Diálogo e o trabalho coletivo: reflexões sobre as relações na escola básica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=MzQ4Mg== http://hdl.handle.net/11449/146829 |
Resumo: | Introdução: A Escola é um espaço privilegiado de encontro e vivências interpessoais que são organizadas tendo-se em vista o acesso ao conhecimento sistematizado e a formação das novas gerações. Por sua própria natureza, tais relações são marcadas por diferenças geracionais, de formação (acadêmica), e também distintas vivências culturais. No entanto, um olhar mais atento nos revela que a dinâmica escolar nem sempre favorece o reconhecimento das diferenças, em especial, da singularidade que cada sujeito traz com suas percepções e concepções (ou pré-concepções) que foram tecidas em sua história, a partir de um organismo e vivências que também são únicos e singulares (MATURANA, 2002 e 2010). É importante que processo de formação ofereça momentos de reflexão que favoreçam a percepção sobre si (concepções, escolhas, gostos) bem como o reconhecimento da diferença que os outros apresentam. Tais vivências podem ser oportunizadas de várias formas, sobretudo, valorizando-se os momentos de diálogo nos quais a abertura à partilha, à escuta que acolhe e a reflexão coletiva suscitam a ampliação da percepção de si, do outro bem como das questões em discussão (FREIRE, 1987 e 2003). Tais concepções orientam as ações de nosso Projeto realizadas na Escola Estadual Prof. Francisco Guedelha, junto a equipe gestora, aos educadores e educandos. Objetivos: A partir da participação em reuniões e momentos na escola, destacamos: a) Identificar situações de impasses vivenciadas no cotidiano, bem como temáticas, questões e problemas relativos às relações interpessoais apresentados para discussão nas reuniões; b) Desenvolver atividades de reflexão que favoreçam o reconhecimento de si e do outro, a partir de vivências fundadas no diálogo que valorizem o espaço de expressão, abertura e escuta das diferenças como fundamento para formação e vivência ética; c) Apresentar aspectos mais marcantes suscitados nas atividades realizadas e que promovam percepções positivas. Métodos: Numa perspectiva de pesquisa-ação, e a partir do diálogo e a escuta, os momentos de reflexão realizados com a equipe gestora e os docentes possibilitaram levantamento de temáticas mais relevantes para selecionar as atividades destinadas aos alunos. Também organizamos levantamento quantitativo das situações mais frequentes registradas no livro de ocorrências. Resultados: As reflexões realizadas com a equipe gestora e os docentes (e os dados do Livro de ocorrências) possibilitaram o destaque de temáticas consideradas mais relevantes acerca das relações na escola: autoestima; a percepção das diferenças; o cuidado nas relações com os outros. Foram selecionadas atividades que estão sendo desenvolvidas com as turmas e até aqui é muito significativo o interesse dos alunos ao realizá-las. |
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