Oscar Wilde: teoria e prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Stephania Ribeiro do [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/99100
Resumo: Este trabalho tem por objetivo a análise da peça A importância de ser Prudente (2007), escrita por Oscar Wilde (1854 – 1900), de acordo com a perspectiva teórica de base estética, da qual Wilde foi um dos expoentes maiores. O método analógico foi utilizado para estruturar a comparação entre a teoria estética de Wilde e o texto de sua peça A importância de ser Prudente, representante de sua prática dramatúrgica. Os textos teórico-críticos de Wilde foram escolhidos com base nos objetivos da proposta, os mais relevantes sendo: O crítico como artista, A decadência da mentira, A verdade das máscaras e Pena, lápis e veneno, todos eles compilados no livro Intenções, publicado no volume único da Obra Completa de Oscar Wilde (2007). A pesquisa partiu, ainda, dos conceitos teóricos do Movimento Estético (geral) para os conceitos estéticos encontrados nos ensaios críticos de Wilde (específico), e os ensaios em questão se prestaram à abordagem teórica estética utilizada na pesquisa. Considerando que o principal teórico do Movimento Estético foi Walter Pater (1839 – 1894), suas obras Appreciations, with an Essay on Style (1889) e The Renaissance: Studies in Art and Poetry (1873) foram analisadas a fim de clarificar quais são os pressupostos teóricos do Movimento Estético e quais desses são compartilhados com Oscar Wilde. Tomando como base tais conjecturas, verificaram-se como esses conceitos teóricos incidem na prática de Wilde
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