram melhoras nas habilidades e conhecimentos dos envolvidos na atividade profissional, bem como avanços no desenvolvimento nas áreas de socialização, comunicação interpessoal e em “pré-requisitos” profissionais (iniciativa, rapidez, compromisso, etc). O ensino de habilidades profissionais é voltado para o desenvolvimento de hábitos, posturas e atitudes em ambiente de trabalho; visa possibilitar maior independência nas diversas situações no meio social e profissional e sua provável inclusão na sociedade. É necessário favorecer oportunidades para que pessoas com necessidades educacionais especiais possam ser absorvidas pelo mercado de trabalho, que em todos os casos, privilegia a qualificação para as funções. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2017-01-18T18:08:06Z 2017-01-18T18:08:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ19.htm http://hdl.handle.net/11449/148232 3146218265043553 |
url |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ19.htm http://hdl.handle.net/11449/148232 |
identifier_str_mv |
3146218265043553 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128216173379584 |