A constituição de grupos de planejamento conjunto com docentes da licenciatura em física: contribuições da teoria do agir comunicativo e da metodologia da investigação-ação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141848 |
Resumo: | Apresentamos aqui parte dos resultados de uma pesquisa que teve por intenção promover um espaço de interação comunicativa entre os docentes da licenciatura em física a fim de que pudessem planejar suas disciplinas em conjunto. A partir dos referenciais oriundos da Teoria Crítica da Sociedade, foi possível traçar um cenário de crise na formação em licenciatura em física no Brasil e, então, dar inicio a um Grupo de Planejamento Conjunto com professores de disciplinas especificas de física e de ensino para discutirem “a relação entre suas disciplinas na concretização de um projeto de formação de futuros professores de física”. Com o apoio da metodologia da Análise de Conteúdo, identificamos as de potencialidades do trabalho em grupo e elucidamos as concepções que permeiam o processo comunicativo entre os docentes, propiciando o planejamento de ações conjuntas por meio desta metodologia. |
id |
UNSP_107fa7a232549a5ab92d89088fe9aef9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141848 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A constituição de grupos de planejamento conjunto com docentes da licenciatura em física: contribuições da teoria do agir comunicativo e da metodologia da investigação-açãoApresentamos aqui parte dos resultados de uma pesquisa que teve por intenção promover um espaço de interação comunicativa entre os docentes da licenciatura em física a fim de que pudessem planejar suas disciplinas em conjunto. A partir dos referenciais oriundos da Teoria Crítica da Sociedade, foi possível traçar um cenário de crise na formação em licenciatura em física no Brasil e, então, dar inicio a um Grupo de Planejamento Conjunto com professores de disciplinas especificas de física e de ensino para discutirem “a relação entre suas disciplinas na concretização de um projeto de formação de futuros professores de física”. Com o apoio da metodologia da Análise de Conteúdo, identificamos as de potencialidades do trabalho em grupo e elucidamos as concepções que permeiam o processo comunicativo entre os docentes, propiciando o planejamento de ações conjuntas por meio desta metodologia.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia de Ilha SolteiraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, João Ricardo Neves daCarvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]2016-07-19T13:00:44Z2016-07-19T13:00:44Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject9701-9713application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9701-97132357-7819http://hdl.handle.net/11449/141848ISSN2357-7819-2014-9701-9713.pdf2571977671030681porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-10T14:08:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141848Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:37:01.099339Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A constituição de grupos de planejamento conjunto com docentes da licenciatura em física: contribuições da teoria do agir comunicativo e da metodologia da investigação-ação |
title |
A constituição de grupos de planejamento conjunto com docentes da licenciatura em física: contribuições da teoria do agir comunicativo e da metodologia da investigação-ação |
spellingShingle |
A constituição de grupos de planejamento conjunto com docentes da licenciatura em física: contribuições da teoria do agir comunicativo e da metodologia da investigação-ação Silva, João Ricardo Neves da |
title_short |
A constituição de grupos de planejamento conjunto com docentes da licenciatura em física: contribuições da teoria do agir comunicativo e da metodologia da investigação-ação |
title_full |
A constituição de grupos de planejamento conjunto com docentes da licenciatura em física: contribuições da teoria do agir comunicativo e da metodologia da investigação-ação |
title_fullStr |
A constituição de grupos de planejamento conjunto com docentes da licenciatura em física: contribuições da teoria do agir comunicativo e da metodologia da investigação-ação |
title_full_unstemmed |
A constituição de grupos de planejamento conjunto com docentes da licenciatura em física: contribuições da teoria do agir comunicativo e da metodologia da investigação-ação |
title_sort |
A constituição de grupos de planejamento conjunto com docentes da licenciatura em física: contribuições da teoria do agir comunicativo e da metodologia da investigação-ação |
author |
Silva, João Ricardo Neves da |
author_facet |
Silva, João Ricardo Neves da Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, João Ricardo Neves da Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP] |
description |
Apresentamos aqui parte dos resultados de uma pesquisa que teve por intenção promover um espaço de interação comunicativa entre os docentes da licenciatura em física a fim de que pudessem planejar suas disciplinas em conjunto. A partir dos referenciais oriundos da Teoria Crítica da Sociedade, foi possível traçar um cenário de crise na formação em licenciatura em física no Brasil e, então, dar inicio a um Grupo de Planejamento Conjunto com professores de disciplinas especificas de física e de ensino para discutirem “a relação entre suas disciplinas na concretização de um projeto de formação de futuros professores de física”. Com o apoio da metodologia da Análise de Conteúdo, identificamos as de potencialidades do trabalho em grupo e elucidamos as concepções que permeiam o processo comunicativo entre os docentes, propiciando o planejamento de ações conjuntas por meio desta metodologia. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T13:00:44Z 2016-07-19T13:00:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9701-9713 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141848 ISSN2357-7819-2014-9701-9713.pdf 2571977671030681 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141848 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9701-9713 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-9701-9713.pdf 2571977671030681 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
9701-9713 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128678646775808 |