Sobre a formação do professor de Matemática no Maranhão: uma cartografia possível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Déa Nunes [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102104
Resumo: Esta pesquisa objetiva apresentar um registro histórico do processo da formação de professores de Matemática no estado do Maranhão num período que tem como marco inicial a implantação, na década de 1960, do primeiro curso de Licenciatura Plena em Matemática no estado. A metodologia utilizada é a História Oral, e as fontes são tanto textualizações de entrevistas quanto registros escritos disponíveis. Foram entrevistados profissionais de três instituições públicas de ensino superior do estado que trabalharam como docentes quando da implantação e/ou da elaboração dos projetos dos primeiros cursos de Licenciatura Plena em Matemática e alunos da primeira turma graduada, no estado, em Matemática. O desenvolvimento da pesquisa nos permitiu compreender que o cenário da formação de professores de Matemática no Maranhão, desde a implantação do primeiro curso, é pontuado de urgências e carências, todas fortemente associadas aos contornos das políticas governamentais idealizadas para o ensino superior. Com a intenção de ressaltar a dialogicidade que caracteriza todo processo investigativo, a redação do trabalho aposta no estilo epistolar e se constitui, portanto, como uma sequência de cartas trocadas entre a autora e um personagem fictício
id UNSP_0fa2279f1a696c799fb303c89dce2455
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102104
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Sobre a formação do professor de Matemática no Maranhão: uma cartografia possívelProfessores - FormaçãoMatemática - HistóriaEducação matemáticaMathematics - Teachers formationEsta pesquisa objetiva apresentar um registro histórico do processo da formação de professores de Matemática no estado do Maranhão num período que tem como marco inicial a implantação, na década de 1960, do primeiro curso de Licenciatura Plena em Matemática no estado. A metodologia utilizada é a História Oral, e as fontes são tanto textualizações de entrevistas quanto registros escritos disponíveis. Foram entrevistados profissionais de três instituições públicas de ensino superior do estado que trabalharam como docentes quando da implantação e/ou da elaboração dos projetos dos primeiros cursos de Licenciatura Plena em Matemática e alunos da primeira turma graduada, no estado, em Matemática. O desenvolvimento da pesquisa nos permitiu compreender que o cenário da formação de professores de Matemática no Maranhão, desde a implantação do primeiro curso, é pontuado de urgências e carências, todas fortemente associadas aos contornos das políticas governamentais idealizadas para o ensino superior. Com a intenção de ressaltar a dialogicidade que caracteriza todo processo investigativo, a redação do trabalho aposta no estilo epistolar e se constitui, portanto, como uma sequência de cartas trocadas entre a autora e um personagem fictícioThis research aims to present a historical record of the process of Math Teachers Formation in undergraduate courses in institutions of the state of Maranhao, Brazil, since the creation of the first university, in the 1960's, until today. It was developed using Oral History as its main methodological approach, and the historical sources were interviews and a diversity of written documentation available. The interviews were collected with professionals who worked as teachers of those institutions, or were responsible for the preparation of the first educational projects related to teachers formation in Maranhão, or were students of the first classes of those first courses. The research allowed us to understand that the scenario of the formation of mathematics teachers in Maranhão was, in the beginning, and still is, until our days, characterized by urgency and by all sort of needs, all these urgencies and needs associated with the contours of government policies for higher education on Brazil. The final text is presented as a set of letters exchanged between the author and a fictional character, in order to highlight, as a metaphor, the dialogical process that characterizes the research process itselfUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fernandes, Déa Nunes [UNESP]2014-06-11T19:31:42Z2014-06-11T19:31:42Z2011-11-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis388 f. : il.application/pdfFERNANDES, Déa Nunes. Sobre a formação do professor de Matemática no Maranhão: uma cartografia possível. 2011. 388 f. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2011.http://hdl.handle.net/11449/102104000675849fernandes_dn_dr_rcla.pdf33004137031P7Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-02T06:13:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102104Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:45:19.209249Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sobre a formação do professor de Matemática no Maranhão: uma cartografia possível
title Sobre a formação do professor de Matemática no Maranhão: uma cartografia possível
spellingShingle Sobre a formação do professor de Matemática no Maranhão: uma cartografia possível
Fernandes, Déa Nunes [UNESP]
Professores - Formação
Matemática - História
Educação matemática
Mathematics - Teachers formation
title_short Sobre a formação do professor de Matemática no Maranhão: uma cartografia possível
title_full Sobre a formação do professor de Matemática no Maranhão: uma cartografia possível
title_fullStr Sobre a formação do professor de Matemática no Maranhão: uma cartografia possível
title_full_unstemmed Sobre a formação do professor de Matemática no Maranhão: uma cartografia possível
title_sort Sobre a formação do professor de Matemática no Maranhão: uma cartografia possível
author Fernandes, Déa Nunes [UNESP]
author_facet Fernandes, Déa Nunes [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Déa Nunes [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Matemática - História
Educação matemática
Mathematics - Teachers formation
topic Professores - Formação
Matemática - História
Educação matemática
Mathematics - Teachers formation
description Esta pesquisa objetiva apresentar um registro histórico do processo da formação de professores de Matemática no estado do Maranhão num período que tem como marco inicial a implantação, na década de 1960, do primeiro curso de Licenciatura Plena em Matemática no estado. A metodologia utilizada é a História Oral, e as fontes são tanto textualizações de entrevistas quanto registros escritos disponíveis. Foram entrevistados profissionais de três instituições públicas de ensino superior do estado que trabalharam como docentes quando da implantação e/ou da elaboração dos projetos dos primeiros cursos de Licenciatura Plena em Matemática e alunos da primeira turma graduada, no estado, em Matemática. O desenvolvimento da pesquisa nos permitiu compreender que o cenário da formação de professores de Matemática no Maranhão, desde a implantação do primeiro curso, é pontuado de urgências e carências, todas fortemente associadas aos contornos das políticas governamentais idealizadas para o ensino superior. Com a intenção de ressaltar a dialogicidade que caracteriza todo processo investigativo, a redação do trabalho aposta no estilo epistolar e se constitui, portanto, como uma sequência de cartas trocadas entre a autora e um personagem fictício
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-01
2014-06-11T19:31:42Z
2014-06-11T19:31:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERNANDES, Déa Nunes. Sobre a formação do professor de Matemática no Maranhão: uma cartografia possível. 2011. 388 f. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/102104
000675849
fernandes_dn_dr_rcla.pdf
33004137031P7
identifier_str_mv FERNANDES, Déa Nunes. Sobre a formação do professor de Matemática no Maranhão: uma cartografia possível. 2011. 388 f. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2011.
000675849
fernandes_dn_dr_rcla.pdf
33004137031P7
url http://hdl.handle.net/11449/102104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 388 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128696300601344