Avaliação de habilidades e competências de pessoas com necessidades especiais em programa de educação para o trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miura, Regina Keiko Kato [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ19.htm
http://hdl.handle.net/11449/148232
Resumo: A inclusão de pessoas com Necessidades Educacionais Especiais no mercado de trabalho é um desafio para toda a sociedade. A falta de qualificação profissional, além da pequena participação da classe empresarial e a fiscalização em relação à legislação existente, prejudica seriamente a inserção destas pessoas no mercado de trabalho. Este estudo teve como objetivo estudar como avaliar as habilidades necessárias para a adequação das pessoas com atraso no desenvolvimento cognitivo, em ambiente de trabalho coletivo. Além disso, após a observação das habilidades necessárias para bom desempenho em serviço, iniciou-se a implementação de orientação para o ensino dessas habilidades. Participaram deste projeto de extensão cinco jovens, com faixa etária de 16 a 26 anos, cujo diagnóstico apresentam Síndrome de Down (4 pessoas) e Microcefalia (1 pessoa), clientes em atendimento educacional no Centro de Estudos da Educação e da Saúde – CEES/unidade auxiliar da Unesp/Marília. A avaliação inicial envolveu a elaboração de um instrumento de observação para verificação e acompanhamento do repertório de habilidades necessárias para o trabalho na brinquedoteca e auxiliar de secretaria. Os resultados de Implementação do Programa de Educação para o Trabalho mostraram melhoras nas habilidades e conhecimentos dos envolvidos na atividade profissional, bem como avanços no desenvolvimento nas áreas de socialização, comunicação interpessoal e em “pré-requisitos” profissionais (iniciativa, rapidez, compromisso, etc). O ensino de habilidades profissionais é voltado para o desenvolvimento de hábitos, posturas e atitudes em ambiente de trabalho; visa possibilitar maior independência nas diversas situações no meio social e profissional e sua provável inclusão na sociedade. É necessário favorecer oportunidades para que pessoas com necessidades educacionais especiais possam ser absorvidas pelo mercado de trabalho, que em todos os casos, privilegia a qualificação para as funções.
id UNSP_0c5c8d258575b22abf5d53302717179a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/148232
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Avaliação de habilidades e competências de pessoas com necessidades especiais em programa de educação para o trabalhoA inclusão de pessoas com Necessidades Educacionais Especiais no mercado de trabalho é um desafio para toda a sociedade. A falta de qualificação profissional, além da pequena participação da classe empresarial e a fiscalização em relação à legislação existente, prejudica seriamente a inserção destas pessoas no mercado de trabalho. Este estudo teve como objetivo estudar como avaliar as habilidades necessárias para a adequação das pessoas com atraso no desenvolvimento cognitivo, em ambiente de trabalho coletivo. Além disso, após a observação das habilidades necessárias para bom desempenho em serviço, iniciou-se a implementação de orientação para o ensino dessas habilidades. Participaram deste projeto de extensão cinco jovens, com faixa etária de 16 a 26 anos, cujo diagnóstico apresentam Síndrome de Down (4 pessoas) e Microcefalia (1 pessoa), clientes em atendimento educacional no Centro de Estudos da Educação e da Saúde – CEES/unidade auxiliar da Unesp/Marília. A avaliação inicial envolveu a elaboração de um instrumento de observação para verificação e acompanhamento do repertório de habilidades necessárias para o trabalho na brinquedoteca e auxiliar de secretaria. Os resultados de Implementação do Programa de Educação para o Trabalho mostraram melhoras nas habilidades e conhecimentos dos envolvidos na atividade profissional, bem como avanços no desenvolvimento nas áreas de socialização, comunicação interpessoal e em “pré-requisitos” profissionais (iniciativa, rapidez, compromisso, etc). O ensino de habilidades profissionais é voltado para o desenvolvimento de hábitos, posturas e atitudes em ambiente de trabalho; visa possibilitar maior independência nas diversas situações no meio social e profissional e sua provável inclusão na sociedade. É necessário favorecer oportunidades para que pessoas com necessidades educacionais especiais possam ser absorvidas pelo mercado de trabalho, que em todos os casos, privilegia a qualificação para as funções.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Educação Especial, Marília, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Educação Especial, Marília, SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Miura, Regina Keiko Kato [UNESP]2017-01-18T18:08:06Z2017-01-18T18:08:06Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ19.htmhttp://hdl.handle.net/11449/1482323146218265043553PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-08T20:29:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148232Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T20:29:21Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de habilidades e competências de pessoas com necessidades especiais em programa de educação para o trabalho
title Avaliação de habilidades e competências de pessoas com necessidades especiais em programa de educação para o trabalho
spellingShingle Avaliação de habilidades e competências de pessoas com necessidades especiais em programa de educação para o trabalho
Miura, Regina Keiko Kato [UNESP]
title_short Avaliação de habilidades e competências de pessoas com necessidades especiais em programa de educação para o trabalho
title_full Avaliação de habilidades e competências de pessoas com necessidades especiais em programa de educação para o trabalho
title_fullStr Avaliação de habilidades e competências de pessoas com necessidades especiais em programa de educação para o trabalho
title_full_unstemmed Avaliação de habilidades e competências de pessoas com necessidades especiais em programa de educação para o trabalho
title_sort Avaliação de habilidades e competências de pessoas com necessidades especiais em programa de educação para o trabalho
author Miura, Regina Keiko Kato [UNESP]
author_facet Miura, Regina Keiko Kato [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Miura, Regina Keiko Kato [UNESP]
description A inclusão de pessoas com Necessidades Educacionais Especiais no mercado de trabalho é um desafio para toda a sociedade. A falta de qualificação profissional, além da pequena participação da classe empresarial e a fiscalização em relação à legislação existente, prejudica seriamente a inserção destas pessoas no mercado de trabalho. Este estudo teve como objetivo estudar como avaliar as habilidades necessárias para a adequação das pessoas com atraso no desenvolvimento cognitivo, em ambiente de trabalho coletivo. Além disso, após a observação das habilidades necessárias para bom desempenho em serviço, iniciou-se a implementação de orientação para o ensino dessas habilidades. Participaram deste projeto de extensão cinco jovens, com faixa etária de 16 a 26 anos, cujo diagnóstico apresentam Síndrome de Down (4 pessoas) e Microcefalia (1 pessoa), clientes em atendimento educacional no Centro de Estudos da Educação e da Saúde – CEES/unidade auxiliar da Unesp/Marília. A avaliação inicial envolveu a elaboração de um instrumento de observação para verificação e acompanhamento do repertório de habilidades necessárias para o trabalho na brinquedoteca e auxiliar de secretaria. Os resultados de Implementação do Programa de Educação para o Trabalho mostraram melhoras nas habilidades e conhecimentos dos envolvidos na atividade profissional, bem como avanços no desenvolvimento nas áreas de socialização, comunicação interpessoal e em “pré-requisitos” profissionais (iniciativa, rapidez, compromisso, etc). O ensino de habilidades profissionais é voltado para o desenvolvimento de hábitos, posturas e atitudes em ambiente de trabalho; visa possibilitar maior independência nas diversas situações no meio social e profissional e sua provável inclusão na sociedade. É necessário favorecer oportunidades para que pessoas com necessidades educacionais especiais possam ser absorvidas pelo mercado de trabalho, que em todos os casos, privilegia a qualificação para as funções.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2017-01-18T18:08:06Z
2017-01-18T18:08:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ19.htm
http://hdl.handle.net/11449/148232
3146218265043553
url http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ19.htm
http://hdl.handle.net/11449/148232
identifier_str_mv 3146218265043553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128216173379584