A comunicação como barreira à inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de mecânica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Eder Pires de [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000100015
http://hdl.handle.net/11449/26476
Resumo: O presente artigo encontra-se inserido em um estudo que busca compreender as principais barreiras para a inclusão de alunos com deficiência visual no contexto do ensino de física. Focalizando aulas de mecânica, analisa as dificuldades comunicacionais entre licenciandos e discentes com deficiência visual. Para tal, enfatiza as estruturas empírica e semântico-sensorial das linguagens utilizadas, indicando fatores geradores de dificuldades de acessibilidade às informações veiculadas. Recomenda, ainda, alternativas que se destinam a dar condições à participação efetiva do discente com deficiência visual no processo comunicativo. Conclui afirmando que a comunicação representa a principal barreira à participação efetiva de alunos com deficiência visual em aulas de mecânica, e enfatiza a importância da criação de canais comunicacionais adequados como condição básica à inclusão desses alunos.
id UNSP_0d360982d77ed7ff98844c7f27e10fa8
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/26476
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A comunicação como barreira à inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de mecânicaCommunication as a barrier for including visual handicapped pupils in mechanics classesDeficiência visualEnsino de FísicaMecânicaComunicaçãoInclusãoVisual handicapPhysics teachingMechanicsCommunicationInclusionO presente artigo encontra-se inserido em um estudo que busca compreender as principais barreiras para a inclusão de alunos com deficiência visual no contexto do ensino de física. Focalizando aulas de mecânica, analisa as dificuldades comunicacionais entre licenciandos e discentes com deficiência visual. Para tal, enfatiza as estruturas empírica e semântico-sensorial das linguagens utilizadas, indicando fatores geradores de dificuldades de acessibilidade às informações veiculadas. Recomenda, ainda, alternativas que se destinam a dar condições à participação efetiva do discente com deficiência visual no processo comunicativo. Conclui afirmando que a comunicação representa a principal barreira à participação efetiva de alunos com deficiência visual em aulas de mecânica, e enfatiza a importância da criação de canais comunicacionais adequados como condição básica à inclusão desses alunos.This paper is a part of a broader study aiming to understand the main barriers for including visual handicapped pupils in physics' teaching contexts. It analyzes communication difficulties between future physics teachers and visual handicapped pupils during Mechanics classes. It emphasizes the empirical and semantic-sensorial structures of the languages used, indicating factors which produce the accessibility difficulties for the spread of information. It recommends alternatives in order to make possible the effective participation of visual handicapped pupils in the communicative process. It concludes that communication represents the main barrier to the effective visual handicapped pupils' participation in optics classes and emphasizes the importance of creating communicatively appropriate channels as a basic condition for including these students.Universidade Estadual Paulista Faculdade de Engenharia Departamento de Física e QuímicaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Engenharia Departamento de Física e QuímicaUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Camargo, Eder Pires de [UNESP]2014-05-20T15:07:21Z2014-05-20T15:07:21Z2010-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article258-275application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000100015Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 16, n. 1, p. 258-275, 2010.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/2647610.1590/S1516-73132010000100015S1516-73132010000100015S1516-73132010000100015.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-19T06:18:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/26476Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:42:24.605492Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A comunicação como barreira à inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de mecânica
Communication as a barrier for including visual handicapped pupils in mechanics classes
title A comunicação como barreira à inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de mecânica
spellingShingle A comunicação como barreira à inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de mecânica
Camargo, Eder Pires de [UNESP]
Deficiência visual
Ensino de Física
Mecânica
Comunicação
Inclusão
Visual handicap
Physics teaching
Mechanics
Communication
Inclusion
title_short A comunicação como barreira à inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de mecânica
title_full A comunicação como barreira à inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de mecânica
title_fullStr A comunicação como barreira à inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de mecânica
title_full_unstemmed A comunicação como barreira à inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de mecânica
title_sort A comunicação como barreira à inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de mecânica
author Camargo, Eder Pires de [UNESP]
author_facet Camargo, Eder Pires de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Eder Pires de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiência visual
Ensino de Física
Mecânica
Comunicação
Inclusão
Visual handicap
Physics teaching
Mechanics
Communication
Inclusion
topic Deficiência visual
Ensino de Física
Mecânica
Comunicação
Inclusão
Visual handicap
Physics teaching
Mechanics
Communication
Inclusion
description O presente artigo encontra-se inserido em um estudo que busca compreender as principais barreiras para a inclusão de alunos com deficiência visual no contexto do ensino de física. Focalizando aulas de mecânica, analisa as dificuldades comunicacionais entre licenciandos e discentes com deficiência visual. Para tal, enfatiza as estruturas empírica e semântico-sensorial das linguagens utilizadas, indicando fatores geradores de dificuldades de acessibilidade às informações veiculadas. Recomenda, ainda, alternativas que se destinam a dar condições à participação efetiva do discente com deficiência visual no processo comunicativo. Conclui afirmando que a comunicação representa a principal barreira à participação efetiva de alunos com deficiência visual em aulas de mecânica, e enfatiza a importância da criação de canais comunicacionais adequados como condição básica à inclusão desses alunos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
2014-05-20T15:07:21Z
2014-05-20T15:07:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000100015
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 16, n. 1, p. 258-275, 2010.
1516-7313
http://hdl.handle.net/11449/26476
10.1590/S1516-73132010000100015
S1516-73132010000100015
S1516-73132010000100015.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000100015
http://hdl.handle.net/11449/26476
identifier_str_mv Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 16, n. 1, p. 258-275, 2010.
1516-7313
10.1590/S1516-73132010000100015
S1516-73132010000100015
S1516-73132010000100015.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 258-275
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129237173927936