A comunicação como barreira à inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de mecânica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000100015 http://hdl.handle.net/11449/26476 |
Resumo: | O presente artigo encontra-se inserido em um estudo que busca compreender as principais barreiras para a inclusão de alunos com deficiência visual no contexto do ensino de física. Focalizando aulas de mecânica, analisa as dificuldades comunicacionais entre licenciandos e discentes com deficiência visual. Para tal, enfatiza as estruturas empírica e semântico-sensorial das linguagens utilizadas, indicando fatores geradores de dificuldades de acessibilidade às informações veiculadas. Recomenda, ainda, alternativas que se destinam a dar condições à participação efetiva do discente com deficiência visual no processo comunicativo. Conclui afirmando que a comunicação representa a principal barreira à participação efetiva de alunos com deficiência visual em aulas de mecânica, e enfatiza a importância da criação de canais comunicacionais adequados como condição básica à inclusão desses alunos. |
id |
UNSP_0d360982d77ed7ff98844c7f27e10fa8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/26476 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A comunicação como barreira à inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de mecânicaCommunication as a barrier for including visual handicapped pupils in mechanics classesDeficiência visualEnsino de FísicaMecânicaComunicaçãoInclusãoVisual handicapPhysics teachingMechanicsCommunicationInclusionO presente artigo encontra-se inserido em um estudo que busca compreender as principais barreiras para a inclusão de alunos com deficiência visual no contexto do ensino de física. Focalizando aulas de mecânica, analisa as dificuldades comunicacionais entre licenciandos e discentes com deficiência visual. Para tal, enfatiza as estruturas empírica e semântico-sensorial das linguagens utilizadas, indicando fatores geradores de dificuldades de acessibilidade às informações veiculadas. Recomenda, ainda, alternativas que se destinam a dar condições à participação efetiva do discente com deficiência visual no processo comunicativo. Conclui afirmando que a comunicação representa a principal barreira à participação efetiva de alunos com deficiência visual em aulas de mecânica, e enfatiza a importância da criação de canais comunicacionais adequados como condição básica à inclusão desses alunos.This paper is a part of a broader study aiming to understand the main barriers for including visual handicapped pupils in physics' teaching contexts. It analyzes communication difficulties between future physics teachers and visual handicapped pupils during Mechanics classes. It emphasizes the empirical and semantic-sensorial structures of the languages used, indicating factors which produce the accessibility difficulties for the spread of information. It recommends alternatives in order to make possible the effective participation of visual handicapped pupils in the communicative process. It concludes that communication represents the main barrier to the effective visual handicapped pupils' participation in optics classes and emphasizes the importance of creating communicatively appropriate channels as a basic condition for including these students.Universidade Estadual Paulista Faculdade de Engenharia Departamento de Física e QuímicaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Engenharia Departamento de Física e QuímicaUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Camargo, Eder Pires de [UNESP]2014-05-20T15:07:21Z2014-05-20T15:07:21Z2010-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article258-275application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000100015Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 16, n. 1, p. 258-275, 2010.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/2647610.1590/S1516-73132010000100015S1516-73132010000100015S1516-73132010000100015.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-19T06:18:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/26476Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:42:24.605492Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A comunicação como barreira à inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de mecânica Communication as a barrier for including visual handicapped pupils in mechanics classes |
title |
A comunicação como barreira à inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de mecânica |
spellingShingle |
A comunicação como barreira à inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de mecânica Camargo, Eder Pires de [UNESP] Deficiência visual Ensino de Física Mecânica Comunicação Inclusão Visual handicap Physics teaching Mechanics Communication Inclusion |
title_short |
A comunicação como barreira à inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de mecânica |
title_full |
A comunicação como barreira à inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de mecânica |
title_fullStr |
A comunicação como barreira à inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de mecânica |
title_full_unstemmed |
A comunicação como barreira à inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de mecânica |
title_sort |
A comunicação como barreira à inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de mecânica |
author |
Camargo, Eder Pires de [UNESP] |
author_facet |
Camargo, Eder Pires de [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camargo, Eder Pires de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Deficiência visual Ensino de Física Mecânica Comunicação Inclusão Visual handicap Physics teaching Mechanics Communication Inclusion |
topic |
Deficiência visual Ensino de Física Mecânica Comunicação Inclusão Visual handicap Physics teaching Mechanics Communication Inclusion |
description |
O presente artigo encontra-se inserido em um estudo que busca compreender as principais barreiras para a inclusão de alunos com deficiência visual no contexto do ensino de física. Focalizando aulas de mecânica, analisa as dificuldades comunicacionais entre licenciandos e discentes com deficiência visual. Para tal, enfatiza as estruturas empírica e semântico-sensorial das linguagens utilizadas, indicando fatores geradores de dificuldades de acessibilidade às informações veiculadas. Recomenda, ainda, alternativas que se destinam a dar condições à participação efetiva do discente com deficiência visual no processo comunicativo. Conclui afirmando que a comunicação representa a principal barreira à participação efetiva de alunos com deficiência visual em aulas de mecânica, e enfatiza a importância da criação de canais comunicacionais adequados como condição básica à inclusão desses alunos. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01 2014-05-20T15:07:21Z 2014-05-20T15:07:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000100015 Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 16, n. 1, p. 258-275, 2010. 1516-7313 http://hdl.handle.net/11449/26476 10.1590/S1516-73132010000100015 S1516-73132010000100015 S1516-73132010000100015.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000100015 http://hdl.handle.net/11449/26476 |
identifier_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 16, n. 1, p. 258-275, 2010. 1516-7313 10.1590/S1516-73132010000100015 S1516-73132010000100015 S1516-73132010000100015.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
258-275 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129237173927936 |