A constituição de grupos de planejamento conjunto com docentes da licenciatura em física: contribuições da teoria do agir comunicativo e da metodologia da investigação-ação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, João Ricardo Neves da
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141848
Resumo: Apresentamos aqui parte dos resultados de uma pesquisa que teve por intenção promover um espaço de interação comunicativa entre os docentes da licenciatura em física a fim de que pudessem planejar suas disciplinas em conjunto. A partir dos referenciais oriundos da Teoria Crítica da Sociedade, foi possível traçar um cenário de crise na formação em licenciatura em física no Brasil e, então, dar inicio a um Grupo de Planejamento Conjunto com professores de disciplinas especificas de física e de ensino para discutirem “a relação entre suas disciplinas na concretização de um projeto de formação de futuros professores de física”. Com o apoio da metodologia da Análise de Conteúdo, identificamos as de potencialidades do trabalho em grupo e elucidamos as concepções que permeiam o processo comunicativo entre os docentes, propiciando o planejamento de ações conjuntas por meio desta metodologia.
id UNSP_107fa7a232549a5ab92d89088fe9aef9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141848
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A constituição de grupos de planejamento conjunto com docentes da licenciatura em física: contribuições da teoria do agir comunicativo e da metodologia da investigação-açãoApresentamos aqui parte dos resultados de uma pesquisa que teve por intenção promover um espaço de interação comunicativa entre os docentes da licenciatura em física a fim de que pudessem planejar suas disciplinas em conjunto. A partir dos referenciais oriundos da Teoria Crítica da Sociedade, foi possível traçar um cenário de crise na formação em licenciatura em física no Brasil e, então, dar inicio a um Grupo de Planejamento Conjunto com professores de disciplinas especificas de física e de ensino para discutirem “a relação entre suas disciplinas na concretização de um projeto de formação de futuros professores de física”. Com o apoio da metodologia da Análise de Conteúdo, identificamos as de potencialidades do trabalho em grupo e elucidamos as concepções que permeiam o processo comunicativo entre os docentes, propiciando o planejamento de ações conjuntas por meio desta metodologia.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia de Ilha SolteiraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, João Ricardo Neves daCarvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]2016-07-19T13:00:44Z2016-07-19T13:00:44Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject9701-9713application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9701-97132357-7819http://hdl.handle.net/11449/141848ISSN2357-7819-2014-9701-9713.pdf2571977671030681porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-10T14:08:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141848Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:37:01.099339Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A constituição de grupos de planejamento conjunto com docentes da licenciatura em física: contribuições da teoria do agir comunicativo e da metodologia da investigação-ação
title A constituição de grupos de planejamento conjunto com docentes da licenciatura em física: contribuições da teoria do agir comunicativo e da metodologia da investigação-ação
spellingShingle A constituição de grupos de planejamento conjunto com docentes da licenciatura em física: contribuições da teoria do agir comunicativo e da metodologia da investigação-ação
Silva, João Ricardo Neves da
title_short A constituição de grupos de planejamento conjunto com docentes da licenciatura em física: contribuições da teoria do agir comunicativo e da metodologia da investigação-ação
title_full A constituição de grupos de planejamento conjunto com docentes da licenciatura em física: contribuições da teoria do agir comunicativo e da metodologia da investigação-ação
title_fullStr A constituição de grupos de planejamento conjunto com docentes da licenciatura em física: contribuições da teoria do agir comunicativo e da metodologia da investigação-ação
title_full_unstemmed A constituição de grupos de planejamento conjunto com docentes da licenciatura em física: contribuições da teoria do agir comunicativo e da metodologia da investigação-ação
title_sort A constituição de grupos de planejamento conjunto com docentes da licenciatura em física: contribuições da teoria do agir comunicativo e da metodologia da investigação-ação
author Silva, João Ricardo Neves da
author_facet Silva, João Ricardo Neves da
Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]
author_role author
author2 Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, João Ricardo Neves da
Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]
description Apresentamos aqui parte dos resultados de uma pesquisa que teve por intenção promover um espaço de interação comunicativa entre os docentes da licenciatura em física a fim de que pudessem planejar suas disciplinas em conjunto. A partir dos referenciais oriundos da Teoria Crítica da Sociedade, foi possível traçar um cenário de crise na formação em licenciatura em física no Brasil e, então, dar inicio a um Grupo de Planejamento Conjunto com professores de disciplinas especificas de física e de ensino para discutirem “a relação entre suas disciplinas na concretização de um projeto de formação de futuros professores de física”. Com o apoio da metodologia da Análise de Conteúdo, identificamos as de potencialidades do trabalho em grupo e elucidamos as concepções que permeiam o processo comunicativo entre os docentes, propiciando o planejamento de ações conjuntas por meio desta metodologia.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T13:00:44Z
2016-07-19T13:00:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9701-9713
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141848
ISSN2357-7819-2014-9701-9713.pdf
2571977671030681
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141848
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9701-9713
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-9701-9713.pdf
2571977671030681
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 9701-9713
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128678646775808