A Lei de Cotas e o acesso à Universidade Federal de Alfenas por estudantes pertencentes a grupos sub-representados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
DOI: | 10.24109/2176-6681.rbep.102.i260.3961 |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.102.i260.3961 http://hdl.handle.net/11449/212195 |
Resumo: | This paper presents the findings of a research on the scope of the Quota Law (Lei de Cotas) in the Federal University of Alfenas (Unifal-MG), based on a data analysis of the student enrollment for 2018. This reach was measured through the occupancy rate of seats reserved for affirmative action students and through simulations speculating how they would be filled if not for the Quota Law. Results show that some seats reserved to affirmative action students were left vacant, with lower occupancy rates in categories reserved to black, brown and indigenous alumnus from public schools. Furthermore, simulations show that, if not for the Quota Law, the latter would have had even less access to the University in 2018, especially those with per-capita income below 1.5 minimum wages. The study reinforces the importance of continuing this affirmative action and points out the need to develop institutional initiatives to expand the scope of the institution’s admission process to a larger contingent of self-declared black, brown and indigenous students. |
id |
UNSP_0ff11ab0b3290db196cc01a78354f772 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/212195 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A Lei de Cotas e o acesso à Universidade Federal de Alfenas por estudantes pertencentes a grupos sub-representadosThe Quota Law and the admission of students of under-represented groups to the Federal University of AlfenasLa Ley de Cuotas y el acceso a la Universidade Federal de Alfenas por parte de estudiantes pertenecientes a grupos subrepresentadosaffirmative actionquota systemsocial impactação afirmativaimpacto socialsistema de cotasThis paper presents the findings of a research on the scope of the Quota Law (Lei de Cotas) in the Federal University of Alfenas (Unifal-MG), based on a data analysis of the student enrollment for 2018. This reach was measured through the occupancy rate of seats reserved for affirmative action students and through simulations speculating how they would be filled if not for the Quota Law. Results show that some seats reserved to affirmative action students were left vacant, with lower occupancy rates in categories reserved to black, brown and indigenous alumnus from public schools. Furthermore, simulations show that, if not for the Quota Law, the latter would have had even less access to the University in 2018, especially those with per-capita income below 1.5 minimum wages. The study reinforces the importance of continuing this affirmative action and points out the need to develop institutional initiatives to expand the scope of the institution’s admission process to a larger contingent of self-declared black, brown and indigenous students.Este artículo presenta los resultados de una investigación que buscó comprender el alcance de la Ley de Cuotas en la Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG), a partir del análisis de datos de estudiantes que ingresaron en el 2018. Este alcance se midió por la tasa de ocupación de las plazas asignadas a estudiantes público objetivo de la Ley de Cuotas y mediante simulaciones en cuanto a un posible escenario de cómo se ocuparían las vacantes en ausencia de esta acción afirmativa. Los resultados muestran que las vacantes destinadas a los estudiantes destinatarios de la Ley de Cuotas no se cubrieron en su totalidad, presentando menores tasas de ocupación en las categorías reservadas para los egresados de la red de educación pública autodeclarados negros e indígenas. Además, las simulaciones realizadas muestran que, sin la Ley de Cuotas, estos últimos habrían sido los estudiantes menos incluidos en esta universidad en el 2018, especialmente aquellos con renta per cápita inferior a 1,5 salarios mínimos. El estudio refuerza la importancia de mantener la Ley de Cuotas y señala la necesidad de desarrollar acciones institucionales para ampliar el alcance del proceso de selección de la institución a un contingente mayor de estudiantes autodeclarados negros e indígenas.Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que buscou compreender o alcance da Lei de Cotas na Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG), com base na análise de dados de estudantes ingressantes em 2018. Esse alcance foi medido pela taxa de ocupação das vagas destinadas a estudantes público-alvo da Lei de Cotas e por simulações quanto a um possível cenário de como as vagas seriam ocupadas na ausência dessa ação afirmativa. Os resultados mostram que as vagas destinadas a estudantes público-alvo da Lei de Cotas não foram preenchidas em sua totalidade, apresentando menores taxas de ocupação nas categorias reservadas para aqueles egressos da rede pública de ensino autodeclarados pretos, pardos e indígenas. Ademais, as simulações realizadas evidenciam que, sem a Lei de Cotas, estes últimos teriam sido os estudantes menos incluídos nessa universidade em 2018, principalmente aqueles com renda per capita inferior a 1,5 salário mínimo. O estudo reforça a importância da manutenção da Lei de Cotas e aponta para a necessidade de que se desenvolvam ações institucionais para ampliar a abrangência do processo seletivo da instituição para um maior contingente de estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG)Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MGUniversidade Estadual Paulista (UnespUniversidade Federal de Lavras (UflaUniversidade Estadual Paulista (UnespFAPEMIG: processo nº APQ-00152-17Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio TeixeiraUniversidade Federal de Alfenas (Unifal-MG)Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MGUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Federal de Lavras (UflaLopes, Ronaldo AndréSilva, Guilherme Henrique Gomes Da [UNESP]Ferreira, Eric Batista2021-07-14T10:36:09Z2021-07-14T10:36:09Z2021-06-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article148-176application/pdfhttp://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.102.i260.3961Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, v. 102, n. 260, p. 148-176, 2021.0034-71832176-6681http://hdl.handle.net/11449/21219510.24109/2176-6681.rbep.102.i260.3961S2176-66812021000100148S2176-66812021000100148.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Brasileira de Estudos Pedagógicosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-14T06:20:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/212195Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:18:31.354952Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Lei de Cotas e o acesso à Universidade Federal de Alfenas por estudantes pertencentes a grupos sub-representados The Quota Law and the admission of students of under-represented groups to the Federal University of Alfenas La Ley de Cuotas y el acceso a la Universidade Federal de Alfenas por parte de estudiantes pertenecientes a grupos subrepresentados |
title |
A Lei de Cotas e o acesso à Universidade Federal de Alfenas por estudantes pertencentes a grupos sub-representados |
spellingShingle |
A Lei de Cotas e o acesso à Universidade Federal de Alfenas por estudantes pertencentes a grupos sub-representados A Lei de Cotas e o acesso à Universidade Federal de Alfenas por estudantes pertencentes a grupos sub-representados Lopes, Ronaldo André affirmative action quota system social impact ação afirmativa impacto social sistema de cotas Lopes, Ronaldo André affirmative action quota system social impact ação afirmativa impacto social sistema de cotas |
title_short |
A Lei de Cotas e o acesso à Universidade Federal de Alfenas por estudantes pertencentes a grupos sub-representados |
title_full |
A Lei de Cotas e o acesso à Universidade Federal de Alfenas por estudantes pertencentes a grupos sub-representados |
title_fullStr |
A Lei de Cotas e o acesso à Universidade Federal de Alfenas por estudantes pertencentes a grupos sub-representados A Lei de Cotas e o acesso à Universidade Federal de Alfenas por estudantes pertencentes a grupos sub-representados |
title_full_unstemmed |
A Lei de Cotas e o acesso à Universidade Federal de Alfenas por estudantes pertencentes a grupos sub-representados A Lei de Cotas e o acesso à Universidade Federal de Alfenas por estudantes pertencentes a grupos sub-representados |
title_sort |
A Lei de Cotas e o acesso à Universidade Federal de Alfenas por estudantes pertencentes a grupos sub-representados |
author |
Lopes, Ronaldo André |
author_facet |
Lopes, Ronaldo André Lopes, Ronaldo André Silva, Guilherme Henrique Gomes Da [UNESP] Ferreira, Eric Batista Silva, Guilherme Henrique Gomes Da [UNESP] Ferreira, Eric Batista |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Guilherme Henrique Gomes Da [UNESP] Ferreira, Eric Batista |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG) Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG Universidade Estadual Paulista (Unesp) Universidade Federal de Lavras (Ufla |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Ronaldo André Silva, Guilherme Henrique Gomes Da [UNESP] Ferreira, Eric Batista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
affirmative action quota system social impact ação afirmativa impacto social sistema de cotas |
topic |
affirmative action quota system social impact ação afirmativa impacto social sistema de cotas |
description |
This paper presents the findings of a research on the scope of the Quota Law (Lei de Cotas) in the Federal University of Alfenas (Unifal-MG), based on a data analysis of the student enrollment for 2018. This reach was measured through the occupancy rate of seats reserved for affirmative action students and through simulations speculating how they would be filled if not for the Quota Law. Results show that some seats reserved to affirmative action students were left vacant, with lower occupancy rates in categories reserved to black, brown and indigenous alumnus from public schools. Furthermore, simulations show that, if not for the Quota Law, the latter would have had even less access to the University in 2018, especially those with per-capita income below 1.5 minimum wages. The study reinforces the importance of continuing this affirmative action and points out the need to develop institutional initiatives to expand the scope of the institution’s admission process to a larger contingent of self-declared black, brown and indigenous students. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-14T10:36:09Z 2021-07-14T10:36:09Z 2021-06-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.102.i260.3961 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, v. 102, n. 260, p. 148-176, 2021. 0034-7183 2176-6681 http://hdl.handle.net/11449/212195 10.24109/2176-6681.rbep.102.i260.3961 S2176-66812021000100148 S2176-66812021000100148.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.102.i260.3961 http://hdl.handle.net/11449/212195 |
identifier_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, v. 102, n. 260, p. 148-176, 2021. 0034-7183 2176-6681 10.24109/2176-6681.rbep.102.i260.3961 S2176-66812021000100148 S2176-66812021000100148.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
148-176 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822181267324534784 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.102.i260.3961 |