Diálogo e o trabalho coletivo: reflexões sobre as relações na escola básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardieri, Elisabete [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Nunes, Priscila Rezeck [UNESP], Lunardi, Juliana Sartori [UNESP], Antunes, Ana Maria P. [UNESP], Cardoso, Eliza de Oliveira [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=MzQ4Mg==
http://hdl.handle.net/11449/146829
Resumo: Introdução: A Escola é um espaço privilegiado de encontro e vivências interpessoais que são organizadas tendo-se em vista o acesso ao conhecimento sistematizado e a formação das novas gerações. Por sua própria natureza, tais relações são marcadas por diferenças geracionais, de formação (acadêmica), e também distintas vivências culturais. No entanto, um olhar mais atento nos revela que a dinâmica escolar nem sempre favorece o reconhecimento das diferenças, em especial, da singularidade que cada sujeito traz com suas percepções e concepções (ou pré-concepções) que foram tecidas em sua história, a partir de um organismo e vivências que também são únicos e singulares (MATURANA, 2002 e 2010). É importante que processo de formação ofereça momentos de reflexão que favoreçam a percepção sobre si (concepções, escolhas, gostos) bem como o reconhecimento da diferença que os outros apresentam. Tais vivências podem ser oportunizadas de várias formas, sobretudo, valorizando-se os momentos de diálogo nos quais a abertura à partilha, à escuta que acolhe e a reflexão coletiva suscitam a ampliação da percepção de si, do outro bem como das questões em discussão (FREIRE, 1987 e 2003). Tais concepções orientam as ações de nosso Projeto realizadas na Escola Estadual Prof. Francisco Guedelha, junto a equipe gestora, aos educadores e educandos. Objetivos: A partir da participação em reuniões e momentos na escola, destacamos: a) Identificar situações de impasses vivenciadas no cotidiano, bem como temáticas, questões e problemas relativos às relações interpessoais apresentados para discussão nas reuniões; b) Desenvolver atividades de reflexão que favoreçam o reconhecimento de si e do outro, a partir de vivências fundadas no diálogo que valorizem o espaço de expressão, abertura e escuta das diferenças como fundamento para formação e vivência ética; c) Apresentar aspectos mais marcantes suscitados nas atividades realizadas e que promovam percepções positivas. Métodos: Numa perspectiva de pesquisa-ação, e a partir do diálogo e a escuta, os momentos de reflexão realizados com a equipe gestora e os docentes possibilitaram levantamento de temáticas mais relevantes para selecionar as atividades destinadas aos alunos. Também organizamos levantamento quantitativo das situações mais frequentes registradas no livro de ocorrências. Resultados: As reflexões realizadas com a equipe gestora e os docentes (e os dados do Livro de ocorrências) possibilitaram o destaque de temáticas consideradas mais relevantes acerca das relações na escola: autoestima; a percepção das diferenças; o cuidado nas relações com os outros. Foram selecionadas atividades que estão sendo desenvolvidas com as turmas e até aqui é muito significativo o interesse dos alunos ao realizá-las.
id UNSP_0f4234f4e30e6aace852a18f86160843
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/146829
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Diálogo e o trabalho coletivo: reflexões sobre as relações na escola básicaDiálogoPráticas educativasTrabalho coletivoIntrodução: A Escola é um espaço privilegiado de encontro e vivências interpessoais que são organizadas tendo-se em vista o acesso ao conhecimento sistematizado e a formação das novas gerações. Por sua própria natureza, tais relações são marcadas por diferenças geracionais, de formação (acadêmica), e também distintas vivências culturais. No entanto, um olhar mais atento nos revela que a dinâmica escolar nem sempre favorece o reconhecimento das diferenças, em especial, da singularidade que cada sujeito traz com suas percepções e concepções (ou pré-concepções) que foram tecidas em sua história, a partir de um organismo e vivências que também são únicos e singulares (MATURANA, 2002 e 2010). É importante que processo de formação ofereça momentos de reflexão que favoreçam a percepção sobre si (concepções, escolhas, gostos) bem como o reconhecimento da diferença que os outros apresentam. Tais vivências podem ser oportunizadas de várias formas, sobretudo, valorizando-se os momentos de diálogo nos quais a abertura à partilha, à escuta que acolhe e a reflexão coletiva suscitam a ampliação da percepção de si, do outro bem como das questões em discussão (FREIRE, 1987 e 2003). Tais concepções orientam as ações de nosso Projeto realizadas na Escola Estadual Prof. Francisco Guedelha, junto a equipe gestora, aos educadores e educandos. Objetivos: A partir da participação em reuniões e momentos na escola, destacamos: a) Identificar situações de impasses vivenciadas no cotidiano, bem como temáticas, questões e problemas relativos às relações interpessoais apresentados para discussão nas reuniões; b) Desenvolver atividades de reflexão que favoreçam o reconhecimento de si e do outro, a partir de vivências fundadas no diálogo que valorizem o espaço de expressão, abertura e escuta das diferenças como fundamento para formação e vivência ética; c) Apresentar aspectos mais marcantes suscitados nas atividades realizadas e que promovam percepções positivas. Métodos: Numa perspectiva de pesquisa-ação, e a partir do diálogo e a escuta, os momentos de reflexão realizados com a equipe gestora e os docentes possibilitaram levantamento de temáticas mais relevantes para selecionar as atividades destinadas aos alunos. Também organizamos levantamento quantitativo das situações mais frequentes registradas no livro de ocorrências. Resultados: As reflexões realizadas com a equipe gestora e os docentes (e os dados do Livro de ocorrências) possibilitaram o destaque de temáticas consideradas mais relevantes acerca das relações na escola: autoestima; a percepção das diferenças; o cuidado nas relações com os outros. Foram selecionadas atividades que estão sendo desenvolvidas com as turmas e até aqui é muito significativo o interesse dos alunos ao realizá-las.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBB), Departamento de Educação, Botucatu, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBB), Departamento de Educação, Botucatu, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cardieri, Elisabete [UNESP]Nunes, Priscila Rezeck [UNESP]Lunardi, Juliana Sartori [UNESP]Antunes, Ana Maria P. [UNESP]Cardoso, Eliza de Oliveira [UNESP]2017-01-02T15:39:43Z2017-01-02T15:39:43Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject03482application/pdfhttp://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=MzQ4Mg==CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09792http://hdl.handle.net/11449/1468292013-03482-cardieri.pdf1729433561448038PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-11T06:18:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/146829Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:04:00.567674Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Diálogo e o trabalho coletivo: reflexões sobre as relações na escola básica
title Diálogo e o trabalho coletivo: reflexões sobre as relações na escola básica
spellingShingle Diálogo e o trabalho coletivo: reflexões sobre as relações na escola básica
Cardieri, Elisabete [UNESP]
Diálogo
Práticas educativas
Trabalho coletivo
title_short Diálogo e o trabalho coletivo: reflexões sobre as relações na escola básica
title_full Diálogo e o trabalho coletivo: reflexões sobre as relações na escola básica
title_fullStr Diálogo e o trabalho coletivo: reflexões sobre as relações na escola básica
title_full_unstemmed Diálogo e o trabalho coletivo: reflexões sobre as relações na escola básica
title_sort Diálogo e o trabalho coletivo: reflexões sobre as relações na escola básica
author Cardieri, Elisabete [UNESP]
author_facet Cardieri, Elisabete [UNESP]
Nunes, Priscila Rezeck [UNESP]
Lunardi, Juliana Sartori [UNESP]
Antunes, Ana Maria P. [UNESP]
Cardoso, Eliza de Oliveira [UNESP]
author_role author
author2 Nunes, Priscila Rezeck [UNESP]
Lunardi, Juliana Sartori [UNESP]
Antunes, Ana Maria P. [UNESP]
Cardoso, Eliza de Oliveira [UNESP]
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardieri, Elisabete [UNESP]
Nunes, Priscila Rezeck [UNESP]
Lunardi, Juliana Sartori [UNESP]
Antunes, Ana Maria P. [UNESP]
Cardoso, Eliza de Oliveira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Diálogo
Práticas educativas
Trabalho coletivo
topic Diálogo
Práticas educativas
Trabalho coletivo
description Introdução: A Escola é um espaço privilegiado de encontro e vivências interpessoais que são organizadas tendo-se em vista o acesso ao conhecimento sistematizado e a formação das novas gerações. Por sua própria natureza, tais relações são marcadas por diferenças geracionais, de formação (acadêmica), e também distintas vivências culturais. No entanto, um olhar mais atento nos revela que a dinâmica escolar nem sempre favorece o reconhecimento das diferenças, em especial, da singularidade que cada sujeito traz com suas percepções e concepções (ou pré-concepções) que foram tecidas em sua história, a partir de um organismo e vivências que também são únicos e singulares (MATURANA, 2002 e 2010). É importante que processo de formação ofereça momentos de reflexão que favoreçam a percepção sobre si (concepções, escolhas, gostos) bem como o reconhecimento da diferença que os outros apresentam. Tais vivências podem ser oportunizadas de várias formas, sobretudo, valorizando-se os momentos de diálogo nos quais a abertura à partilha, à escuta que acolhe e a reflexão coletiva suscitam a ampliação da percepção de si, do outro bem como das questões em discussão (FREIRE, 1987 e 2003). Tais concepções orientam as ações de nosso Projeto realizadas na Escola Estadual Prof. Francisco Guedelha, junto a equipe gestora, aos educadores e educandos. Objetivos: A partir da participação em reuniões e momentos na escola, destacamos: a) Identificar situações de impasses vivenciadas no cotidiano, bem como temáticas, questões e problemas relativos às relações interpessoais apresentados para discussão nas reuniões; b) Desenvolver atividades de reflexão que favoreçam o reconhecimento de si e do outro, a partir de vivências fundadas no diálogo que valorizem o espaço de expressão, abertura e escuta das diferenças como fundamento para formação e vivência ética; c) Apresentar aspectos mais marcantes suscitados nas atividades realizadas e que promovam percepções positivas. Métodos: Numa perspectiva de pesquisa-ação, e a partir do diálogo e a escuta, os momentos de reflexão realizados com a equipe gestora e os docentes possibilitaram levantamento de temáticas mais relevantes para selecionar as atividades destinadas aos alunos. Também organizamos levantamento quantitativo das situações mais frequentes registradas no livro de ocorrências. Resultados: As reflexões realizadas com a equipe gestora e os docentes (e os dados do Livro de ocorrências) possibilitaram o destaque de temáticas consideradas mais relevantes acerca das relações na escola: autoestima; a percepção das diferenças; o cuidado nas relações com os outros. Foram selecionadas atividades que estão sendo desenvolvidas com as turmas e até aqui é muito significativo o interesse dos alunos ao realizá-las.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2017-01-02T15:39:43Z
2017-01-02T15:39:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=MzQ4Mg==
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09792
http://hdl.handle.net/11449/146829
2013-03482-cardieri.pdf
1729433561448038
url http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=MzQ4Mg==
http://hdl.handle.net/11449/146829
identifier_str_mv CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09792
2013-03482-cardieri.pdf
1729433561448038
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 03482
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129156388487168