A caatinga como destino: imaginação geográfica, fotografias e paisagens de sertões baianos (1946-1960)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Eudes Marciel Barros
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/182327
Resumo: O objetivo deste trabalho consiste em interpretar um conjunto de fotografias, fotorreportagens e enunciados sobre o interior baiano, perscrutando as construções de paisagens associadas ao sertão e, em especial, à caatinga. Com foco específico na produção geográfica e no fotojornalismo desenvolvidos entre os anos 1946 e 1960, sustento a tese de que tais práticas estavam ligadas, de um lado, aos novos valores estéticos estabelecidos pela fotografia documental, e, de outro lado, à conjuntura política nacionalista e desenvolvimentista do pós-Guerra. Os sertões baianos, enquanto espaço e paisagem, configuraram-se a partir de conceitos e convenções visuais que atravessavam a linguagem de geógrafos e fotógrafos. Tendo isso em perspectiva, minhas análises centram-se sobre recortes espaciais, como o rio São Francisco e Canudos, e sobre olhares fotográficos, como os de Tibor Jablonsky, Stivan Faludi, Pierre Verger e Marcel Gautherot. Esses fotógrafos contribuíram significativamente para a construção de uma visualidade dos sertões baianos associada à dimensão nacional que, por sua vez, circunscrevia o Brasil como unidade territorial resultada de diversidades regionais. Na base dessas interpretações encontra-se um quadro teórico que concebe fotografia e paisagem como artefatos da cultura, que ganham sentidos conforme determinados suportes, contextos e circuitos sociais.
id UNSP_10770ca61c7f47d3b24f74991d929ed0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/182327
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A caatinga como destino: imaginação geográfica, fotografias e paisagens de sertões baianos (1946-1960)Towards the caatinga: geographical imagination, photographs e landscapes of sertões baianos (1946-1960s)La caatinga como destino: imaginación geográfica, fotografias y paisajes de sertões baianos (1946-1960)Sertões baianosFotografiaPaisagemImaginação geográficaPhotographyLandscapeGeographical imaginationPaisajeImaginación geográficaO objetivo deste trabalho consiste em interpretar um conjunto de fotografias, fotorreportagens e enunciados sobre o interior baiano, perscrutando as construções de paisagens associadas ao sertão e, em especial, à caatinga. Com foco específico na produção geográfica e no fotojornalismo desenvolvidos entre os anos 1946 e 1960, sustento a tese de que tais práticas estavam ligadas, de um lado, aos novos valores estéticos estabelecidos pela fotografia documental, e, de outro lado, à conjuntura política nacionalista e desenvolvimentista do pós-Guerra. Os sertões baianos, enquanto espaço e paisagem, configuraram-se a partir de conceitos e convenções visuais que atravessavam a linguagem de geógrafos e fotógrafos. Tendo isso em perspectiva, minhas análises centram-se sobre recortes espaciais, como o rio São Francisco e Canudos, e sobre olhares fotográficos, como os de Tibor Jablonsky, Stivan Faludi, Pierre Verger e Marcel Gautherot. Esses fotógrafos contribuíram significativamente para a construção de uma visualidade dos sertões baianos associada à dimensão nacional que, por sua vez, circunscrevia o Brasil como unidade territorial resultada de diversidades regionais. Na base dessas interpretações encontra-se um quadro teórico que concebe fotografia e paisagem como artefatos da cultura, que ganham sentidos conforme determinados suportes, contextos e circuitos sociais.The point of this work consists on reading a set of photographs, photoreports and statements about the Bahia’s backland, peering the constructions of landscapes associated to sertão, especially the caatinga. With a specific focus on the geographic production and photojournalism developed between 1946 and 1960, I sustain the thesis that such processes were connected, on one side, to the new aesthetics values stablished by the documentar photography, and on the other side, to the post-war nationalist and developmentalist political conjucture. The sertões baianos, while space and landscape, set up from visual concepts and conventions that went through the language of geographers and photographers. Having this in perspective, my analysis focused on spatial cutting, like São Francisco River and Canudos, and on photographic looks like the ones of Tibor Jablonsky, Stivan Faludi, Pierre Verger and Marcel Gautherot. These photographers had contributed significantly to the construction of a visuality of the sertões baianos associated to the national dimension that, on the other hand, circumscribed Brazil as territorial unit resulted from regional diversity. On the basis of these interpretations, a theoretical board that conceives photography and landscape as cultural artifacts, that have meaning according to certain supports, contexts and social circuits is found.La finalidad de este trabajo consiste en interpretar un conjunto de fotografias, fotoreportajes y enunciados sobre el interior de Bahia, examinando prolijamente, la construcción de paisajes relacionadas al sertão, en particular la caatinga. Enfocado especificamente en la producción geográfica y en el fotoperiodismo desarrollado entre los años 1946 y 1960, sustento la tesis de que tales prácticas estaban enlazadas; por un lado, a los nuevos valores estéticos establecidos por la fotografia documental, y por otro lado, a la coyuntura política nacionalista y desarrollista de la Posguerra. La región agreste de Bahia se configura, tanto en espacio como en paisaje, a partir de conceptos y visiones de la realidad, que atraviesan el lenguaje de geógrafos y fotógrafos. Considerando esto, mi análisis se basa en recortes de espacios geográficos como el rio São Francisco y Canudos, y también toma em cuenta la mirada fotográfica de grandes nombres como los de Tibor Jablonsky, Stivan Faludi, Pierre Verger y Marcel Gautherot. Estos fotógrafos contribuyeron significativamente en la construcción de una imagen representativa para los sertões baianos, asociada a la dimensión nacional; que a su vez, definía el Brasil como una unidad territorial resultante de las diversas regiones. Tomando como base estas interpretaciones nos encontramos con un cuadro teórico que comprende a la fotografia y al paisaje como mecanismos de cultura, y toman sentido con determinados soportes, contextos y circuitos sociales.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Naxara, Márcia Regina Capelari [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Guimarães, Eudes Marciel Barros2019-06-17T18:56:02Z2019-06-17T18:56:02Z2019-05-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18232700091773033004072013P06904951754558127porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-26T18:54:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/182327Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:28:48.999716Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A caatinga como destino: imaginação geográfica, fotografias e paisagens de sertões baianos (1946-1960)
Towards the caatinga: geographical imagination, photographs e landscapes of sertões baianos (1946-1960s)
La caatinga como destino: imaginación geográfica, fotografias y paisajes de sertões baianos (1946-1960)
title A caatinga como destino: imaginação geográfica, fotografias e paisagens de sertões baianos (1946-1960)
spellingShingle A caatinga como destino: imaginação geográfica, fotografias e paisagens de sertões baianos (1946-1960)
Guimarães, Eudes Marciel Barros
Sertões baianos
Fotografia
Paisagem
Imaginação geográfica
Photography
Landscape
Geographical imagination
Paisaje
Imaginación geográfica
title_short A caatinga como destino: imaginação geográfica, fotografias e paisagens de sertões baianos (1946-1960)
title_full A caatinga como destino: imaginação geográfica, fotografias e paisagens de sertões baianos (1946-1960)
title_fullStr A caatinga como destino: imaginação geográfica, fotografias e paisagens de sertões baianos (1946-1960)
title_full_unstemmed A caatinga como destino: imaginação geográfica, fotografias e paisagens de sertões baianos (1946-1960)
title_sort A caatinga como destino: imaginação geográfica, fotografias e paisagens de sertões baianos (1946-1960)
author Guimarães, Eudes Marciel Barros
author_facet Guimarães, Eudes Marciel Barros
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Naxara, Márcia Regina Capelari [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Eudes Marciel Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Sertões baianos
Fotografia
Paisagem
Imaginação geográfica
Photography
Landscape
Geographical imagination
Paisaje
Imaginación geográfica
topic Sertões baianos
Fotografia
Paisagem
Imaginação geográfica
Photography
Landscape
Geographical imagination
Paisaje
Imaginación geográfica
description O objetivo deste trabalho consiste em interpretar um conjunto de fotografias, fotorreportagens e enunciados sobre o interior baiano, perscrutando as construções de paisagens associadas ao sertão e, em especial, à caatinga. Com foco específico na produção geográfica e no fotojornalismo desenvolvidos entre os anos 1946 e 1960, sustento a tese de que tais práticas estavam ligadas, de um lado, aos novos valores estéticos estabelecidos pela fotografia documental, e, de outro lado, à conjuntura política nacionalista e desenvolvimentista do pós-Guerra. Os sertões baianos, enquanto espaço e paisagem, configuraram-se a partir de conceitos e convenções visuais que atravessavam a linguagem de geógrafos e fotógrafos. Tendo isso em perspectiva, minhas análises centram-se sobre recortes espaciais, como o rio São Francisco e Canudos, e sobre olhares fotográficos, como os de Tibor Jablonsky, Stivan Faludi, Pierre Verger e Marcel Gautherot. Esses fotógrafos contribuíram significativamente para a construção de uma visualidade dos sertões baianos associada à dimensão nacional que, por sua vez, circunscrevia o Brasil como unidade territorial resultada de diversidades regionais. Na base dessas interpretações encontra-se um quadro teórico que concebe fotografia e paisagem como artefatos da cultura, que ganham sentidos conforme determinados suportes, contextos e circuitos sociais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-17T18:56:02Z
2019-06-17T18:56:02Z
2019-05-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/182327
000917730
33004072013P0
6904951754558127
url http://hdl.handle.net/11449/182327
identifier_str_mv 000917730
33004072013P0
6904951754558127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128518163267584